A DESCONSTRUÇÃO DA LITERATURA FRENÉTICA EM ÁLVARO DO CARVALHAL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/10380 |
Resumo: | A Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológicaproveniente de um grupo de jovens escritores estudantes do século XIX, quetinham assimilado ideias novas que circulavam na Europa. Em Lisboa, AntonioFeliciano de Castilho tornara-se o padrinho oficial dos escritores mais novos,tais como Ernesto Biester, Tomás Ribeiro, Manuel Joaquim Pinheiro Chagas,Bulhão Pato entre outros. Antonio possuía influência e relações que lhepermitiam facilitar a vida literária dos muitos estreantes, serviço que estes lheretribuíam em elogios. Além de incentivar e orientar as carreiras literáriasatravés da chamada “Escola de Elogio Mútuo”, nome dado ao grupo em que oacademismo e o formalismo vazio das produções literárias correspondiam àhipocrisia das relações humanas, o realismo estava aí completamente ausente.Este foi o primeiro sinal de renovação literária e ideológica proveniente de umgrupo de jovens escritores do século XIX, que tinham assimilado as ideiasnovas e demolidoras dos conceitos estabelecidos em sua época. Essa reaçãogerou assim uma oposição à ideia de que o homem só existe na sua realidadefísica. Essa concepção acabou dando início a uma guerra sem tréguas entre osvários escritores românticos. |
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A Questão Coimbrã foi o primeiro sinal de renovação ideológicaproveniente de um grupo de jovens escritores estudantes do século XIX, quetinham assimilado ideias novas que circulavam na Europa. Em Lisboa, AntonioFeliciano de Castilho tornara-se o padrinho oficial dos escritores mais novos,tais como Ernesto Biester, Tomás Ribeiro, Manuel Joaquim Pinheiro Chagas,Bulhão Pato entre outros. Antonio possuía influência e relações que lhepermitiam facilitar a vida literária dos muitos estreantes, serviço que estes lheretribuíam em elogios. Além de incentivar e orientar as carreiras literáriasatravés da chamada “Escola de Elogio Mútuo”, nome dado ao grupo em que oacademismo e o formalismo vazio das produções literárias correspondiam àhipocrisia das relações humanas, o realismo estava aí completamente ausente.Este foi o primeiro sinal de renovação literária e ideológica proveniente de umgrupo de jovens escritores do século XIX, que tinham assimilado as ideiasnovas e demolidoras dos conceitos estabelecidos em sua época. Essa reaçãogerou assim uma oposição à ideia de que o homem só existe na sua realidadefísica. Essa concepção acabou dando início a uma guerra sem tréguas entre osvários escritores românticos. |
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