Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Brízzida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/74868
Resumo: Este ensaio aborda a transdisciplinaridade propiciada pela Linguística Cognitiva, nomeadamente pelas teorias da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002); categorização e recategorização em L2 (LITTLEMORE, 2015) e Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987), como resposta aos desafios enfrentados em uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem do português como língua de herança na França, mediado pela leitura de histórias em quadrinhos (CALDEIRA, 2021). Graças à conjugação de teorias que conversam com a LC, foi desenvolvida uma metodologia de cristalização de dados, com base no proposto por Richardson (2018), na qual cada elemento do corpus atuou como uma das facetas presentes na coconstrução dos entendimentos gerados na pesquisa.
id UERJ-9_91e07e99f6189db51a1651958a3ae1cf
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74868
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certoCognitive linguistics, cartuns and portuguese as a heritage language: a blend that thrivedCognitive linguisticsComicsPortuguese as a Heritage LanguageTransdisciplinarity.Linguística cognitivaHistórias em quadrinhosPortuguês língua de herançaTransdisciplinaridade.Este ensaio aborda a transdisciplinaridade propiciada pela Linguística Cognitiva, nomeadamente pelas teorias da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002); categorização e recategorização em L2 (LITTLEMORE, 2015) e Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987), como resposta aos desafios enfrentados em uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem do português como língua de herança na França, mediado pela leitura de histórias em quadrinhos (CALDEIRA, 2021). Graças à conjugação de teorias que conversam com a LC, foi desenvolvida uma metodologia de cristalização de dados, com base no proposto por Richardson (2018), na qual cada elemento do corpus atuou como uma das facetas presentes na coconstrução dos entendimentos gerados na pesquisa.This essay addresses transdisciplinarity as a response to the challenges faced in an investigation on the teaching-learning process of Portuguese as a heritage language in France, mediated by the reading of comics (CALDEIRA, 2021). Namely, it conjugates Cognitive Linguistics theories such as Conceptual Integration (FAUCONNIER; TURNER, 2002), categorization and recategorization in L2 (LITTLEMORE, 2015), and Idealized Cognitive Models (LAKOFF, 1987) with psycholinguistics, second language acquisition, and linguistic anthropology. Thanks to the transgression of disciplinarity borders, a methodology of data crystallization was developed, based on the one proposed by Richardson (2018), in which each element of the corpus acted as one of the facets present in the coconstruction of understandings relative to the research questions.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/7486810.12957/matraga.2023.74868Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 30 n. 59 (2023): Interrelações entre linguagem, cultura e cognição em contextos de uso; 404-421MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 30 No. 59 (2023): Interrelations betwenn language, culture and cognition in usage-based contexts; 404-4212446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/74868/46399Caldeira, Brízzidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-02T10:49:18Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/74868Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2023-06-02T10:49:18Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
Cognitive linguistics, cartuns and portuguese as a heritage language: a blend that thrived
title Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
spellingShingle Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
Caldeira, Brízzida
Cognitive linguistics
Comics
Portuguese as a Heritage Language
Transdisciplinarity.
Linguística cognitiva
Histórias em quadrinhos
Português língua de herança
Transdisciplinaridade.
title_short Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
title_full Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
title_fullStr Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
title_full_unstemmed Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
title_sort Linguística cognitiva, quadrinhos e português língua de herança: uma mescla que deu certo
author Caldeira, Brízzida
author_facet Caldeira, Brízzida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Brízzida
dc.subject.por.fl_str_mv Cognitive linguistics
Comics
Portuguese as a Heritage Language
Transdisciplinarity.
Linguística cognitiva
Histórias em quadrinhos
Português língua de herança
Transdisciplinaridade.
topic Cognitive linguistics
Comics
Portuguese as a Heritage Language
Transdisciplinarity.
Linguística cognitiva
Histórias em quadrinhos
Português língua de herança
Transdisciplinaridade.
description Este ensaio aborda a transdisciplinaridade propiciada pela Linguística Cognitiva, nomeadamente pelas teorias da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER, 2002); categorização e recategorização em L2 (LITTLEMORE, 2015) e Modelos Cognitivos Idealizados (LAKOFF, 1987), como resposta aos desafios enfrentados em uma investigação sobre o processo de ensino-aprendizagem do português como língua de herança na França, mediado pela leitura de histórias em quadrinhos (CALDEIRA, 2021). Graças à conjugação de teorias que conversam com a LC, foi desenvolvida uma metodologia de cristalização de dados, com base no proposto por Richardson (2018), na qual cada elemento do corpus atuou como uma das facetas presentes na coconstrução dos entendimentos gerados na pesquisa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/74868
10.12957/matraga.2023.74868
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/74868
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2023.74868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/74868/46399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 30 n. 59 (2023): Interrelações entre linguagem, cultura e cognição em contextos de uso; 404-421
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 30 No. 59 (2023): Interrelations betwenn language, culture and cognition in usage-based contexts; 404-421
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318491348598784