Os Maias da TV Globo e a construção da personagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27890 |
Resumo: | Na adaptação de uma obra literária ao cinema ou à televisão, há sempre algo que permanece imutável, transformando os limites de um desvio aceitável ou de uma subversão total em experiência dupla aos olhos de leitores e espectadores. No caso d’Os Maias, de Eça de Queirós, e sua adaptação por Maria Adelaide Amaral, o equilíbrio entre o respeito pelo romance e o ambiente televisivo leva à questão complexa do que é adaptar: passagem e fronteira, dívida e criação. O objectivo deste trabalho é explorar o encontro entre os princípios da adaptação e a construção da personagem. Ora, Afonso da Maia e Maria Eduarda encontram-se em posição privilegiada para dar conta do que pode ser considerado o ofício perfectivo mas nunca perfeito da adaptação. |
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Os Maias da TV Globo e a construção da personagemOs Maias, adapted to TV, and the construction of the main charactersOs MaiasadaptaçãopersonagemAfonso da MaiaMaria Eduarda.Os MaiasadaptationcharacterAfonso da MaiaMaria Eduarda.Na adaptação de uma obra literária ao cinema ou à televisão, há sempre algo que permanece imutável, transformando os limites de um desvio aceitável ou de uma subversão total em experiência dupla aos olhos de leitores e espectadores. No caso d’Os Maias, de Eça de Queirós, e sua adaptação por Maria Adelaide Amaral, o equilíbrio entre o respeito pelo romance e o ambiente televisivo leva à questão complexa do que é adaptar: passagem e fronteira, dívida e criação. O objectivo deste trabalho é explorar o encontro entre os princípios da adaptação e a construção da personagem. Ora, Afonso da Maia e Maria Eduarda encontram-se em posição privilegiada para dar conta do que pode ser considerado o ofício perfectivo mas nunca perfeito da adaptação.The adaptation of a literary work to cinema or to television always implies something which remains immutable, turning the limits of what is an acceptable diversion or a radical subversion in a double experience to the eyes of the audiences. Concerning Os Maias, by Eça de Queirós, and the adaptation by Maria Adelaide Amaral, the balance between the respect for the novel and the televisual features leads to a complex subject: the adaptation as passage and as border, as debt and as creation. The aim of this work is to enlighten this particular matter by exploring the connection between the construction of character and the principles of adaptation. Therefore, Afonso da Maia e Maria Eduarda are in the ideal position to represent what can be considered the perfective but never perfect labors of adaptation.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigo de literaturaartigos de literaturaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27890Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 15 n. 23 (2008): Machado de Assis e Eça de QueirósMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 15 No. 23 (2008): Machado de Assis and Eça de Queirós2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27890/19964Bernardes, Joana Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/27890Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:46Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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