A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Ricardo Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caldas, Roberto Correia da Silva Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Quaestio Iuris (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20943
Resumo: Trabalho enviado em 19 de janeiro de 201 6. Aceito em 29 de janeiro de 2016.DOI: 10.12957/rqi.2015.20943ResumoO presente artigo tem por objetivo analisar a aplicação do princípio da boa-fé objetiva nos contratos administrativos, em sua vertente dialógica, de modo a delimitar os efeitos e alcance de uma interpretação voltada para o cumprimento dos deveres contratuais, fincados na confiança e na lealdade. Busca, ainda, determinar em que medida podem os deveres resultantes da boa-fé objetiva ser (re)interpretados para atingir as distintas fases contratuais, inclusive quanto a aspectos que podem subjacer aos postulados das culpas in contrahendo e post factum finitum, do princípio nemopotestven ire contra factum proprium e do inadimplemento contratual antecipado . A análise da boa-fé objetiva pode ser realizada também a partir da constatação da onerosidade excessiva e da lesão das obrigações contratuais, consideradas como correlatas a tal princípio, definindo assim um vetor interpretativo que resulte em desfazimento ou manutenção do contrato, conforme será examinado. Em relação à metodologia aplicada, adotou-se o método indutivo que permite estabelecer as premissas conceituais e práticas da aplicação do princípio da boa-fé objetiva no marco de uma interpretação revigorada pela concertação como fundamento estruturante da participação popular e controle social, ancorados na processualização da relação jurídica administrativa.  Palavras-chave: Boa-fé Objetiva; Deveres Contratuais; Contratos Administrativos; Função Pública; Participação Popular; Controle Social.AbstractThis article aims to analyze the application of the principle of objective good faith in government contracts in its consensual aspect in order to delimit the purpose and scope of an interpretation focused on the fulfillment of contractual obligations, nailed on trust and loyalty. Also seeks to determine to what extent the duties resulting from the objective good faith being (re)interpreted to meet the different contractual stages, even reaching the aspects that can subjacer to the culpa in contrahendo , culpa post factum finitum , the principle nemo potest venire contra factum prop rium and the anticipated contractual default. The analysis of objective good faith can be performed also from the finding of excessive burden and injury of contractual obligations considered to be related to this principle, thereby defining an interpretive vector that results in undoing or contract maintenance, to be examined. Regarding the methodology applied, it adopted the inductive method for establishing the conceptual assumptions and practices of the principle of objective good faith within the framework of a reinvigorated interpretation by the agreement as a structural foundation of popular participation and social control, anchored on the principle of due procedural process of law at administrative legal relationships.Keywords: Objective Good Faith; Contractual Duties; Government Contracts; Public Function; Popular Participation; Social Control.
id UERJ-8_11ca4e20aa6e6d7328d3abeb1f5dd94d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20943
network_acronym_str UERJ-8
network_name_str Revista Quaestio Iuris (Online)
repository_id_str
spelling A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public functionTrabalho enviado em 19 de janeiro de 201 6. Aceito em 29 de janeiro de 2016.DOI: 10.12957/rqi.2015.20943ResumoO presente artigo tem por objetivo analisar a aplicação do princípio da boa-fé objetiva nos contratos administrativos, em sua vertente dialógica, de modo a delimitar os efeitos e alcance de uma interpretação voltada para o cumprimento dos deveres contratuais, fincados na confiança e na lealdade. Busca, ainda, determinar em que medida podem os deveres resultantes da boa-fé objetiva ser (re)interpretados para atingir as distintas fases contratuais, inclusive quanto a aspectos que podem subjacer aos postulados das culpas in contrahendo e post factum finitum, do princípio nemopotestven ire contra factum proprium e do inadimplemento contratual antecipado . A análise da boa-fé objetiva pode ser realizada também a partir da constatação da onerosidade excessiva e da lesão das obrigações contratuais, consideradas como correlatas a tal princípio, definindo assim um vetor interpretativo que resulte em desfazimento ou manutenção do contrato, conforme será examinado. Em relação à metodologia aplicada, adotou-se o método indutivo que permite estabelecer as premissas conceituais e práticas da aplicação do princípio da boa-fé objetiva no marco de uma interpretação revigorada pela concertação como fundamento estruturante da participação popular e controle social, ancorados na processualização da relação jurídica administrativa.  Palavras-chave: Boa-fé Objetiva; Deveres Contratuais; Contratos Administrativos; Função Pública; Participação Popular; Controle Social.AbstractThis article aims to analyze the application of the principle of objective good faith in government contracts in its consensual aspect in order to delimit the purpose and scope of an interpretation focused on the fulfillment of contractual obligations, nailed on trust and loyalty. Also seeks to determine to what extent the duties resulting from the objective good faith being (re)interpreted to meet the different contractual stages, even reaching the aspects that can subjacer to the culpa in contrahendo , culpa post factum finitum , the principle nemo potest venire contra factum prop rium and the anticipated contractual default. The analysis of objective good faith can be performed also from the finding of excessive burden and injury of contractual obligations considered to be related to this principle, thereby defining an interpretive vector that results in undoing or contract maintenance, to be examined. Regarding the methodology applied, it adopted the inductive method for establishing the conceptual assumptions and practices of the principle of objective good faith within the framework of a reinvigorated interpretation by the agreement as a structural foundation of popular participation and social control, anchored on the principle of due procedural process of law at administrative legal relationships.Keywords: Objective Good Faith; Contractual Duties; Government Contracts; Public Function; Popular Participation; Social Control.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/2094310.12957/rqi.2015.20943REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 8 n. 4 (2015): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 8, N°04 - ESPECIAL; 2670-26951516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20943/15322Lira, Ricardo PereiraCaldas, Roberto Correia da Silva Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-02T11:47:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20943Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2016-02-02T11:47:14Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function
title A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function
spellingShingle A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function
Lira, Ricardo Pereira
title_short A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function
title_full A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function
title_fullStr A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function
title_full_unstemmed A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function
title_sort A boa-fé objetiva administrativa e a interpretação dos contratos administrativos: a concretização da função pública / The administrative objetive good faith and interpretation of administrative contracts: the implementation of public function
author Lira, Ricardo Pereira
author_facet Lira, Ricardo Pereira
Caldas, Roberto Correia da Silva Gomes
author_role author
author2 Caldas, Roberto Correia da Silva Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Ricardo Pereira
Caldas, Roberto Correia da Silva Gomes
description Trabalho enviado em 19 de janeiro de 201 6. Aceito em 29 de janeiro de 2016.DOI: 10.12957/rqi.2015.20943ResumoO presente artigo tem por objetivo analisar a aplicação do princípio da boa-fé objetiva nos contratos administrativos, em sua vertente dialógica, de modo a delimitar os efeitos e alcance de uma interpretação voltada para o cumprimento dos deveres contratuais, fincados na confiança e na lealdade. Busca, ainda, determinar em que medida podem os deveres resultantes da boa-fé objetiva ser (re)interpretados para atingir as distintas fases contratuais, inclusive quanto a aspectos que podem subjacer aos postulados das culpas in contrahendo e post factum finitum, do princípio nemopotestven ire contra factum proprium e do inadimplemento contratual antecipado . A análise da boa-fé objetiva pode ser realizada também a partir da constatação da onerosidade excessiva e da lesão das obrigações contratuais, consideradas como correlatas a tal princípio, definindo assim um vetor interpretativo que resulte em desfazimento ou manutenção do contrato, conforme será examinado. Em relação à metodologia aplicada, adotou-se o método indutivo que permite estabelecer as premissas conceituais e práticas da aplicação do princípio da boa-fé objetiva no marco de uma interpretação revigorada pela concertação como fundamento estruturante da participação popular e controle social, ancorados na processualização da relação jurídica administrativa.  Palavras-chave: Boa-fé Objetiva; Deveres Contratuais; Contratos Administrativos; Função Pública; Participação Popular; Controle Social.AbstractThis article aims to analyze the application of the principle of objective good faith in government contracts in its consensual aspect in order to delimit the purpose and scope of an interpretation focused on the fulfillment of contractual obligations, nailed on trust and loyalty. Also seeks to determine to what extent the duties resulting from the objective good faith being (re)interpreted to meet the different contractual stages, even reaching the aspects that can subjacer to the culpa in contrahendo , culpa post factum finitum , the principle nemo potest venire contra factum prop rium and the anticipated contractual default. The analysis of objective good faith can be performed also from the finding of excessive burden and injury of contractual obligations considered to be related to this principle, thereby defining an interpretive vector that results in undoing or contract maintenance, to be examined. Regarding the methodology applied, it adopted the inductive method for establishing the conceptual assumptions and practices of the principle of objective good faith within the framework of a reinvigorated interpretation by the agreement as a structural foundation of popular participation and social control, anchored on the principle of due procedural process of law at administrative legal relationships.Keywords: Objective Good Faith; Contractual Duties; Government Contracts; Public Function; Popular Participation; Social Control.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20943
10.12957/rqi.2015.20943
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20943
identifier_str_mv 10.12957/rqi.2015.20943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/20943/15322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 8 n. 4 (2015): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 8, N°04 - ESPECIAL; 2670-2695
1516-0351
1807-8389
reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Quaestio Iuris (Online)
collection Revista Quaestio Iuris (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv danielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com
_version_ 1799318556206170112