Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassigny, Monica Mota
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Terezinha Antonia de Albuquerque, de Queiroz, Daiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Quaestio Iuris (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/46426
Resumo: O presente artigo analisa a eficácia da técnica da instrução programada, juntamente com o uso de duas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no campo do ensino superior do direito. O trabalho pretende contribuir com o aspecto tecnológico, conforme a recente normatização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Direito, por meio da Resolução CNE/CES nº 5, de 17.12.2018. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar a utilidade da ferramenta na aprendizagem. A metodologia parte de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Quanto ao objetivo, é de caráter exploratória e descritiva; de abordagem qualitativa e natureza teórico-empírica. Aplicou-se o instrumento pedagógico da instrução programada com TICs, em duas turmas do curso de direito de uma universidade particular, na cidade de Fortaleza. Os resultados da aplicação evidenciaram que o primeiro grupo avaliado, de 23 alunos, obteve 69,34% de rendimento, enquanto o segundo, de 26 alunos participantes, obteve 67,21% de rendimento, numa série de dez questões objetivas sobre adoção. Logo, verifica-se a eficiência da técnica, no âmbito do curso superior em direito, em especial, pelo seu caráter interativo. 
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