A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322 |
Resumo: | A etimologia dos termos sinônimos ou quase sinônimos referentes à avaliação da aprendizagem pode ser dividida em três grupos básicos: palavras que dizem respeito à observação, palavras que dizem respeito à sondagem ou teste e palavras que dizem respeito à comprovação. Esses grupos são de grande importância para o professor na hora de decidir qual o tipo de avaliação mais adequado para cada classe, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, o público-alvo, o auditório, o grau de certeza que se almeja atingir, a necessidade documental a que se está sujeito, o comprometimento do aluno etc. Uma vez estabelecidas as características da turma, por meio dos critérios estabelecidos e das implicações de cada modalidade de verificação de aprendizagem, fica mais fácil optar pela avaliação mais apropriada aos estudantes, em termos de aproximação à realidade e de eficácia. |
id |
UERJ-7_5da70cf1e9c91bdd5b3a23c9d6c1f57f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20322 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃOAvaliaçãoEtimologiaSinonímiaEficáciaA etimologia dos termos sinônimos ou quase sinônimos referentes à avaliação da aprendizagem pode ser dividida em três grupos básicos: palavras que dizem respeito à observação, palavras que dizem respeito à sondagem ou teste e palavras que dizem respeito à comprovação. Esses grupos são de grande importância para o professor na hora de decidir qual o tipo de avaliação mais adequado para cada classe, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, o público-alvo, o auditório, o grau de certeza que se almeja atingir, a necessidade documental a que se está sujeito, o comprometimento do aluno etc. Uma vez estabelecidas as características da turma, por meio dos critérios estabelecidos e das implicações de cada modalidade de verificação de aprendizagem, fica mais fácil optar pela avaliação mais apropriada aos estudantes, em termos de aproximação à realidade e de eficácia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2032210.12957/cadsem.2015.20322Caderno Seminal; v. 24 n. 24 (2015): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2015)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322/15052GARCIA, Afrânio da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-13T16:37:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20322Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-01-13T16:37:19Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO |
title |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO |
spellingShingle |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO GARCIA, Afrânio da Silva Avaliação Etimologia Sinonímia Eficácia |
title_short |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO |
title_full |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO |
title_fullStr |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO |
title_full_unstemmed |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO |
title_sort |
A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO |
author |
GARCIA, Afrânio da Silva |
author_facet |
GARCIA, Afrânio da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARCIA, Afrânio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Etimologia Sinonímia Eficácia |
topic |
Avaliação Etimologia Sinonímia Eficácia |
description |
A etimologia dos termos sinônimos ou quase sinônimos referentes à avaliação da aprendizagem pode ser dividida em três grupos básicos: palavras que dizem respeito à observação, palavras que dizem respeito à sondagem ou teste e palavras que dizem respeito à comprovação. Esses grupos são de grande importância para o professor na hora de decidir qual o tipo de avaliação mais adequado para cada classe, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, o público-alvo, o auditório, o grau de certeza que se almeja atingir, a necessidade documental a que se está sujeito, o comprometimento do aluno etc. Uma vez estabelecidas as características da turma, por meio dos critérios estabelecidos e das implicações de cada modalidade de verificação de aprendizagem, fica mais fácil optar pela avaliação mais apropriada aos estudantes, em termos de aproximação à realidade e de eficácia. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322 10.12957/cadsem.2015.20322 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2015.20322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322/15052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 24 n. 24 (2015): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2015) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408585543680 |