DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno Seminal Digital |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848 |
Resumo: | Na área de Educação, no que se refere à aplicação de conteúdos escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem-se buscado, segundo Mollica & Leal (2009), metodologia pedagógica que trabalhe conjuntamente com as disciplinas Português e Matemática. Na prática, percebe-se que o professor parte primeiramente dos conteúdos do Português para depois inserir conhecimentos matemáticos. O presente trabalho verifica como é possível percorrer o caminho inverso: chegar às habilidades da lecto-escritura a partir da Matemática. Em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Matemática, ambas Unidades da UFRJ , a pesquisa enfocou turmas do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – COPPE, vinculado à CODEP da Pró Reitoria de Pessoal – PR4, que teve início em 2005 e, até o presente momento, já encaminhou mais de 90% dos alunos para o ensino regular, mantendo permanente contato com seus egressos. No estudo, foram aplicadas atividades lúdicas de Matemática e Português, iniciando-se de conteúdos da Matemática. Todas as propostas pedagógicas valorizaram a oralidade e as experiências de vida dos educandos – letramento social, sem se descuidar do caráter formativo pertinente ao letramento escolar. |
id |
UERJ-7_f7424f9483adea1affbd49cec9c09872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/9848 |
network_acronym_str |
UERJ-7 |
network_name_str |
Caderno Seminal Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊSEducação de Jovens e AdultosInterdisciplinariedadepropostas pedagógicasNa área de Educação, no que se refere à aplicação de conteúdos escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem-se buscado, segundo Mollica & Leal (2009), metodologia pedagógica que trabalhe conjuntamente com as disciplinas Português e Matemática. Na prática, percebe-se que o professor parte primeiramente dos conteúdos do Português para depois inserir conhecimentos matemáticos. O presente trabalho verifica como é possível percorrer o caminho inverso: chegar às habilidades da lecto-escritura a partir da Matemática. Em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Matemática, ambas Unidades da UFRJ , a pesquisa enfocou turmas do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – COPPE, vinculado à CODEP da Pró Reitoria de Pessoal – PR4, que teve início em 2005 e, até o presente momento, já encaminhou mais de 90% dos alunos para o ensino regular, mantendo permanente contato com seus egressos. No estudo, foram aplicadas atividades lúdicas de Matemática e Português, iniciando-se de conteúdos da Matemática. Todas as propostas pedagógicas valorizaram a oralidade e as experiências de vida dos educandos – letramento social, sem se descuidar do caráter formativo pertinente ao letramento escolar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/984810.12957/cadsem.2009.9848Caderno Seminal; v. 12 n. 12 (2009): CADERNO SEMINAL DIGITAL (Jul/Dez - 2009)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848/7710REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de SouzaMOLLICA, Maria Cecilia de MagalhãesLEAL, Marisa Beatriz BezerraSILVA, Maria de Fátima Bacelar dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-10T17:35:54Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/9848Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-10T17:35:54Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS |
title |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS |
spellingShingle |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza Educação de Jovens e Adultos Interdisciplinariedade propostas pedagógicas |
title_short |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS |
title_full |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS |
title_fullStr |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS |
title_full_unstemmed |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS |
title_sort |
DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS |
author |
REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza |
author_facet |
REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhães LEAL, Marisa Beatriz Bezerra SILVA, Maria de Fátima Bacelar da |
author_role |
author |
author2 |
MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhães LEAL, Marisa Beatriz Bezerra SILVA, Maria de Fátima Bacelar da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhães LEAL, Marisa Beatriz Bezerra SILVA, Maria de Fátima Bacelar da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Interdisciplinariedade propostas pedagógicas |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Interdisciplinariedade propostas pedagógicas |
description |
Na área de Educação, no que se refere à aplicação de conteúdos escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem-se buscado, segundo Mollica & Leal (2009), metodologia pedagógica que trabalhe conjuntamente com as disciplinas Português e Matemática. Na prática, percebe-se que o professor parte primeiramente dos conteúdos do Português para depois inserir conhecimentos matemáticos. O presente trabalho verifica como é possível percorrer o caminho inverso: chegar às habilidades da lecto-escritura a partir da Matemática. Em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Matemática, ambas Unidades da UFRJ , a pesquisa enfocou turmas do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – COPPE, vinculado à CODEP da Pró Reitoria de Pessoal – PR4, que teve início em 2005 e, até o presente momento, já encaminhou mais de 90% dos alunos para o ensino regular, mantendo permanente contato com seus egressos. No estudo, foram aplicadas atividades lúdicas de Matemática e Português, iniciando-se de conteúdos da Matemática. Todas as propostas pedagógicas valorizaram a oralidade e as experiências de vida dos educandos – letramento social, sem se descuidar do caráter formativo pertinente ao letramento escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848 10.12957/cadsem.2009.9848 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848 |
identifier_str_mv |
10.12957/cadsem.2009.9848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848/7710 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno Seminal; v. 12 n. 12 (2009): CADERNO SEMINAL DIGITAL (Jul/Dez - 2009) 1806-9142 1414-4298 reponame:Caderno Seminal Digital instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Caderno Seminal Digital |
collection |
Caderno Seminal Digital |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com |
_version_ |
1799318407689011200 |