O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamberts, Denise
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72332
Resumo: A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.
id UERJ-7_c891ea5a29220e458e2414bb3c7a307c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72332
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudançasPrograma Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)Livro DidáticoEnsino de Língua InglesaEscola PúblicaPolíticas PúblicasA Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/7233210.12957/seminal.2023.72332Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72332/46075Copyright (c) 2023 Caderno Seminalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLamberts, DeniseSarmento, Simone2023-11-30T19:00:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/72332Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T19:00:38Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
title O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
spellingShingle O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
Lamberts, Denise
Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Livro Didático
Ensino de Língua Inglesa
Escola Pública
Políticas Públicas
title_short O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
title_full O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
title_fullStr O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
title_full_unstemmed O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
title_sort O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de Língua Inglesa: análise das mudanças
author Lamberts, Denise
author_facet Lamberts, Denise
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Sarmento, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamberts, Denise
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Livro Didático
Ensino de Língua Inglesa
Escola Pública
Políticas Públicas
topic Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD)
Livro Didático
Ensino de Língua Inglesa
Escola Pública
Políticas Públicas
description A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72332
10.12957/seminal.2023.72332
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72332
identifier_str_mv 10.12957/seminal.2023.72332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/72332/46075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Caderno Seminal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Caderno Seminal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; n. 44 (2023): As multifaces do livro (para)didático
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318409830203392