Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química. |
id |
UFSC_d29fa226d3df7f3736b30149be040c87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244721 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo PlickersInstrução por Pares; Metodologias ativas; PlickersTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.A utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais indicada na formação de cidadãos, buscando-se desenvolver competências e habilidades necessárias para o século XXI. Estas metodologias emergem como abordagens que buscam potencializar a autonomia dos estudantes, promovendo maior comunicação, colaboração, criticidade e criatividade. Entre as diversas possibilidades encontradas atualmente, a Instrução por Pares se destaca no ensino de ciências da natureza. Contudo, existem poucos relatos na literatura, no âmbito nacional, sobre o uso desta metodologia aplicada ao ensino superior de química. Deste modo, no presente trabalho tivemos como objetivo geral analisar possíveis contribuições do método de Instrução por Pares associado ao aplicativo Plickers para a aprendizagem de estudantes no ensino superior. Participaram desta pesquisa estudantes de disciplinas de Química Geral oferecida a distintos cursos de uma universidade federal. Do ponto de vista qualitativo, a Instrução por Pares promoveu maior interação da turma durante as aulas, considerando as percepções dos discentes sobre a proposta de ensino. Já quantitativamente, o emprego do método em aulas de química promoveu valores de ganho de Hake moderados e altos, indicando que sua aplicação em turmas do ensino superior de química pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem e favorecer uma aprendizagem mais significativa.Florianópolis, SC.Sá, Luciana de PassosUniversidade Federal de Santa Catarina.Farias, Giliandro2023-02-27T19:37:53Z2023-02-27T19:37:53Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-02-27T19:37:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244721Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-27T19:37:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers |
title |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers |
spellingShingle |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers Farias, Giliandro Instrução por Pares; Metodologias ativas; Plickers |
title_short |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers |
title_full |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers |
title_fullStr |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers |
title_full_unstemmed |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers |
title_sort |
Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers |
author |
Farias, Giliandro |
author_facet |
Farias, Giliandro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Luciana de Passos Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Giliandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instrução por Pares; Metodologias ativas; Plickers |
topic |
Instrução por Pares; Metodologias ativas; Plickers |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-08 2023-02-27T19:37:53Z 2023-02-27T19:37:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652363793170432 |