Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Giliandro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.
id UFSC_d29fa226d3df7f3736b30149be040c87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244721
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo PlickersInstrução por Pares; Metodologias ativas; PlickersTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.A utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem é cada vez mais indicada na formação de cidadãos, buscando-se desenvolver competências e habilidades necessárias para o século XXI. Estas metodologias emergem como abordagens que buscam potencializar a autonomia dos estudantes, promovendo maior comunicação, colaboração, criticidade e criatividade. Entre as diversas possibilidades encontradas atualmente, a Instrução por Pares se destaca no ensino de ciências da natureza. Contudo, existem poucos relatos na literatura, no âmbito nacional, sobre o uso desta metodologia aplicada ao ensino superior de química. Deste modo, no presente trabalho tivemos como objetivo geral analisar possíveis contribuições do método de Instrução por Pares associado ao aplicativo Plickers para a aprendizagem de estudantes no ensino superior. Participaram desta pesquisa estudantes de disciplinas de Química Geral oferecida a distintos cursos de uma universidade federal. Do ponto de vista qualitativo, a Instrução por Pares promoveu maior interação da turma durante as aulas, considerando as percepções dos discentes sobre a proposta de ensino. Já quantitativamente, o emprego do método em aulas de química promoveu valores de ganho de Hake moderados e altos, indicando que sua aplicação em turmas do ensino superior de química pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem e favorecer uma aprendizagem mais significativa.Florianópolis, SC.Sá, Luciana de PassosUniversidade Federal de Santa Catarina.Farias, Giliandro2023-02-27T19:37:53Z2023-02-27T19:37:53Z2022-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-02-27T19:37:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244721Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-27T19:37:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
title Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
spellingShingle Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
Farias, Giliandro
Instrução por Pares; Metodologias ativas; Plickers
title_short Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
title_full Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
title_fullStr Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
title_full_unstemmed Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
title_sort Instrução por pares no ensino superior utilizando o aplicativo Plickers
author Farias, Giliandro
author_facet Farias, Giliandro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Luciana de Passos
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Giliandro
dc.subject.por.fl_str_mv Instrução por Pares; Metodologias ativas; Plickers
topic Instrução por Pares; Metodologias ativas; Plickers
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-08
2023-02-27T19:37:53Z
2023-02-27T19:37:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652363793170432