O ENSINO DE LÍNGUAS PELO VIÉS FUNCIONAL: OS USOS DE BUG, BUFF, LAG E NERF NOS JOGOS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Avelar, Michely Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barros, Déborah Magalhães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/42390
Resumo: Este trabalho tem por objetivo de refletir como as novas tecnologias, em especial o jogo digital, têm motivado mudanças no uso do português brasileiro. Buscamos apontar os fatores que possibilitaram que os gamers trouxessem para o léxico do português brasileiro os vocábulos lag, bug, nerf e buff e a partir deles provocassem mudanças na língua. Para tal, apoiamo-nos nas teorias da Gramática de Construções (GC) e da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) (GOLDBERG, 2006; BYBEE, 2016; TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013) no intuito de explicar as regularidades lexicogramaticais existentes emergentes da língua em uso. O córpus desta pesquisa se constitui de ocorrências dos vocábulos buff, bug, lag e nerf e suas variações em posts retirados de contextos de interação da comunidade gamer. A partir da perspectiva da LFCU e da GC, pautandos-nos na necessidade de ancorar as práticas linguísticas cotidianas vivenciadas pelos alunos às práticas escolares de ensino de línguas, pretendemos oportunizar aos alunos a possibilidade refletir sobre o funcionamento da língua.
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