Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117516
Resumo: Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre (RS). O objetivo é verificar se, quanto ao ensino da sinonímia, há predominância de uma abordagem contextualizada ou descontextualizada do texto. Pretendemos, ainda, propor uma abordagem que privilegie a reflexão sobre os fenômenos da língua materna.
id UFRGS-2_f0b2be682401165c8def19f8bbfaf27b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117516
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy daSouza, Luisandro Mendes de2015-06-06T02:00:08Z2015http://hdl.handle.net/10183/117516000967165Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre (RS). O objetivo é verificar se, quanto ao ensino da sinonímia, há predominância de uma abordagem contextualizada ou descontextualizada do texto. Pretendemos, ainda, propor uma abordagem que privilegie a reflexão sobre os fenômenos da língua materna.application/pdfporSemânticaSinonimiaLivro didáticoEnsino fundamentalUma breve reflexão sobre o ensino de sinonímiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967165.pdf000967165.pdfTexto completoapplication/pdf233337http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/1/000967165.pdf66892a38f4142cac6894c7ecc367eb45MD51TEXT000967165.pdf.txt000967165.pdf.txtExtracted Texttext/plain38847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/2/000967165.pdf.txt681f58f074f8a12744393dc317b61ab0MD52THUMBNAIL000967165.pdf.jpg000967165.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/3/000967165.pdf.jpg609954314e481cb5a8dfa03a88c0880eMD5310183/1175162022-08-06 04:46:24.335297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117516Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
title Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
spellingShingle Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da
Semântica
Sinonimia
Livro didático
Ensino fundamental
title_short Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
title_full Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
title_fullStr Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
title_full_unstemmed Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
title_sort Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia
author Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da
author_facet Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Luisandro Mendes de
contributor_str_mv Souza, Luisandro Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Semântica
Sinonimia
Livro didático
Ensino fundamental
topic Semântica
Sinonimia
Livro didático
Ensino fundamental
description Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre (RS). O objetivo é verificar se, quanto ao ensino da sinonímia, há predominância de uma abordagem contextualizada ou descontextualizada do texto. Pretendemos, ainda, propor uma abordagem que privilegie a reflexão sobre os fenômenos da língua materna.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-06T02:00:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117516
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967165
url http://hdl.handle.net/10183/117516
identifier_str_mv 000967165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/1/000967165.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/2/000967165.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117516/3/000967165.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 66892a38f4142cac6894c7ecc367eb45
681f58f074f8a12744393dc317b61ab0
609954314e481cb5a8dfa03a88c0880e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447149410779136