O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamberts, Denise von der Heyde
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262149
Resumo: A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.
id UFRGS-2_a74e0c842c5642da5ea9948870beda55
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262149
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lamberts, Denise von der HeydeSarmento, Simone2023-07-14T03:31:09Z20231806-9142http://hdl.handle.net/10183/262149001169669A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.The English and Spanish Languages were introduced in the National Textbook and Teaching Material Program (PNLD in Portuguese) in 2011. Since the first Public Notice, there have been changes, both in the Program as a whole and in the area of Modern Foreign Languages. This study aims at tracing these changes, mainly the ones related to the English Language. For this, it was analyzed the PNLD Public Notices for Elementary School of 2011, 2014, 2017, and 2020, and the ones for High School of 2012, 2015, 2018, and 2021, besides Decrees and Resolutions related to the Program. It is possible to conclude that the main modifications, which changed the Program in general as well as the Foreign Languages specifically, happened after the publication of the Decree no. 9.099 of July 18th, 2017. Those changes affected the way the Program works; some of them seem to bring improvements to the PNLD, whereas others might be worrying, according to the analysis.application/pdfporCaderno seminal. Rio de Janeiro, RJ. N. 44 (2023), p. 350-399Programa Nacional do Livro DidáticoLíngua inglesaEnsino de língua estrangeira (inglês)National Textbook and Teaching Material Program (PNLD)Text bookTeaching EnglishPublic schoolPublic policiesO Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudançasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169669.pdf.txt001169669.pdf.txtExtracted Texttext/plain76111http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262149/2/001169669.pdf.txt6a3e3405297da257811d2ebf3c884939MD52ORIGINAL001169669.pdfTexto completoapplication/pdf481352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262149/1/001169669.pdfe875ac8d64900fafe0bda48fed7aa7eaMD5110183/2621492023-07-15 03:27:39.600654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262149Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-15T06:27:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
title O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
spellingShingle O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
Lamberts, Denise von der Heyde
Programa Nacional do Livro Didático
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
National Textbook and Teaching Material Program (PNLD)
Text book
Teaching English
Public school
Public policies
title_short O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
title_full O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
title_fullStr O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
title_full_unstemmed O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
title_sort O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de língua inglesa : análise das mudanças
author Lamberts, Denise von der Heyde
author_facet Lamberts, Denise von der Heyde
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Sarmento, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamberts, Denise von der Heyde
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional do Livro Didático
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
topic Programa Nacional do Livro Didático
Língua inglesa
Ensino de língua estrangeira (inglês)
National Textbook and Teaching Material Program (PNLD)
Text book
Teaching English
Public school
Public policies
dc.subject.eng.fl_str_mv National Textbook and Teaching Material Program (PNLD)
Text book
Teaching English
Public school
Public policies
description A Língua Inglesa e a Língua Espanhola têm sua inserção no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2011. Desde o primeiro Edital do Programa referente a esses componentes curriculares, têm ocorrido alterações, tanto no Programa como um todo, quanto na área de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Este estudo tem o objetivo de mapear essas mudanças, especialmente as relacionadas à Língua Inglesa. Para isso, foram analisados os Editais do PNLD dos anos finais do Ensino Fundamental de 2011, 2014, 2017 e 2020 e os Editais do PNLD de Ensino Médio de 2012, 2015, 2018 e 2021, além de Decretos e Resoluções relacionados ao Programa. É possível concluir que as principais alterações, que modificaram o PNLD de forma geral e as LEM especificamente, ocorreram após a publicação do Decreto de nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Essas mudanças afetaram a forma como o Programa funciona, sendo que algumas parecem representar melhorias ao PNLD, enquanto outras são preocupantes, conforme análise.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-14T03:31:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262149
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-9142
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169669
identifier_str_mv 1806-9142
001169669
url http://hdl.handle.net/10183/262149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno seminal. Rio de Janeiro, RJ. N. 44 (2023), p. 350-399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262149/2/001169669.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262149/1/001169669.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a3e3405297da257811d2ebf3c884939
e875ac8d64900fafe0bda48fed7aa7ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225091670867968