Diferentes conformações da timidez
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/66117 |
Resumo: | Este artigo aborda as opiniões do crítico de arte Rodrigo Naves a respeito de certo cânone das artes plásticas difundido a partir do modernismo de 1922 e de seus desdobramentos, como a antropofagia. O trabalho pro- cura contextualizar as reservas do autor em relação a artistas que se notabilizaram junto a esses movimentos, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, bem como em relação aos critérios empregados pelos intelectuais modernistas em reflexões sobre pintores brasileiros. O método utilizado é a análise de diferentes textos do crítico de modo a sublinhar as premissas teóricas, históricas e estéticas que fundamentam sua posição. De resto, buscam-se também elementos para compreender a linhagem das artes plásticas composta por Rodrigo Naves em A forma difícil, da qual estão excluídos muitos dos nomes do cânone modernista. |
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Diferentes conformações da timidezDifferent Conformations of ShynessModernismoArtes plásticasRodrigo NavesTimidez.ModernismVisual artsRodrigo NavesShyness.Este artigo aborda as opiniões do crítico de arte Rodrigo Naves a respeito de certo cânone das artes plásticas difundido a partir do modernismo de 1922 e de seus desdobramentos, como a antropofagia. O trabalho pro- cura contextualizar as reservas do autor em relação a artistas que se notabilizaram junto a esses movimentos, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, bem como em relação aos critérios empregados pelos intelectuais modernistas em reflexões sobre pintores brasileiros. O método utilizado é a análise de diferentes textos do crítico de modo a sublinhar as premissas teóricas, históricas e estéticas que fundamentam sua posição. De resto, buscam-se também elementos para compreender a linhagem das artes plásticas composta por Rodrigo Naves em A forma difícil, da qual estão excluídos muitos dos nomes do cânone modernista.This work discusses the opinions of the art critic Rodrigo Naves about the canon of the plastic arts spread by the modernism of 1922 and its developments. The work tries to contextualize the author’s restrictions about artists who became famous with these movements, Anita Malfatti and Tarsila do Amaral for example, as well as about the criteria used by modernist intellectuals in reflections on Brazilian painters. The method used is the analysis of different texts by the critic in order to underline the theoretical, historical and aesthetic assumptions that underlie his position. Moreover, the article seeks to understand the lineage of the visual arts composed by Rodrigo Naves in A forma difícil, in which names of the modernist canon do not appear.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/6611710.12957/matraga.2022.66117Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 29 n. 57 (2022): Aquém além 22: modernismos em ponto de fuga; 471-483MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 29 No. 57 (2022): After before 22: modernisms in a vanishing point; 471-4832446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/66117/43874Gasparete, Luiz Philip Fáveroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-13T01:43:35Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/66117Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2023-02-13T01:43:35Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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