A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475 |
Resumo: | No presente artigo analisa-se a relevância das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, bem como se reflete sobre o papel e as competências do professor mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Visa-se a avaliar questões como: (a) qual é a importância da reflexão no fazer pedagógico do professor?; (b) quais são as implicações da reflexão sem ação?; (c) reflexão versus ação/inovação: como operacionalizar?; (d) qual é o papel da mediação pedagógica em diferentes contextos educativos? Quanto ao arcabouço teórico, parte-se de algumas teorias e conceitos apresentados por García Aretio (2012) e por autores renomados como Bauman (2007), Nóvoa (2009), Santarosa (2010), Valente e Moran (2011), Palfrey e Gasser (2011), Tébar (2011), Mello (2004), Souza; Depresbiteris; Machado (2003), entre outros, que acreditam na potencialidade das tecnologias digitais quando inseridas adequadamente no contexto educacional, nas modalidades presencial e a distância. A metodologia utilizada no estudo que deu base a este artigo esteve pautada nos princípios da pesquisa qualitativa. Como achados mais significativos da investigação, destacam-se: a ação reflexiva como processo na busca de soluções lógicas e racionais necessárias ao fazer pedagógico, a necessidade de incorporar a ação às reflexões, a relevância da mediação pedagógica, bem como a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas para elas se adequarem às novas exigências educacionais demandadas pelo contexto emergente no qual nos encontramos. Palavras-chave: mediação pedagógica; inovação; educação a distância. |
id |
UERJ-7_78a21eda1ec52d5c84e01d4c664a1d1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17475 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTESNo presente artigo analisa-se a relevância das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, bem como se reflete sobre o papel e as competências do professor mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Visa-se a avaliar questões como: (a) qual é a importância da reflexão no fazer pedagógico do professor?; (b) quais são as implicações da reflexão sem ação?; (c) reflexão versus ação/inovação: como operacionalizar?; (d) qual é o papel da mediação pedagógica em diferentes contextos educativos? Quanto ao arcabouço teórico, parte-se de algumas teorias e conceitos apresentados por García Aretio (2012) e por autores renomados como Bauman (2007), Nóvoa (2009), Santarosa (2010), Valente e Moran (2011), Palfrey e Gasser (2011), Tébar (2011), Mello (2004), Souza; Depresbiteris; Machado (2003), entre outros, que acreditam na potencialidade das tecnologias digitais quando inseridas adequadamente no contexto educacional, nas modalidades presencial e a distância. A metodologia utilizada no estudo que deu base a este artigo esteve pautada nos princípios da pesquisa qualitativa. Como achados mais significativos da investigação, destacam-se: a ação reflexiva como processo na busca de soluções lógicas e racionais necessárias ao fazer pedagógico, a necessidade de incorporar a ação às reflexões, a relevância da mediação pedagógica, bem como a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas para elas se adequarem às novas exigências educacionais demandadas pelo contexto emergente no qual nos encontramos. Palavras-chave: mediação pedagógica; inovação; educação a distância.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1747510.12957/cadsem.2016.17475Caderno Seminal; v. 25 n. 25 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN-JUN/2016)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475/18463RIGO, Rosa MariaVITÓRIA, Maria Inês Côrteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-07T19:36:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17475Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-10-07T19:36:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES |
title |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES |
spellingShingle |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES RIGO, Rosa Maria |
title_short |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES |
title_full |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES |
title_fullStr |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES |
title_full_unstemmed |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES |
title_sort |
A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES |
author |
RIGO, Rosa Maria |
author_facet |
RIGO, Rosa Maria VITÓRIA, Maria Inês Côrte |
author_role |
author |
author2 |
VITÓRIA, Maria Inês Côrte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIGO, Rosa Maria VITÓRIA, Maria Inês Côrte |
description |
No presente artigo analisa-se a relevância das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, bem como se reflete sobre o papel e as competências do professor mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Visa-se a avaliar questões como: (a) qual é a importância da reflexão no fazer pedagógico do professor?; (b) quais são as implicações da reflexão sem ação?; (c) reflexão versus ação/inovação: como operacionalizar?; (d) qual é o papel da mediação pedagógica em diferentes contextos educativos? Quanto ao arcabouço teórico, parte-se de algumas teorias e conceitos apresentados por García Aretio (2012) e por autores renomados como Bauman (2007), Nóvoa (2009), Santarosa (2010), Valente e Moran (2011), Palfrey e Gasser (2011), Tébar (2011), Mello (2004), Souza; Depresbiteris; Machado (2003), entre outros, que acreditam na potencialidade das tecnologias digitais quando inseridas adequadamente no contexto educacional, nas modalidades presencial e a distância. A metodologia utilizada no estudo que deu base a este artigo esteve pautada nos princípios da pesquisa qualitativa. Como achados mais significativos da investigação, destacam-se: a ação reflexiva como processo na busca de soluções lógicas e racionais necessárias ao fazer pedagógico, a necessidade de incorporar a ação às reflexões, a relevância da mediação pedagógica, bem como a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas para elas se adequarem às novas exigências educacionais demandadas pelo contexto emergente no qual nos encontramos. Palavras-chave: mediação pedagógica; inovação; educação a distância. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475 10.12957/cadsem.2016.17475 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2016.17475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475/18463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 25 n. 25 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN-JUN/2016) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408576106496 |