ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55879 |
Resumo: | Este artigo parte de uma reflexão teórico-metodológica de dois professores acerca da apresentação de alguns aspectos discursivo-pragmáticos da variante brasileira da língua portuguesa ensinada a falantes de Português no Brasil. A discussão começa por indicar brevemente alguns dos principais momentos da investigação sobre esses aspectos, de forma a situá-los no campo dos estudos da linguagem. Na sequência, são apresentadas algumas ponderações, com exemplos práticos e algumas inserções pedagógicas para o ensino dos fenômenos em questão. Os resultados apresentados indicam o campo dos aspectos discursivo-pragmáticos dessa variante como bastante produtivos no que diz respeito não só ao ensino dessa língua, como também à prática docente, sem deixar de considerar, também, a formação desses mesmos docentes. |
id |
UERJ-7_8144a369fab6f1927f42fc51d3791b74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55879 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESAVariante brasileiraAspectos discursivo-pragmáticosEnsino de língua portuguesa.Este artigo parte de uma reflexão teórico-metodológica de dois professores acerca da apresentação de alguns aspectos discursivo-pragmáticos da variante brasileira da língua portuguesa ensinada a falantes de Português no Brasil. A discussão começa por indicar brevemente alguns dos principais momentos da investigação sobre esses aspectos, de forma a situá-los no campo dos estudos da linguagem. Na sequência, são apresentadas algumas ponderações, com exemplos práticos e algumas inserções pedagógicas para o ensino dos fenômenos em questão. Os resultados apresentados indicam o campo dos aspectos discursivo-pragmáticos dessa variante como bastante produtivos no que diz respeito não só ao ensino dessa língua, como também à prática docente, sem deixar de considerar, também, a formação desses mesmos docentes.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5587910.12957/cadsem.2020.55879Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55879/35819Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelipe, Marcia Gama da SilvaAlves, Jefferson Evaristo do Nascimento Silva2020-11-13T21:46:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55879Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-11-13T21:46:12Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA Felipe, Marcia Gama da Silva Variante brasileira Aspectos discursivo-pragmáticos Ensino de língua portuguesa. |
title_short |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
ASPECTOS DISCURSIVO-PRAGMÁTICOS DA VARIANTE BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Felipe, Marcia Gama da Silva |
author_facet |
Felipe, Marcia Gama da Silva Alves, Jefferson Evaristo do Nascimento Silva |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Jefferson Evaristo do Nascimento Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe, Marcia Gama da Silva Alves, Jefferson Evaristo do Nascimento Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Variante brasileira Aspectos discursivo-pragmáticos Ensino de língua portuguesa. |
topic |
Variante brasileira Aspectos discursivo-pragmáticos Ensino de língua portuguesa. |
description |
Este artigo parte de uma reflexão teórico-metodológica de dois professores acerca da apresentação de alguns aspectos discursivo-pragmáticos da variante brasileira da língua portuguesa ensinada a falantes de Português no Brasil. A discussão começa por indicar brevemente alguns dos principais momentos da investigação sobre esses aspectos, de forma a situá-los no campo dos estudos da linguagem. Na sequência, são apresentadas algumas ponderações, com exemplos práticos e algumas inserções pedagógicas para o ensino dos fenômenos em questão. Os resultados apresentados indicam o campo dos aspectos discursivo-pragmáticos dessa variante como bastante produtivos no que diz respeito não só ao ensino dessa língua, como também à prática docente, sem deixar de considerar, também, a formação desses mesmos docentes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55879 10.12957/cadsem.2020.55879 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55879 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2020.55879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55879/35819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409368829952 |