ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55863 |
Resumo: | Este texto pretende refletir sobre algumas questões que envolvem variação e mudança linguística, com implicações diretas no ensino de Língua Portuguesa. A dimensão social da língua promove uma diversidade linguística característica em qualquer nação. A reflexão que aqui propomos gira em torno de dois fenômenos de variação linguística bastante recorrentes na oralidade, uma no âmbito dos aspectos fonético-fonológicos, outra no âmbito da morfossintaxe, cuja realização, típica da modalidade oral da língua, apresenta reflexos no texto escrito. Assim, pretendemos demonstrar que tais ocorrências são recorrentes e, nesse sentido, devem apoiar um ensino analítico-crítico da língua portuguesa, contribuindo para a formação de um aluno reflexivo sobre sua própria prática. |
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ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS E MORFOSSINTÁTICOS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESAVariaçãoMudançaAspectos fonético-fonológicosAspectos morfossintáticos.Este texto pretende refletir sobre algumas questões que envolvem variação e mudança linguística, com implicações diretas no ensino de Língua Portuguesa. A dimensão social da língua promove uma diversidade linguística característica em qualquer nação. A reflexão que aqui propomos gira em torno de dois fenômenos de variação linguística bastante recorrentes na oralidade, uma no âmbito dos aspectos fonético-fonológicos, outra no âmbito da morfossintaxe, cuja realização, típica da modalidade oral da língua, apresenta reflexos no texto escrito. Assim, pretendemos demonstrar que tais ocorrências são recorrentes e, nesse sentido, devem apoiar um ensino analítico-crítico da língua portuguesa, contribuindo para a formação de um aluno reflexivo sobre sua própria prática.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5586310.12957/cadsem.2020.55863Caderno Seminal; v. 36 n. 36 (2020): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/55863/35823Copyright (c) 2020 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Jefferson Evaristo do Nascimento SilvaFelipe, Marcia Gama da Silva2020-11-13T21:46:12Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/55863Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2020-11-13T21:46:12Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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