A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCIA, Afrânio da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322
Resumo: A etimologia dos termos sinônimos ou quase sinônimos referentes à avaliação da aprendizagem pode ser dividida em três grupos básicos: palavras que dizem respeito à observação, palavras que dizem respeito à sondagem ou teste e palavras que dizem respeito à comprovação. Esses grupos são de grande importância para o professor na hora de decidir qual o tipo de avaliação mais adequado para cada classe, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, o público-alvo, o auditório, o grau de certeza que se almeja atingir, a necessidade documental a que se está sujeito, o comprometimento do aluno etc. Uma vez estabelecidas as características da turma, por meio dos critérios estabelecidos e das implicações de cada modalidade de verificação de aprendizagem, fica mais fácil optar pela avaliação mais apropriada aos estudantes, em termos de aproximação à realidade e de eficácia.
id UERJ-7_5da70cf1e9c91bdd5b3a23c9d6c1f57f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20322
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃOAvaliaçãoEtimologiaSinonímiaEficáciaA etimologia dos termos sinônimos ou quase sinônimos referentes à avaliação da aprendizagem pode ser dividida em três grupos básicos: palavras que dizem respeito à observação, palavras que dizem respeito à sondagem ou teste e palavras que dizem respeito à comprovação. Esses grupos são de grande importância para o professor na hora de decidir qual o tipo de avaliação mais adequado para cada classe, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, o público-alvo, o auditório, o grau de certeza que se almeja atingir, a necessidade documental a que se está sujeito, o comprometimento do aluno etc. Uma vez estabelecidas as características da turma, por meio dos critérios estabelecidos e das implicações de cada modalidade de verificação de aprendizagem, fica mais fácil optar pela avaliação mais apropriada aos estudantes, em termos de aproximação à realidade e de eficácia.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2032210.12957/cadsem.2015.20322Caderno Seminal; v. 24 n. 24 (2015): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2015)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322/15052GARCIA, Afrânio da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-13T16:37:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20322Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-01-13T16:37:19Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
title A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
spellingShingle A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
GARCIA, Afrânio da Silva
Avaliação
Etimologia
Sinonímia
Eficácia
title_short A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
title_full A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
title_fullStr A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
title_full_unstemmed A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
title_sort A AVALIAÇÃO COMO SINONÍMIA E REFLEXÃO
author GARCIA, Afrânio da Silva
author_facet GARCIA, Afrânio da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARCIA, Afrânio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Etimologia
Sinonímia
Eficácia
topic Avaliação
Etimologia
Sinonímia
Eficácia
description A etimologia dos termos sinônimos ou quase sinônimos referentes à avaliação da aprendizagem pode ser dividida em três grupos básicos: palavras que dizem respeito à observação, palavras que dizem respeito à sondagem ou teste e palavras que dizem respeito à comprovação. Esses grupos são de grande importância para o professor na hora de decidir qual o tipo de avaliação mais adequado para cada classe, de acordo com os objetivos que se pretende alcançar, o público-alvo, o auditório, o grau de certeza que se almeja atingir, a necessidade documental a que se está sujeito, o comprometimento do aluno etc. Uma vez estabelecidas as características da turma, por meio dos critérios estabelecidos e das implicações de cada modalidade de verificação de aprendizagem, fica mais fácil optar pela avaliação mais apropriada aos estudantes, em termos de aproximação à realidade e de eficácia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322
10.12957/cadsem.2015.20322
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2015.20322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/20322/15052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 24 n. 24 (2015): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2015)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408585543680