DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhães, LEAL, Marisa Beatriz Bezerra, SILVA, Maria de Fátima Bacelar da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno Seminal Digital
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848
Resumo: Na área de Educação, no que se refere à aplicação de conteúdos escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem-se buscado, segundo Mollica & Leal (2009), metodologia pedagógica que trabalhe conjuntamente com as disciplinas Português e Matemática. Na prática, percebe-se que o professor parte primeiramente dos conteúdos do Português para depois inserir conhecimentos matemáticos. O presente trabalho verifica como é possível percorrer o caminho inverso: chegar às habilidades da lecto-escritura a partir da Matemática. Em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Matemática, ambas Unidades da UFRJ , a pesquisa enfocou turmas do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – COPPE, vinculado à CODEP da Pró Reitoria de Pessoal – PR4, que teve início em 2005 e, até o presente momento, já encaminhou mais de 90% dos alunos para o ensino regular, mantendo permanente contato com seus egressos. No estudo, foram aplicadas atividades lúdicas de Matemática e Português, iniciando-se de conteúdos da Matemática. Todas as propostas pedagógicas valorizaram a oralidade e as experiências de vida dos educandos – letramento social, sem se descuidar do caráter formativo pertinente ao letramento escolar.
id UERJ-7_f7424f9483adea1affbd49cec9c09872
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/9848
network_acronym_str UERJ-7
network_name_str Caderno Seminal Digital
repository_id_str
spelling DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊSEducação de Jovens e AdultosInterdisciplinariedadepropostas pedagógicasNa área de Educação, no que se refere à aplicação de conteúdos escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem-se buscado, segundo Mollica & Leal (2009), metodologia pedagógica que trabalhe conjuntamente com as disciplinas Português e Matemática. Na prática, percebe-se que o professor parte primeiramente dos conteúdos do Português para depois inserir conhecimentos matemáticos. O presente trabalho verifica como é possível percorrer o caminho inverso: chegar às habilidades da lecto-escritura a partir da Matemática. Em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Matemática, ambas Unidades da UFRJ , a pesquisa enfocou turmas do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – COPPE, vinculado à CODEP da Pró Reitoria de Pessoal – PR4, que teve início em 2005 e, até o presente momento, já encaminhou mais de 90% dos alunos para o ensino regular, mantendo permanente contato com seus egressos. No estudo, foram aplicadas atividades lúdicas de Matemática e Português, iniciando-se de conteúdos da Matemática. Todas as propostas pedagógicas valorizaram a oralidade e as experiências de vida dos educandos – letramento social, sem se descuidar do caráter formativo pertinente ao letramento escolar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/984810.12957/cadsem.2009.9848Caderno Seminal; v. 12 n. 12 (2009): CADERNO SEMINAL DIGITAL (Jul/Dez - 2009)1806-91421414-4298reponame:Caderno Seminal Digitalinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848/7710REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de SouzaMOLLICA, Maria Cecilia de MagalhãesLEAL, Marisa Beatriz BezerraSILVA, Maria de Fátima Bacelar dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-10T17:35:54Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/9848Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/cadernoseminal/oaidarciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com1806-91421806-9142opendoar:2016-03-10T17:35:54Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
title DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
spellingShingle DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza
Educação de Jovens e Adultos
Interdisciplinariedade
propostas pedagógicas
title_short DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
title_full DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
title_fullStr DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
title_full_unstemmed DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
title_sort DA MATEMÁTICA PARA O PORTUGUÊS
author REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza
author_facet REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza
MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhães
LEAL, Marisa Beatriz Bezerra
SILVA, Maria de Fátima Bacelar da
author_role author
author2 MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhães
LEAL, Marisa Beatriz Bezerra
SILVA, Maria de Fátima Bacelar da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Patricia Queiroga Gonçalves de Souza
MOLLICA, Maria Cecilia de Magalhães
LEAL, Marisa Beatriz Bezerra
SILVA, Maria de Fátima Bacelar da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Interdisciplinariedade
propostas pedagógicas
topic Educação de Jovens e Adultos
Interdisciplinariedade
propostas pedagógicas
description Na área de Educação, no que se refere à aplicação de conteúdos escolares, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem-se buscado, segundo Mollica & Leal (2009), metodologia pedagógica que trabalhe conjuntamente com as disciplinas Português e Matemática. Na prática, percebe-se que o professor parte primeiramente dos conteúdos do Português para depois inserir conhecimentos matemáticos. O presente trabalho verifica como é possível percorrer o caminho inverso: chegar às habilidades da lecto-escritura a partir da Matemática. Em parceria com a Faculdade de Letras e o Instituto de Matemática, ambas Unidades da UFRJ , a pesquisa enfocou turmas do Projeto de Letramento de Jovens e Adultos – COPPE, vinculado à CODEP da Pró Reitoria de Pessoal – PR4, que teve início em 2005 e, até o presente momento, já encaminhou mais de 90% dos alunos para o ensino regular, mantendo permanente contato com seus egressos. No estudo, foram aplicadas atividades lúdicas de Matemática e Português, iniciando-se de conteúdos da Matemática. Todas as propostas pedagógicas valorizaram a oralidade e as experiências de vida dos educandos – letramento social, sem se descuidar do caráter formativo pertinente ao letramento escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848
10.12957/cadsem.2009.9848
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848
identifier_str_mv 10.12957/cadsem.2009.9848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/9848/7710
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Caderno Seminal; v. 12 n. 12 (2009): CADERNO SEMINAL DIGITAL (Jul/Dez - 2009)
1806-9142
1414-4298
reponame:Caderno Seminal Digital
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Caderno Seminal Digital
collection Caderno Seminal Digital
repository.name.fl_str_mv Caderno Seminal Digital - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv darciliasimoes@gmail.com||flavgarc@gmail.com||flavgarc@gmail.com||darciliasimoes@gmail.com|| flavgarc@gmail.com|| flavgarc@gmail.com
_version_ 1799318407689011200