EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Rui
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11887
Resumo: O discurso sobre o ambiente percorre múltiplas linhas na esfera pública contemporânea. Trata-sede um “publicly dominant discourse” (Jung 2001: 271), um tipo de discurso significativo naconfiguração das experiências “em segunda mão” mediadas pelos media, com relevante capacidadede intervenção social.Uma das manifestações desse discurso pode ser identificada nos editoriais da imprensa escrita.Textos assumidamente opinativos, constroem-se sobre uma retórica própria e frequentementevisam à mobilização dos cidadãos, sendo interessante, dos pontos de vista científico e social, a suadesconstrução e análise.Assumindo estes pressupostos, o presente texto analisa, no quadro da Análise do Discurso e de umponto de vista enunciativo e argumentativo, os editoriais das edições especiais “verdes” da revistaportuguesa Visão, nos seis anos em que esta publicou estes números especiais (2007 a 2012).Procura identificar as suas linhas de organização textual, a sua orientação pragmática, os quadrosconceptuais sobre os quais se constrói a sua retórica e os jogos enunciativos de que se socorrem.
id UERJ-7_825b4c89a303ff5f22e425512d2c399f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11887
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”AmbientalismoOpiniãoEnunciaçãoEditorialImprensaO discurso sobre o ambiente percorre múltiplas linhas na esfera pública contemporânea. Trata-sede um “publicly dominant discourse” (Jung 2001: 271), um tipo de discurso significativo naconfiguração das experiências “em segunda mão” mediadas pelos media, com relevante capacidadede intervenção social.Uma das manifestações desse discurso pode ser identificada nos editoriais da imprensa escrita.Textos assumidamente opinativos, constroem-se sobre uma retórica própria e frequentementevisam à mobilização dos cidadãos, sendo interessante, dos pontos de vista científico e social, a suadesconstrução e análise.Assumindo estes pressupostos, o presente texto analisa, no quadro da Análise do Discurso e de umponto de vista enunciativo e argumentativo, os editoriais das edições especiais “verdes” da revistaportuguesa Visão, nos seis anos em que esta publicou estes números especiais (2007 a 2012).Procura identificar as suas linhas de organização textual, a sua orientação pragmática, os quadrosconceptuais sobre os quais se constrói a sua retórica e os jogos enunciativos de que se socorrem.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1188710.12957/cadsem.2012.11887Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11887/9312RAMOS, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T18:56:50Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11887Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-15T18:56:50Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”
title EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”
spellingShingle EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”
RAMOS, Rui
Ambientalismo
Opinião
Enunciação
Editorial
Imprensa
title_short EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”
title_full EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”
title_fullStr EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”
title_full_unstemmed EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”
title_sort EDITORIAIS DE EDIÇÕES ESPECIAIS “VERDES” NA IMPRENSA PERIÓDICA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA. O CASO DA REVISTA “VISÃO”
author RAMOS, Rui
author_facet RAMOS, Rui
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalismo
Opinião
Enunciação
Editorial
Imprensa
topic Ambientalismo
Opinião
Enunciação
Editorial
Imprensa
description O discurso sobre o ambiente percorre múltiplas linhas na esfera pública contemporânea. Trata-sede um “publicly dominant discourse” (Jung 2001: 271), um tipo de discurso significativo naconfiguração das experiências “em segunda mão” mediadas pelos media, com relevante capacidadede intervenção social.Uma das manifestações desse discurso pode ser identificada nos editoriais da imprensa escrita.Textos assumidamente opinativos, constroem-se sobre uma retórica própria e frequentementevisam à mobilização dos cidadãos, sendo interessante, dos pontos de vista científico e social, a suadesconstrução e análise.Assumindo estes pressupostos, o presente texto analisa, no quadro da Análise do Discurso e de umponto de vista enunciativo e argumentativo, os editoriais das edições especiais “verdes” da revistaportuguesa Visão, nos seis anos em que esta publicou estes números especiais (2007 a 2012).Procura identificar as suas linhas de organização textual, a sua orientação pragmática, os quadrosconceptuais sobre os quais se constrói a sua retórica e os jogos enunciativos de que se socorrem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11887
10.12957/cadsem.2012.11887
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11887
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2012.11887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11887/9312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408080130048