A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIGO, Rosa Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: VITÓRIA, Maria Inês Côrte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475
Resumo: No presente artigo analisa-se a relevância das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, bem como se reflete sobre o papel e as competências do professor mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Visa-se a avaliar questões como: (a) qual é a importância da reflexão no fazer pedagógico do professor?; (b) quais são as implicações da reflexão sem ação?; (c) reflexão versus ação/inovação: como operacionalizar?; (d) qual é o papel da mediação pedagógica em diferentes contextos educativos? Quanto ao arcabouço teórico, parte-se de algumas teorias e conceitos apresentados por García Aretio (2012) e por autores renomados como Bauman (2007), Nóvoa (2009), Santarosa (2010), Valente e Moran (2011), Palfrey e Gasser (2011), Tébar (2011), Mello (2004), Souza; Depresbiteris; Machado (2003), entre outros, que acreditam na potencialidade das tecnologias digitais quando inseridas adequadamente no contexto educacional, nas modalidades presencial e a distância. A metodologia utilizada no estudo que deu base a este artigo esteve pautada nos princípios da pesquisa qualitativa. Como achados mais significativos da investigação, destacam-se: a ação reflexiva como processo na busca de soluções lógicas e racionais necessárias ao fazer pedagógico, a necessidade de incorporar a ação às reflexões, a relevância da mediação pedagógica, bem como a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas para elas se adequarem às novas exigências educacionais demandadas pelo contexto emergente no qual nos encontramos.   Palavras-chave: mediação pedagógica; inovação; educação a distância.
id UERJ-7_78a21eda1ec52d5c84e01d4c664a1d1a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17475
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTESNo presente artigo analisa-se a relevância das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, bem como se reflete sobre o papel e as competências do professor mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Visa-se a avaliar questões como: (a) qual é a importância da reflexão no fazer pedagógico do professor?; (b) quais são as implicações da reflexão sem ação?; (c) reflexão versus ação/inovação: como operacionalizar?; (d) qual é o papel da mediação pedagógica em diferentes contextos educativos? Quanto ao arcabouço teórico, parte-se de algumas teorias e conceitos apresentados por García Aretio (2012) e por autores renomados como Bauman (2007), Nóvoa (2009), Santarosa (2010), Valente e Moran (2011), Palfrey e Gasser (2011), Tébar (2011), Mello (2004), Souza; Depresbiteris; Machado (2003), entre outros, que acreditam na potencialidade das tecnologias digitais quando inseridas adequadamente no contexto educacional, nas modalidades presencial e a distância. A metodologia utilizada no estudo que deu base a este artigo esteve pautada nos princípios da pesquisa qualitativa. Como achados mais significativos da investigação, destacam-se: a ação reflexiva como processo na busca de soluções lógicas e racionais necessárias ao fazer pedagógico, a necessidade de incorporar a ação às reflexões, a relevância da mediação pedagógica, bem como a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas para elas se adequarem às novas exigências educacionais demandadas pelo contexto emergente no qual nos encontramos.   Palavras-chave: mediação pedagógica; inovação; educação a distância.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1747510.12957/cadsem.2016.17475Caderno Seminal; v. 25 n. 25 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN-JUN/2016)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475/18463RIGO, Rosa MariaVITÓRIA, Maria Inês Côrteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-07T19:36:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17475Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-10-07T19:36:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
title A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
spellingShingle A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
RIGO, Rosa Maria
title_short A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
title_full A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
title_fullStr A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
title_full_unstemmed A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
title_sort A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO EM CONTEXTOS EMERGENTES
author RIGO, Rosa Maria
author_facet RIGO, Rosa Maria
VITÓRIA, Maria Inês Côrte
author_role author
author2 VITÓRIA, Maria Inês Côrte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIGO, Rosa Maria
VITÓRIA, Maria Inês Côrte
description No presente artigo analisa-se a relevância das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, bem como se reflete sobre o papel e as competências do professor mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Visa-se a avaliar questões como: (a) qual é a importância da reflexão no fazer pedagógico do professor?; (b) quais são as implicações da reflexão sem ação?; (c) reflexão versus ação/inovação: como operacionalizar?; (d) qual é o papel da mediação pedagógica em diferentes contextos educativos? Quanto ao arcabouço teórico, parte-se de algumas teorias e conceitos apresentados por García Aretio (2012) e por autores renomados como Bauman (2007), Nóvoa (2009), Santarosa (2010), Valente e Moran (2011), Palfrey e Gasser (2011), Tébar (2011), Mello (2004), Souza; Depresbiteris; Machado (2003), entre outros, que acreditam na potencialidade das tecnologias digitais quando inseridas adequadamente no contexto educacional, nas modalidades presencial e a distância. A metodologia utilizada no estudo que deu base a este artigo esteve pautada nos princípios da pesquisa qualitativa. Como achados mais significativos da investigação, destacam-se: a ação reflexiva como processo na busca de soluções lógicas e racionais necessárias ao fazer pedagógico, a necessidade de incorporar a ação às reflexões, a relevância da mediação pedagógica, bem como a necessidade de inovação nas práticas pedagógicas para elas se adequarem às novas exigências educacionais demandadas pelo contexto emergente no qual nos encontramos.   Palavras-chave: mediação pedagógica; inovação; educação a distância.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475
10.12957/cadsem.2016.17475
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2016.17475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/17475/18463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 25 n. 25 (2016): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN-JUN/2016)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408576106496