A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOLLICA, Maria Cecilia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: LOUREIRO, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12691
Resumo: Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância de subsídioslingüísticos no processo de formação de alfabetizadores emEducação de Jovens e Adultos (EJA). Neste sentido, apresenta modospelos quais a área da Sociolingüística pode ser útil no letramentode jovens e adultos de espaços populares. A experiência desenvolvidana formação inicial e continuada do Programa de Alfabetização daUFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares é tomada comobase para discussão de temas relativos a letramento social e escolar.
id UERJ-7_d0831948127a08a4cedafb1cd5b25921
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12691
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJAEducação de Jovens e Adultos (EJA)SociolingüísticaPropostas pedagógicasEste artigo tem como objetivo evidenciar a importância de subsídioslingüísticos no processo de formação de alfabetizadores emEducação de Jovens e Adultos (EJA). Neste sentido, apresenta modospelos quais a área da Sociolingüística pode ser útil no letramentode jovens e adultos de espaços populares. A experiência desenvolvidana formação inicial e continuada do Programa de Alfabetização daUFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares é tomada comobase para discussão de temas relativos a letramento social e escolar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1269110.12957/cadsem.2008.12691Caderno Seminal; v. 10 n. 10 (2008): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2008)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12691/9846MOLLICA, Maria CeciliaLOUREIRO, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T16:05:48Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12691Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2023-11-30T16:05:48Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA
title A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA
spellingShingle A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA
MOLLICA, Maria Cecilia
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Sociolingüística
Propostas pedagógicas
title_short A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA
title_full A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA
title_fullStr A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA
title_full_unstemmed A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA
title_sort A LINGÜÍSTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EJA
author MOLLICA, Maria Cecilia
author_facet MOLLICA, Maria Cecilia
LOUREIRO, Fernando
author_role author
author2 LOUREIRO, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOLLICA, Maria Cecilia
LOUREIRO, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Sociolingüística
Propostas pedagógicas
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Sociolingüística
Propostas pedagógicas
description Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância de subsídioslingüísticos no processo de formação de alfabetizadores emEducação de Jovens e Adultos (EJA). Neste sentido, apresenta modospelos quais a área da Sociolingüística pode ser útil no letramentode jovens e adultos de espaços populares. A experiência desenvolvidana formação inicial e continuada do Programa de Alfabetização daUFRJ para Jovens e Adultos de Espaços Populares é tomada comobase para discussão de temas relativos a letramento social e escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12691
10.12957/cadsem.2008.12691
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12691
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2008.12691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/12691/9846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 10 n. 10 (2008): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JUL/DEZ - 2008)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408508997632