O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262149 |
Resumo: | A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise. |
id |
UFRGS-2_a74e0c842c5642da5ea9948870beda55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262149 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lamberts, Denise von der HeydeSarmento, Simone2023-07-14T03:31:09Z20231806-9142http://hdl.handle.net/10183/262149001169669A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.The English and Spanish Languages were introduced in the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD in Portuguese) in 2011. Since the first Public Notice, there have been changes, both in the Program as a whole and in the area of Modern Foreign Languages. This study aims at tracing these changes, mainly the ones related to the English Language. For this, it was analyzed the PNLD Public Notices for Elementary School of 2011, 2014, 2017, and 2020, and the ones for High School of 2012, 2015, 2018, and 2021, besides Decrees and Resolutions related to the Program. It is possible to conclude that the main modifications, which changed the Program in general as well as the Foreign Languages specifically, happened after the publication of the Decree no. 9.099 of July 18th, 2017. Those changes affected the way the Program works; some of them seem to bring improvements to the PNLD, whereas others might be worrying, according to the analysis.application/pdfporCaderno seminal. Rio de Janeiro, RJ. N. 44 (2023), p. 350-399Programa Nacional do Livro DidáticoLíngua inglesaEnsino de língua estrangeira (inglês)National Textbook and Teaching Material Program (PNLD)Text bookTeaching EnglishPublic schoolPublic policiesO Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudançasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169669.pdf.txt001169669.pdf.txtExtracted Texttext/plain76111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262149/2/001169669.pdf.txt6a3e3405297da257811d2ebf3c884939MD52ORIGINAL001169669.pdfTexto completoapplication/pdf481352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262149/1/001169669.pdfe875ac8d64900fafe0bda48fed7aa7eaMD5110183/2621492023-07-15 03:27:39.600654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262149Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-15T06:27:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças |
title |
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças |
spellingShingle |
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças Lamberts, Denise von der Heyde Programa Nacional do Livro Didático Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) National Textbook and Teaching Material Program (PNLD) Text book Teaching English Public school Public policies |
title_short |
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças |
title_full |
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças |
title_fullStr |
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças |
title_full_unstemmed |
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças |
title_sort |
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças |
author |
Lamberts, Denise von der Heyde |
author_facet |
Lamberts, Denise von der Heyde Sarmento, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamberts, Denise von der Heyde Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Nacional do Livro Didático Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
Programa Nacional do Livro Didático Língua inglesa Ensino de língua estrangeira (inglês) National Textbook and Teaching Material Program (PNLD) Text book Teaching English Public school Public policies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
National Textbook and Teaching Material Program (PNLD) Text book Teaching English Public school Public policies |
description |
A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-14T03:31:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262149 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-9142 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001169669 |
identifier_str_mv |
1806-9142 001169669 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno seminal. Rio de Janeiro, RJ. N. 44 (2023), p. 350-399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262149/2/001169669.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262149/1/001169669.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a3e3405297da257811d2ebf3c884939 e875ac8d64900fafe0bda48fed7aa7ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225091670867968 |