O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Rosana Gondim Rezende
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11008
Resumo: O presente trabalho propõe-se a estudar as espacialidades no conto “Natal nabarca”, de Lygia Fagundes Telles, observando suas relações com a instauraçãodo fantástico. Pretendemos também focalizar a capacidade inventiva da escritorade mesclar o conto de atmosfera ao conto de personagem, evidenciando queo espaço/ambiente contribui para acentuar uma atmosfera de solidão e morte,associada a um perfil de incompletude e solidão das personagens. Se os espaçossão bastante significativos, assim também o são as imagens, articuladas pelocromatismo simbólico da narrativa de Lygia Fagundes. O verde, reconhecido pelosenso comum como cor da esperança, da imaturidade, assume, nesse conto,um significado ambíguo – fruto da mistura do azul com o amarelo, equilibra-seentre a vida e a morte, entre a alegria e a morbidez. A presença do fantásticoevidencia que nem tudo pode ser explicado e detalhado. Assim, um misticismoreligioso subjacente se mostra, mas se os fatos religiosos são dogmáticos,eles acabam por encontrar no fantástico – instaurado substancialmente peloespaço – uma análise racionalizada pela lucidez científica. Nossos principaisreferenciais teóricos serão os estudos de Michel Foucault, de Mikhail Bakhtin,de Chevalier e Gheerbrant e de Todorov.
id UERJ-7_df3955720cd5941d1c5701feb26f98b7
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11008
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLESContoinsólitoespaço narrativofantásticoO presente trabalho propõe-se a estudar as espacialidades no conto “Natal nabarca”, de Lygia Fagundes Telles, observando suas relações com a instauraçãodo fantástico. Pretendemos também focalizar a capacidade inventiva da escritorade mesclar o conto de atmosfera ao conto de personagem, evidenciando queo espaço/ambiente contribui para acentuar uma atmosfera de solidão e morte,associada a um perfil de incompletude e solidão das personagens. Se os espaçossão bastante significativos, assim também o são as imagens, articuladas pelocromatismo simbólico da narrativa de Lygia Fagundes. O verde, reconhecido pelosenso comum como cor da esperança, da imaturidade, assume, nesse conto,um significado ambíguo – fruto da mistura do azul com o amarelo, equilibra-seentre a vida e a morte, entre a alegria e a morbidez. A presença do fantásticoevidencia que nem tudo pode ser explicado e detalhado. Assim, um misticismoreligioso subjacente se mostra, mas se os fatos religiosos são dogmáticos,eles acabam por encontrar no fantástico – instaurado substancialmente peloespaço – uma análise racionalizada pela lucidez científica. Nossos principaisreferenciais teóricos serão os estudos de Michel Foucault, de Mikhail Bakhtin,de Chevalier e Gheerbrant e de Todorov.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/1100810.12957/cadsem.2012.11008Caderno Seminal; v. 17 n. 17 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN/JUN - 2012)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11008/8700OLIVEIRA, Rosana Gondim Rezendeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T17:53:24Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/11008Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-14T17:53:24Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
title O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
spellingShingle O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
OLIVEIRA, Rosana Gondim Rezende
Conto
insólito
espaço narrativo
fantástico
title_short O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
title_full O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
title_fullStr O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
title_full_unstemmed O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
title_sort O ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO DO FANTÁSTICO NO CONTO “NATAL NA BARCA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
author OLIVEIRA, Rosana Gondim Rezende
author_facet OLIVEIRA, Rosana Gondim Rezende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Rosana Gondim Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Conto
insólito
espaço narrativo
fantástico
topic Conto
insólito
espaço narrativo
fantástico
description O presente trabalho propõe-se a estudar as espacialidades no conto “Natal nabarca”, de Lygia Fagundes Telles, observando suas relações com a instauraçãodo fantástico. Pretendemos também focalizar a capacidade inventiva da escritorade mesclar o conto de atmosfera ao conto de personagem, evidenciando queo espaço/ambiente contribui para acentuar uma atmosfera de solidão e morte,associada a um perfil de incompletude e solidão das personagens. Se os espaçossão bastante significativos, assim também o são as imagens, articuladas pelocromatismo simbólico da narrativa de Lygia Fagundes. O verde, reconhecido pelosenso comum como cor da esperança, da imaturidade, assume, nesse conto,um significado ambíguo – fruto da mistura do azul com o amarelo, equilibra-seentre a vida e a morte, entre a alegria e a morbidez. A presença do fantásticoevidencia que nem tudo pode ser explicado e detalhado. Assim, um misticismoreligioso subjacente se mostra, mas se os fatos religiosos são dogmáticos,eles acabam por encontrar no fantástico – instaurado substancialmente peloespaço – uma análise racionalizada pela lucidez científica. Nossos principaisreferenciais teóricos serão os estudos de Michel Foucault, de Mikhail Bakhtin,de Chevalier e Gheerbrant e de Todorov.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11008
10.12957/cadsem.2012.11008
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11008
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2012.11008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/11008/8700
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 17 n. 17 (2012): CADERNO SEMINAL DIGITAL (JAN/JUN - 2012)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318408049721344