Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga dos Santos Lima, Elizeth
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66011
Resumo: Os impactos do viés neoliberal sob o comando do mercado e controle doEstado tem se manifestado nas ações diárias da vida docente e do pesquisadoruniversitário. O sujeito que produz o conhecimento está sendo desqualificadofrente às políticas de avaliação, contudo sua prática se insere nas comunidadeslocais e estas ações nem sempre se tornam visíveis. O objetivo desse estudofoi analisar o que está sendo posto como verdade para a universidade, desvelandooutras instâncias pouco conhecidas, como o são aquelas das ações compertinência local/regional. A metodologia qualitativa incluiu estudos de casosobre as produções docentes do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUnemat, Brasil. As ações que acontecem nos diferentes campi da universidade,e resultam em publicações, foram mapeadas segundo os territórios em queocorrem. Mostraram saberes, percepções e ações, invisíveis às avaliações.Evidenciou-se que a ações fortalecem a regionalização e têm efeitos sobresujeitos e contextos locais. São ações que ainda não são captadas por indicadorese critérios de avaliação das medidas de larga escala que incidem sobre osprogramas de pós-graduação e a pesquisa. De tais ações, contra-hegemônicas,resulta um ‘conhecimento social emergente’. Propomos neste texto que oconhecimento local-regional, o conhecimento social emergente, tambémpode ser internacionalizado, tornando-se conhecimento Glocal, sendo local,regional e global ao mesmo tempo.
id UFPR-4_d7d628fa92c3e16333127a3bcb30cd21
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/66011
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Conhecimento Social Emergente e Conhecimento GlocalOs impactos do viés neoliberal sob o comando do mercado e controle doEstado tem se manifestado nas ações diárias da vida docente e do pesquisadoruniversitário. O sujeito que produz o conhecimento está sendo desqualificadofrente às políticas de avaliação, contudo sua prática se insere nas comunidadeslocais e estas ações nem sempre se tornam visíveis. O objetivo desse estudofoi analisar o que está sendo posto como verdade para a universidade, desvelandooutras instâncias pouco conhecidas, como o são aquelas das ações compertinência local/regional. A metodologia qualitativa incluiu estudos de casosobre as produções docentes do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUnemat, Brasil. As ações que acontecem nos diferentes campi da universidade,e resultam em publicações, foram mapeadas segundo os territórios em queocorrem. Mostraram saberes, percepções e ações, invisíveis às avaliações.Evidenciou-se que a ações fortalecem a regionalização e têm efeitos sobresujeitos e contextos locais. São ações que ainda não são captadas por indicadorese critérios de avaliação das medidas de larga escala que incidem sobre osprogramas de pós-graduação e a pesquisa. De tais ações, contra-hegemônicas,resulta um ‘conhecimento social emergente’. Propomos neste texto que oconhecimento local-regional, o conhecimento social emergente, tambémpode ser internacionalizado, tornando-se conhecimento Glocal, sendo local,regional e global ao mesmo tempo.UFPRGonzaga dos Santos Lima, ElizethLeite, Denise2019-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66011Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 61-79Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 61-79Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 61-791984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66011/39098Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:20:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/66011Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:20:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
title Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
spellingShingle Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
Gonzaga dos Santos Lima, Elizeth
title_short Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
title_full Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
title_fullStr Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
title_full_unstemmed Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
title_sort Conhecimento Social Emergente e Conhecimento Glocal
author Gonzaga dos Santos Lima, Elizeth
author_facet Gonzaga dos Santos Lima, Elizeth
Leite, Denise
author_role author
author2 Leite, Denise
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga dos Santos Lima, Elizeth
Leite, Denise
dc.subject.none.fl_str_mv


description Os impactos do viés neoliberal sob o comando do mercado e controle doEstado tem se manifestado nas ações diárias da vida docente e do pesquisadoruniversitário. O sujeito que produz o conhecimento está sendo desqualificadofrente às políticas de avaliação, contudo sua prática se insere nas comunidadeslocais e estas ações nem sempre se tornam visíveis. O objetivo desse estudofoi analisar o que está sendo posto como verdade para a universidade, desvelandooutras instâncias pouco conhecidas, como o são aquelas das ações compertinência local/regional. A metodologia qualitativa incluiu estudos de casosobre as produções docentes do Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUnemat, Brasil. As ações que acontecem nos diferentes campi da universidade,e resultam em publicações, foram mapeadas segundo os territórios em queocorrem. Mostraram saberes, percepções e ações, invisíveis às avaliações.Evidenciou-se que a ações fortalecem a regionalização e têm efeitos sobresujeitos e contextos locais. São ações que ainda não são captadas por indicadorese critérios de avaliação das medidas de larga escala que incidem sobre osprogramas de pós-graduação e a pesquisa. De tais ações, contra-hegemônicas,resulta um ‘conhecimento social emergente’. Propomos neste texto que oconhecimento local-regional, o conhecimento social emergente, tambémpode ser internacionalizado, tornando-se conhecimento Glocal, sendo local,regional e global ao mesmo tempo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66011
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66011/39098
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 61-79
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 61-79
Educar em Revista; v. 35, n. 75 (2019); 61-79
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892238761984