O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Célia Regina dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624
Resumo: Este trabalho visa discutir a contribuição da pesquisa científica para o ensino do português. Analisou-se o quadro de pronomes pessoais apresentado em 14 livros didáticos de português utilizados no ensino fundamental e médio. Com base em resultados de pesquisa, identificaram-se os seguintes problemas no material didático: (i) as formas pronominais você, vocês e a gente que são usuais no português brasileiro não constam do rol de pronomes pessoais; (ii) a correlação entre as formas tratamentais do paradigma de tu e de você ainda é condenada pelos autores dos manuais didáticos e vista negativamente como “mistura de tratamento”.
id UERJ-9_7554222b2f8489d2e9b4b039848a1ce1
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/22624
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINOPERSONAL PRONOUNS: MISMATCHES BETWEEN RESEARCH AND TEACHINGmistura de tratamentopronomes pessoaisensino de português.mixing address formspersonal pronounsteaching Portuguese.Este trabalho visa discutir a contribuição da pesquisa científica para o ensino do português. Analisou-se o quadro de pronomes pessoais apresentado em 14 livros didáticos de português utilizados no ensino fundamental e médio. Com base em resultados de pesquisa, identificaram-se os seguintes problemas no material didático: (i) as formas pronominais você, vocês e a gente que são usuais no português brasileiro não constam do rol de pronomes pessoais; (ii) a correlação entre as formas tratamentais do paradigma de tu e de você ainda é condenada pelos autores dos manuais didáticos e vista negativamente como “mistura de tratamento”.This work aims to discuss the contribution of scientific research to the teaching of Portuguese. We analyze 14 textbooks of Portuguese used in primary and highschool and show how they describe the personal pronouns. Based on research results, we discuss some problems identified in textbooks: (i) the news pronouns você (you.SG.NOM), vocês (you.PL.NOM) and a gente “the folks” (we.PL.NOM) used in Brazilian Portuguese are not included in the in the list of personal pronouns; (ii) the correlation between the two forms of address tu (you.2nd person.SG) and você (you.3rd person.SG) is condemned by the authors and considered negatively as “mixing address forms”.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 19 n. 30 (2012): Linguagem e ensino - problematização e diálogoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 19 No. 30 (2012): Language and its Teaching - questions and opportunities for dialogue2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624/16167Lopes, Célia Regina dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:37Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/22624Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:37Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
PERSONAL PRONOUNS: MISMATCHES BETWEEN RESEARCH AND TEACHING
title O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
spellingShingle O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
Lopes, Célia Regina dos Santos
mistura de tratamento
pronomes pessoais
ensino de português.
mixing address forms
personal pronouns
teaching Portuguese.
title_short O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title_full O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title_fullStr O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title_full_unstemmed O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
title_sort O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
author Lopes, Célia Regina dos Santos
author_facet Lopes, Célia Regina dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Célia Regina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv mistura de tratamento
pronomes pessoais
ensino de português.
mixing address forms
personal pronouns
teaching Portuguese.
topic mistura de tratamento
pronomes pessoais
ensino de português.
mixing address forms
personal pronouns
teaching Portuguese.
description Este trabalho visa discutir a contribuição da pesquisa científica para o ensino do português. Analisou-se o quadro de pronomes pessoais apresentado em 14 livros didáticos de português utilizados no ensino fundamental e médio. Com base em resultados de pesquisa, identificaram-se os seguintes problemas no material didático: (i) as formas pronominais você, vocês e a gente que são usuais no português brasileiro não constam do rol de pronomes pessoais; (ii) a correlação entre as formas tratamentais do paradigma de tu e de você ainda é condenada pelos autores dos manuais didáticos e vista negativamente como “mistura de tratamento”.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624/16167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 19 n. 30 (2012): Linguagem e ensino - problematização e diálogo
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 19 No. 30 (2012): Language and its Teaching - questions and opportunities for dialogue
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318492103573504