Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Quaestio Iuris (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/46426 |
Resumo: | O presente artigo analisa a eficácia da técnica da instrução programada, juntamente com o uso de duas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no campo do ensino superior do direito. O trabalho pretende contribuir com o aspecto tecnológico, conforme a recente normatização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Direito, por meio da Resolução CNE/CES nº 5, de 17.12.2018. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar a utilidade da ferramenta na aprendizagem. A metodologia parte de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Quanto ao objetivo, é de caráter exploratória e descritiva; de abordagem qualitativa e natureza teórico-empírica. Aplicou-se o instrumento pedagógico da instrução programada com TICs, em duas turmas do curso de direito de uma universidade particular, na cidade de Fortaleza. Os resultados da aplicação evidenciaram que o primeiro grupo avaliado, de 23 alunos, obteve 69,34% de rendimento, enquanto o segundo, de 26 alunos participantes, obteve 67,21% de rendimento, numa série de dez questões objetivas sobre adoção. Logo, verifica-se a eficiência da técnica, no âmbito do curso superior em direito, em especial, pelo seu caráter interativo. |
id |
UERJ-8_fb73c3d8b3151baa0a95952b287ed2dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46426 |
network_acronym_str |
UERJ-8 |
network_name_str |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direitoInstrução programada. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Metodologias ativas. Ensino-aprendizagemDireito e Novas TecnologiasO presente artigo analisa a eficácia da técnica da instrução programada, juntamente com o uso de duas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no campo do ensino superior do direito. O trabalho pretende contribuir com o aspecto tecnológico, conforme a recente normatização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Direito, por meio da Resolução CNE/CES nº 5, de 17.12.2018. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar a utilidade da ferramenta na aprendizagem. A metodologia parte de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Quanto ao objetivo, é de caráter exploratória e descritiva; de abordagem qualitativa e natureza teórico-empírica. Aplicou-se o instrumento pedagógico da instrução programada com TICs, em duas turmas do curso de direito de uma universidade particular, na cidade de Fortaleza. Os resultados da aplicação evidenciaram que o primeiro grupo avaliado, de 23 alunos, obteve 69,34% de rendimento, enquanto o segundo, de 26 alunos participantes, obteve 67,21% de rendimento, numa série de dez questões objetivas sobre adoção. Logo, verifica-se a eficiência da técnica, no âmbito do curso superior em direito, em especial, pelo seu caráter interativo. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/4642610.12957/rqi.2021.46426REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 14 n. 02 (2021): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 14, N°02; 668-6881516-03511807-8389reponame:Revista Quaestio Iuris (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/46426/37756Copyright (c) 2021 REVISTA QUAESTIO IURISinfo:eu-repo/semantics/openAccessTassigny, Monica MotaGomes, Terezinha Antonia de Albuquerquede Queiroz, Daiane2021-09-23T21:51:36Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/46426Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiurisPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/quaestioiuris/oaidanielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com1516-03511516-0351opendoar:2021-09-23T21:51:36Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito |
title |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito |
spellingShingle |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito Tassigny, Monica Mota Instrução programada. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Metodologias ativas. Ensino-aprendizagem Direito e Novas Tecnologias |
title_short |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito |
title_full |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito |
title_fullStr |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito |
title_full_unstemmed |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito |
title_sort |
Perspectivas da instrução programada enquanto tecnologia disruptiva no ensino superior do direito |
author |
Tassigny, Monica Mota |
author_facet |
Tassigny, Monica Mota Gomes, Terezinha Antonia de Albuquerque de Queiroz, Daiane |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Terezinha Antonia de Albuquerque de Queiroz, Daiane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tassigny, Monica Mota Gomes, Terezinha Antonia de Albuquerque de Queiroz, Daiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrução programada. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Metodologias ativas. Ensino-aprendizagem Direito e Novas Tecnologias |
topic |
Instrução programada. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Metodologias ativas. Ensino-aprendizagem Direito e Novas Tecnologias |
description |
O presente artigo analisa a eficácia da técnica da instrução programada, juntamente com o uso de duas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), no campo do ensino superior do direito. O trabalho pretende contribuir com o aspecto tecnológico, conforme a recente normatização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Curso de Direito, por meio da Resolução CNE/CES nº 5, de 17.12.2018. Portanto, o objetivo do trabalho é verificar a utilidade da ferramenta na aprendizagem. A metodologia parte de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Quanto ao objetivo, é de caráter exploratória e descritiva; de abordagem qualitativa e natureza teórico-empírica. Aplicou-se o instrumento pedagógico da instrução programada com TICs, em duas turmas do curso de direito de uma universidade particular, na cidade de Fortaleza. Os resultados da aplicação evidenciaram que o primeiro grupo avaliado, de 23 alunos, obteve 69,34% de rendimento, enquanto o segundo, de 26 alunos participantes, obteve 67,21% de rendimento, numa série de dez questões objetivas sobre adoção. Logo, verifica-se a eficiência da técnica, no âmbito do curso superior em direito, em especial, pelo seu caráter interativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/46426 10.12957/rqi.2021.46426 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/46426 |
identifier_str_mv |
10.12957/rqi.2021.46426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/quaestioiuris/article/view/46426/37756 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REVISTA QUAESTIO IURIS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REVISTA QUAESTIO IURIS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA QUAESTIO IURIS; v. 14 n. 02 (2021): REVISTA QUAESTIO IURIS - VOL. 14, N°02; 668-688 1516-0351 1807-8389 reponame:Revista Quaestio Iuris (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
collection |
Revista Quaestio Iuris (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Quaestio Iuris (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
danielqueiroz_uerj@infolink.com.br||revistaquaestiojuris@gmail.com |
_version_ |
1799318559350849536 |