Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117516 |
Resumo: | Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre (RS). O objetivo é verificar se, quanto ao ensino da sinonímia, há predominância de uma abordagem contextualizada ou descontextualizada do texto. Pretendemos, ainda, propor uma abordagem que privilegie a reflexão sobre os fenômenos da língua materna. |
id |
UFRGS-2_f0b2be682401165c8def19f8bbfaf27b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117516 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy daSouza, Luisandro Mendes de2015-06-06T02:00:08Z2015http://hdl.handle.net/10183/117516000967165Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre (RS). O objetivo é verificar se, quanto ao ensino da sinonímia, há predominância de uma abordagem contextualizada ou descontextualizada do texto. Pretendemos, ainda, propor uma abordagem que privilegie a reflexão sobre os fenômenos da língua materna.application/pdfporSemânticaSinonimiaLivro didáticoEnsino fundamentalUma breve reflexão sobre o ensino de sinonímiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967165.pdf000967165.pdfTexto completoapplication/pdf233337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/1/000967165.pdf66892a38f4142cac6894c7ecc367eb45MD51TEXT000967165.pdf.txt000967165.pdf.txtExtracted Texttext/plain38847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/2/000967165.pdf.txt681f58f074f8a12744393dc317b61ab0MD52THUMBNAIL000967165.pdf.jpg000967165.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/3/000967165.pdf.jpg609954314e481cb5a8dfa03a88c0880eMD5310183/1175162022-08-06 04:46:24.335297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117516Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia |
title |
Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia |
spellingShingle |
Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da Semântica Sinonimia Livro didático Ensino fundamental |
title_short |
Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia |
title_full |
Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia |
title_fullStr |
Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia |
title_full_unstemmed |
Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia |
title_sort |
Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia |
author |
Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da |
author_facet |
Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Luisandro Mendes de |
contributor_str_mv |
Souza, Luisandro Mendes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semântica Sinonimia Livro didático Ensino fundamental |
topic |
Semântica Sinonimia Livro didático Ensino fundamental |
description |
Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre (RS). O objetivo é verificar se, quanto ao ensino da sinonímia, há predominância de uma abordagem contextualizada ou descontextualizada do texto. Pretendemos, ainda, propor uma abordagem que privilegie a reflexão sobre os fenômenos da língua materna. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-06T02:00:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117516 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000967165 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117516 |
identifier_str_mv |
000967165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/1/000967165.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/2/000967165.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/3/000967165.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66892a38f4142cac6894c7ecc367eb45 681f58f074f8a12744393dc317b61ab0 609954314e481cb5a8dfa03a88c0880e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447149410779136 |