ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59237 |
Resumo: | Este artigo relata minhas experiências acadêmicas com Darcilia Simões desde que, como minha orientadora, apresentou-me à Semiótica. Abordo como o estudo da Teoria da Iconicidade Verbal de Simões contribui para que as aulas de gramática, estudo do léxico e interpretação de texto sejam mais significativas para os alunos, sem, no entanto, enchê-los de nomenclaturas e teorias exaustivas e desnecessárias. A semiótica, com foco na Teoria da Iconicidade Verbal, portanto, tornou-se cerne de minha pesquisa em linguagem verbal e não verbal, usadas na aplicação e sistematização das potencialidades do signo. No artigo, relato algumas de minhas investigações no campo semiótico, apresentando alguns modelos de análise dos textos literários com o fim na sala de aula do ensino médio. |
id |
UERJ-7_b9c0901413f3f8cbdf3801bc8e2a013a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/59237 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULAIconicidade. Semiótica. Ensino.Este artigo relata minhas experiências acadêmicas com Darcilia Simões desde que, como minha orientadora, apresentou-me à Semiótica. Abordo como o estudo da Teoria da Iconicidade Verbal de Simões contribui para que as aulas de gramática, estudo do léxico e interpretação de texto sejam mais significativas para os alunos, sem, no entanto, enchê-los de nomenclaturas e teorias exaustivas e desnecessárias. A semiótica, com foco na Teoria da Iconicidade Verbal, portanto, tornou-se cerne de minha pesquisa em linguagem verbal e não verbal, usadas na aplicação e sistematização das potencialidades do signo. No artigo, relato algumas de minhas investigações no campo semiótico, apresentando alguns modelos de análise dos textos literários com o fim na sala de aula do ensino médio.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/5923710.12957/seminal.2021.59237Caderno Seminal; n. 37 (2021): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA: Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59237/37695Copyright (c) 2021 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosane Reis de2023-11-30T18:22:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/59237Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T18:22:14Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA |
title |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA Oliveira, Rosane Reis de Iconicidade. Semiótica. Ensino. |
title_short |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA |
title_full |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA |
title_sort |
ANÁLISE SEMIÓTICA DE TEXTOS LITERÁRIOS COM O FIM NA SALA DE AULA |
author |
Oliveira, Rosane Reis de |
author_facet |
Oliveira, Rosane Reis de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosane Reis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iconicidade. Semiótica. Ensino. |
topic |
Iconicidade. Semiótica. Ensino. |
description |
Este artigo relata minhas experiências acadêmicas com Darcilia Simões desde que, como minha orientadora, apresentou-me à Semiótica. Abordo como o estudo da Teoria da Iconicidade Verbal de Simões contribui para que as aulas de gramática, estudo do léxico e interpretação de texto sejam mais significativas para os alunos, sem, no entanto, enchê-los de nomenclaturas e teorias exaustivas e desnecessárias. A semiótica, com foco na Teoria da Iconicidade Verbal, portanto, tornou-se cerne de minha pesquisa em linguagem verbal e não verbal, usadas na aplicação e sistematização das potencialidades do signo. No artigo, relato algumas de minhas investigações no campo semiótico, apresentando alguns modelos de análise dos textos literários com o fim na sala de aula do ensino médio. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59237 10.12957/seminal.2021.59237 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59237 |
identifier_str_mv |
10.12957/seminal.2021.59237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/59237/37695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Caderno Seminal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Caderno Seminal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; n. 37 (2021): CADERNO SEMINAL - ESTUDOS DE LÍNGUA: Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318409465298944 |