APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/28833 |
Resumo: | A educação inclusiva no Brasil formatou um cenário linguístico nas escolas, em que surdos e ouvintes passam a compartilhar o mesmo espaço (QUADROS & KARNOPP, 2004). No entanto, alguns percalços dificultam o fluir natural dessa interação, tanto pelos surdos que não dominam a língua portuguesa, quanto pelos ouvintes que não sabem libras. Diversos estudos no contexto de ensino e aprendizagem de línguas orais salientam a relevância da interação colaborativa entre pares ou em grupos na construção do conhecimento (FIGUEIREDO, 2006). É nesse contexto colaborativo que esta pesquisa surge com o intuito de promover contato autêntico entre surdos e ouvintes, iniciantes nas línguas em estudo, por meio da aprendizagem em tandem. Trata-se de uma abordagem utilizada na aprendizagem de línguas orais, cujo propósito é a promoção do intercâmbio linguístico e cultural entre pessoas que possuem línguas diferentes (BRAMMERTS, 1996). Pretendemos verificar os possíveis benefícios dessa abordagem para falantes de línguas de modalidades diferentes: oral auditivo (português) e visuoespacial (libras). Participaram do estudo uma aluna surda e uma ouvinte do curso de Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, em que tinham de ensinar uma para a outra expressões idiomáticas em suas línguas. As estratégias colaborativas adotadas por elas e as negociações estabelecidas nos momentos desses encontros apontam que a interação entre os alunos surdos e ouvintes contribuem para o processo de aprendizagem das línguas em questão. |
id |
UERJ-7_adc8011accc9ac05f6bb007b43551a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/28833 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINSLibrasAprendizagem em regime de tandemInteraçãoColaboração.A educação inclusiva no Brasil formatou um cenário linguístico nas escolas, em que surdos e ouvintes passam a compartilhar o mesmo espaço (QUADROS & KARNOPP, 2004). No entanto, alguns percalços dificultam o fluir natural dessa interação, tanto pelos surdos que não dominam a língua portuguesa, quanto pelos ouvintes que não sabem libras. Diversos estudos no contexto de ensino e aprendizagem de línguas orais salientam a relevância da interação colaborativa entre pares ou em grupos na construção do conhecimento (FIGUEIREDO, 2006). É nesse contexto colaborativo que esta pesquisa surge com o intuito de promover contato autêntico entre surdos e ouvintes, iniciantes nas línguas em estudo, por meio da aprendizagem em tandem. Trata-se de uma abordagem utilizada na aprendizagem de línguas orais, cujo propósito é a promoção do intercâmbio linguístico e cultural entre pessoas que possuem línguas diferentes (BRAMMERTS, 1996). Pretendemos verificar os possíveis benefícios dessa abordagem para falantes de línguas de modalidades diferentes: oral auditivo (português) e visuoespacial (libras). Participaram do estudo uma aluna surda e uma ouvinte do curso de Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, em que tinham de ensinar uma para a outra expressões idiomáticas em suas línguas. As estratégias colaborativas adotadas por elas e as negociações estabelecidas nos momentos desses encontros apontam que a interação entre os alunos surdos e ouvintes contribuem para o processo de aprendizagem das línguas em questão.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/2883310.12957/cadsem.2017.28833Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/28833/22089de Oliveira, Quintino Martinsde Figueiredo, Francisco José Quaresmainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:38:18Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/28833Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2018-03-28T15:38:18Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS de Oliveira, Quintino Martins Libras Aprendizagem em regime de tandem Interação Colaboração. |
title_short |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title_full |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
title_sort |
APRENDIZAGEM DE LIBRAS E PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE TANDEM: UM ESTUDO REALIZADO COM UMA ALUNA SURDA E UMA OUVINTE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS |
author |
de Oliveira, Quintino Martins |
author_facet |
de Oliveira, Quintino Martins de Figueiredo, Francisco José Quaresma |
author_role |
author |
author2 |
de Figueiredo, Francisco José Quaresma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Quintino Martins de Figueiredo, Francisco José Quaresma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Aprendizagem em regime de tandem Interação Colaboração. |
topic |
Libras Aprendizagem em regime de tandem Interação Colaboração. |
description |
A educação inclusiva no Brasil formatou um cenário linguístico nas escolas, em que surdos e ouvintes passam a compartilhar o mesmo espaço (QUADROS & KARNOPP, 2004). No entanto, alguns percalços dificultam o fluir natural dessa interação, tanto pelos surdos que não dominam a língua portuguesa, quanto pelos ouvintes que não sabem libras. Diversos estudos no contexto de ensino e aprendizagem de línguas orais salientam a relevância da interação colaborativa entre pares ou em grupos na construção do conhecimento (FIGUEIREDO, 2006). É nesse contexto colaborativo que esta pesquisa surge com o intuito de promover contato autêntico entre surdos e ouvintes, iniciantes nas línguas em estudo, por meio da aprendizagem em tandem. Trata-se de uma abordagem utilizada na aprendizagem de línguas orais, cujo propósito é a promoção do intercâmbio linguístico e cultural entre pessoas que possuem línguas diferentes (BRAMMERTS, 1996). Pretendemos verificar os possíveis benefícios dessa abordagem para falantes de línguas de modalidades diferentes: oral auditivo (português) e visuoespacial (libras). Participaram do estudo uma aluna surda e uma ouvinte do curso de Letras: Libras da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional, em que tinham de ensinar uma para a outra expressões idiomáticas em suas línguas. As estratégias colaborativas adotadas por elas e as negociações estabelecidas nos momentos desses encontros apontam que a interação entre os alunos surdos e ouvintes contribuem para o processo de aprendizagem das línguas em questão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/28833 10.12957/cadsem.2017.28833 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/28833 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2017.28833 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/28833/22089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 28 n. 28 (2017): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL-DEZ/2017) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318408892776448 |