LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
DOI: | 10.12957/cadsem.2012.11889 |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889 |
Resumo: | Este trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades do uso e aplicação de Tecnologias daInformação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de português (escrito) comosegunda língua para alunos surdos. Apresentaremos propostas de atividades que privilegiam ainteração surdo/surdo em português escrito por meio de interfaces tecnológicas. Os resultadosindicam que o uso de tecnologias nas aulas de línguas torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras epossibilitam o exercício do letramento de maneira efetiva, através da interação escrita, de surdo parasurdo. |
id |
UERJ-7_b42e2f546ef02f7cafd19e4fd581ca82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11889 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
spelling |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICASTecnologiaEnsino de Língua PortuguesaSurdosEste trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades do uso e aplicação de Tecnologias daInformação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de português (escrito) comosegunda língua para alunos surdos. Apresentaremos propostas de atividades que privilegiam ainteração surdo/surdo em português escrito por meio de interfaces tecnológicas. Os resultadosindicam que o uso de tecnologias nas aulas de línguas torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras epossibilitam o exercício do letramento de maneira efetiva, através da interação escrita, de surdo parasurdo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1188910.12957/cadsem.2012.11889Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889/9314RIBEIRO, Maria Clara M. A.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-15T19:08:22Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11889Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-15T19:08:22Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS |
title |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS |
spellingShingle |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS RIBEIRO, Maria Clara M. A. Tecnologia Ensino de Língua Portuguesa Surdos RIBEIRO, Maria Clara M. A. Tecnologia Ensino de Língua Portuguesa Surdos |
title_short |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS |
title_full |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS |
title_fullStr |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS |
title_full_unstemmed |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS |
title_sort |
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTAS DE ATIVIDADES A PARTIR DE INTERFACES TECNOLÓGICAS |
author |
RIBEIRO, Maria Clara M. A. |
author_facet |
RIBEIRO, Maria Clara M. A. RIBEIRO, Maria Clara M. A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIBEIRO, Maria Clara M. A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Ensino de Língua Portuguesa Surdos |
topic |
Tecnologia Ensino de Língua Portuguesa Surdos |
description |
Este trabalho objetiva refletir sobre as possibilidades do uso e aplicação de Tecnologias daInformação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem de português (escrito) comosegunda língua para alunos surdos. Apresentaremos propostas de atividades que privilegiam ainteração surdo/surdo em português escrito por meio de interfaces tecnológicas. Os resultadosindicam que o uso de tecnologias nas aulas de línguas torna as aulas mais dinâmicas e motivadoras epossibilitam o exercício do letramento de maneira efetiva, através da interação escrita, de surdo parasurdo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889 10.12957/cadsem.2012.11889 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2012.11889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11889/9314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 18 n. 18 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2012) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1822182710088564737 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.12957/cadsem.2012.11889 |