Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26329 |
Resumo: | O uso de marcadores discursivos, a coesão lexical e a complexidade sintática podem não ser suficientes para gerar uma avaliação inequívoca do discurso escrito de aprendizes de inglês como segunda língua. O presente estudo debruça-se sobre um caso para explorar essa questão, motivado pelo baixo índice de concordância entre dois professores responsáveis pela avaliação dos textos produzidos para o curso introdutório de discurso escrito em inglês como L2. A análise mostra que enquanto um dos avaliadores construiu sentido através da rede lexical, o outro não encontrou pistas suficientes para fazê-lo, avaliando o texto menos favoravelmente. A estrutura da informação e o excesso de deslocamentos de expressões adverbiais topicalizadoras para posição temática, violando as condições preferíveis para que estes aconteçam, são possíveis explicações para o baixo índice de concordância entre os avaliadores. Para concluir, algumas implicações pedagógicas são discutidas. |
id |
UERJ-9_3edd95c9804869dc0f7d8749ac3d1e97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26329 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentidoESL written discourse: pragmatic constraints and construction of meaningdeslocamento topicalizadordiscurso escrito em ESLpedagogia de ensino de discurso escrito em ELErestrições pragmáticas.Y-movementsESL writing evaluationpragmatic constraintsdiscourse analysiswriting pedagogy.O uso de marcadores discursivos, a coesão lexical e a complexidade sintática podem não ser suficientes para gerar uma avaliação inequívoca do discurso escrito de aprendizes de inglês como segunda língua. O presente estudo debruça-se sobre um caso para explorar essa questão, motivado pelo baixo índice de concordância entre dois professores responsáveis pela avaliação dos textos produzidos para o curso introdutório de discurso escrito em inglês como L2. A análise mostra que enquanto um dos avaliadores construiu sentido através da rede lexical, o outro não encontrou pistas suficientes para fazê-lo, avaliando o texto menos favoravelmente. A estrutura da informação e o excesso de deslocamentos de expressões adverbiais topicalizadoras para posição temática, violando as condições preferíveis para que estes aconteçam, são possíveis explicações para o baixo índice de concordância entre os avaliadores. Para concluir, algumas implicações pedagógicas são discutidas.This paper investigated how lexical markers, lexical specificity, and syntactical complexity related to the way in which two composition instructors judged a freshman-ESL-student’s essay. While one rater drew on the lexical organization to create coherence, the other did not find in the context of discourse enough information to do the same, assessing the text less favorably than the first. Information structure and overuse of parallel and Y-movement constructions may explain why raters disagree in this and in other similar cases. To close, some pedagogical implications are discussed.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26329Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 17 n. 26 (2010): Aspectos da Descrição da Língua Portuguesa ou de Línguas EstrangeirasMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 17 No. 26 (2010): Descriptive studies: Portuguese and foreign languages2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26329/18800Saliés, Tânia Gastãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:42Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/26329Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:42Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido ESL written discourse: pragmatic constraints and construction of meaning |
title |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido |
spellingShingle |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido Saliés, Tânia Gastão deslocamento topicalizador discurso escrito em ESL pedagogia de ensino de discurso escrito em ELE restrições pragmáticas. Y-movements ESL writing evaluation pragmatic constraints discourse analysis writing pedagogy. |
title_short |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido |
title_full |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido |
title_fullStr |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido |
title_full_unstemmed |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido |
title_sort |
Discurso escrito em ESL: variáveis pragmáticas e a construção do sentido |
author |
Saliés, Tânia Gastão |
author_facet |
Saliés, Tânia Gastão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saliés, Tânia Gastão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
deslocamento topicalizador discurso escrito em ESL pedagogia de ensino de discurso escrito em ELE restrições pragmáticas. Y-movements ESL writing evaluation pragmatic constraints discourse analysis writing pedagogy. |
topic |
deslocamento topicalizador discurso escrito em ESL pedagogia de ensino de discurso escrito em ELE restrições pragmáticas. Y-movements ESL writing evaluation pragmatic constraints discourse analysis writing pedagogy. |
description |
O uso de marcadores discursivos, a coesão lexical e a complexidade sintática podem não ser suficientes para gerar uma avaliação inequívoca do discurso escrito de aprendizes de inglês como segunda língua. O presente estudo debruça-se sobre um caso para explorar essa questão, motivado pelo baixo índice de concordância entre dois professores responsáveis pela avaliação dos textos produzidos para o curso introdutório de discurso escrito em inglês como L2. A análise mostra que enquanto um dos avaliadores construiu sentido através da rede lexical, o outro não encontrou pistas suficientes para fazê-lo, avaliando o texto menos favoravelmente. A estrutura da informação e o excesso de deslocamentos de expressões adverbiais topicalizadoras para posição temática, violando as condições preferíveis para que estes aconteçam, são possíveis explicações para o baixo índice de concordância entre os avaliadores. Para concluir, algumas implicações pedagógicas são discutidas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26329 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26329/18800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 17 n. 26 (2010): Aspectos da Descrição da Língua Portuguesa ou de Línguas Estrangeiras MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 17 No. 26 (2010): Descriptive studies: Portuguese and foreign languages 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318492820799488 |