O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624 |
Resumo: | Este trabalho visa discutir a contribuição da pesquisa científica para o ensino do português. Analisou-se o quadro de pronomes pessoais apresentado em 14 livros didáticos de português utilizados no ensino fundamental e médio. Com base em resultados de pesquisa, identificaram-se os seguintes problemas no material didático: (i) as formas pronominais você, vocês e a gente que são usuais no português brasileiro não constam do rol de pronomes pessoais; (ii) a correlação entre as formas tratamentais do paradigma de tu e de você ainda é condenada pelos autores dos manuais didáticos e vista negativamente como “mistura de tratamento”. |
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O QUADRO DOS PRONOMES PESSOAIS: DESCOMPASSO ENTRE PESQUISA E ENSINOPERSONAL PRONOUNS: MISMATCHES BETWEEN RESEARCH AND TEACHINGmistura de tratamentopronomes pessoaisensino de português.mixing address formspersonal pronounsteaching Portuguese.Este trabalho visa discutir a contribuição da pesquisa científica para o ensino do português. Analisou-se o quadro de pronomes pessoais apresentado em 14 livros didáticos de português utilizados no ensino fundamental e médio. Com base em resultados de pesquisa, identificaram-se os seguintes problemas no material didático: (i) as formas pronominais você, vocês e a gente que são usuais no português brasileiro não constam do rol de pronomes pessoais; (ii) a correlação entre as formas tratamentais do paradigma de tu e de você ainda é condenada pelos autores dos manuais didáticos e vista negativamente como “mistura de tratamento”.This work aims to discuss the contribution of scientific research to the teaching of Portuguese. We analyze 14 textbooks of Portuguese used in primary and highschool and show how they describe the personal pronouns. Based on research results, we discuss some problems identified in textbooks: (i) the news pronouns você (you.SG.NOM), vocês (you.PL.NOM) and a gente “the folks” (we.PL.NOM) used in Brazilian Portuguese are not included in the in the list of personal pronouns; (ii) the correlation between the two forms of address tu (you.2nd person.SG) and você (you.3rd person.SG) is condemned by the authors and considered negatively as “mixing address forms”.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 19 n. 30 (2012): Linguagem e ensino - problematização e diálogoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 19 No. 30 (2012): Language and its Teaching - questions and opportunities for dialogue2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22624/16167Lopes, Célia Regina dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:37Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/22624Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:37Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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Este trabalho visa discutir a contribuição da pesquisa científica para o ensino do português. Analisou-se o quadro de pronomes pessoais apresentado em 14 livros didáticos de português utilizados no ensino fundamental e médio. Com base em resultados de pesquisa, identificaram-se os seguintes problemas no material didático: (i) as formas pronominais você, vocês e a gente que são usuais no português brasileiro não constam do rol de pronomes pessoais; (ii) a correlação entre as formas tratamentais do paradigma de tu e de você ainda é condenada pelos autores dos manuais didáticos e vista negativamente como “mistura de tratamento”. |
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