The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tinti, Tauan Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/61437
Resumo: O presente ensaio busca entender e extrair algumas implicações de uma escolha algo enigmática feita por Auerbach no capítulo de Mimesis dedicado aos realistas franceses: para discutir o papel fundamental de Stendhal na consolidação do que chama de “estilo médio” ou representação “séria”, Auerbach seleciona uma cena de importância secundária em O vermelho e o negro, com o tédio nela professado por Julien Sorel sendo caracterizado pelo crítico como “quase completamente incompreensível sem o conhecimento mais exato e detalhado da situação política, da estratificação social e das condições econômicas de um momento histórico muito definido, a saber, a França pouco antes da revolução de Julho” (AUERBACH, 2002, p. 406). É justamente sobre essa suposta incompreensibilidade que este ensaio se debruça: primeiro, ao apresentar um sentido genérico para a cena que independe do conhecimento tido como pré-requisito por Auerbach, calcado principalmente no estudo de Franco Moretti sobre o romance de formação; na sequência, amparado por um ensaio recente de Jacques Rancière sobre Auerbach, que também se detém sobre as razões para essa curio­sa escolha de Auerbach; por fim, com base na concepção do realismo desenvolvida por Fredric Jameson em The Antinomies of Realism, o ensaio busca sugerir uma ideia do realismo que se pretende relevante para o presente, e que passa ao largo da retórica do “realismo formal” de Ian Watt.
id UERJ-9_0fbe20edafb1ee151f92cf8fb1a3f838
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/61437
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for todayO tédio incompreensível de Julien Sorel, ou sobre a atualidade do realismoRealismErich AuerbachBildungsromanFormal Realism.RealismoErich AuerbachRomance de formaçãoRealismo formal.O presente ensaio busca entender e extrair algumas implicações de uma escolha algo enigmática feita por Auerbach no capítulo de Mimesis dedicado aos realistas franceses: para discutir o papel fundamental de Stendhal na consolidação do que chama de “estilo médio” ou representação “séria”, Auerbach seleciona uma cena de importância secundária em O vermelho e o negro, com o tédio nela professado por Julien Sorel sendo caracterizado pelo crítico como “quase completamente incompreensível sem o conhecimento mais exato e detalhado da situação política, da estratificação social e das condições econômicas de um momento histórico muito definido, a saber, a França pouco antes da revolução de Julho” (AUERBACH, 2002, p. 406). É justamente sobre essa suposta incompreensibilidade que este ensaio se debruça: primeiro, ao apresentar um sentido genérico para a cena que independe do conhecimento tido como pré-requisito por Auerbach, calcado principalmente no estudo de Franco Moretti sobre o romance de formação; na sequência, amparado por um ensaio recente de Jacques Rancière sobre Auerbach, que também se detém sobre as razões para essa curio­sa escolha de Auerbach; por fim, com base na concepção do realismo desenvolvida por Fredric Jameson em The Antinomies of Realism, o ensaio busca sugerir uma ideia do realismo que se pretende relevante para o presente, e que passa ao largo da retórica do “realismo formal” de Ian Watt.The essay at hand aims to both understand and draw some implications from a somewhat enigmatic choice made by Auerbach in the chapter of Mimesis on the French Realists: in order to discuss the key role played by Stendhal in the consolidation of the “middle” or “intermediate style”, Auerbach chooses a minor scene from The Red and The Black, with the boredom felt by Julien Sorel being then characterized by the critic as “almost incomprehensible without a most accurate and detailed knowledge of the political situation, the social stratification, and the economic circumstances of a perfectly definite historical moment, namely, that in which France found itself just before the July Revolution” (AUERBACH, 2003, p. 455). It is precisely with this alleged incomprehensibility that this essay attempts to deal: first, by presenting a generic meaning for the scene that does not rely on the knowledge assumed as a pre-requisite by Auerbach, mainly following Franco Moretti’s book on the Bilgungsroman; then, supported by a recent essay by Jacques Rancière on Auerbach, in which the philosopher also dwells on the reasons for Auerbach’s curious choice; finally, based on the conception of realism developed by Fredric Jameson in The Antinomies of Realism, the essay attempts to suggest an idea of realism that pretends to be relevant for present times, and which bypasses Ian Watt’s rhetoric of “Formal Realism”.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/6143710.12957/matraga.2022.61437Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 29 n. 55 (2022): Miscelânea; 119-129MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 29 No. 55 (2022): Miscelaneous; 119-1292446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/61437/41605Tinti, Tauan Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-27T10:06:42Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/61437Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2022-05-27T10:06:42Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today
O tédio incompreensível de Julien Sorel, ou sobre a atualidade do realismo
title The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today
spellingShingle The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today
Tinti, Tauan Fernandes
Realism
Erich Auerbach
Bildungsroman
Formal Realism.
Realismo
Erich Auerbach
Romance de formação
Realismo formal.
title_short The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today
title_full The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today
title_fullStr The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today
title_full_unstemmed The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today
title_sort The Incomprehensible Boredom of Julien Sorel, or On the relevance of realism for today
author Tinti, Tauan Fernandes
author_facet Tinti, Tauan Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tinti, Tauan Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Realism
Erich Auerbach
Bildungsroman
Formal Realism.
Realismo
Erich Auerbach
Romance de formação
Realismo formal.
topic Realism
Erich Auerbach
Bildungsroman
Formal Realism.
Realismo
Erich Auerbach
Romance de formação
Realismo formal.
description O presente ensaio busca entender e extrair algumas implicações de uma escolha algo enigmática feita por Auerbach no capítulo de Mimesis dedicado aos realistas franceses: para discutir o papel fundamental de Stendhal na consolidação do que chama de “estilo médio” ou representação “séria”, Auerbach seleciona uma cena de importância secundária em O vermelho e o negro, com o tédio nela professado por Julien Sorel sendo caracterizado pelo crítico como “quase completamente incompreensível sem o conhecimento mais exato e detalhado da situação política, da estratificação social e das condições econômicas de um momento histórico muito definido, a saber, a França pouco antes da revolução de Julho” (AUERBACH, 2002, p. 406). É justamente sobre essa suposta incompreensibilidade que este ensaio se debruça: primeiro, ao apresentar um sentido genérico para a cena que independe do conhecimento tido como pré-requisito por Auerbach, calcado principalmente no estudo de Franco Moretti sobre o romance de formação; na sequência, amparado por um ensaio recente de Jacques Rancière sobre Auerbach, que também se detém sobre as razões para essa curio­sa escolha de Auerbach; por fim, com base na concepção do realismo desenvolvida por Fredric Jameson em The Antinomies of Realism, o ensaio busca sugerir uma ideia do realismo que se pretende relevante para o presente, e que passa ao largo da retórica do “realismo formal” de Ian Watt.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo de literatura
artigos de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/61437
10.12957/matraga.2022.61437
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/61437
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2022.61437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/61437/41605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 29 n. 55 (2022): Miscelânea; 119-129
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 29 No. 55 (2022): Miscelaneous; 119-129
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318494915854336