The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778 |
Resumo: | Neste trabalho, buscamos mostrar a trajetória da construção de textos produzidos por ocasião de um projeto de internacionalização do conhecimento, arquitetado para estudantes do Ensino Médio de uma escola tecnológica. Trata-se de um estudo de caso orientado pela teoria das políticas linguísticas educativas que focalizam o papel do professor como agente da microesfera escolar (MENKEN; GARCÍA, 2010) e pela metodologia de análise do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992). As análises permitem visualizar o modo como as políticas linguísticas (ações coletivas, dinâmicas e conflituosas) podem ser encabeçadas e conduzidas por um professor que é hierarquicamente inferior, em termos da função institucional que exerce, aos seus interlocutores.---http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778 |
id |
UERJ-9_9d102aec51faaab54ab8a53da5ef4f1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20778 |
network_acronym_str |
UERJ-9 |
network_name_str |
Matraga (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school studentsO professor como um policy maker: o contexto da produção de texto em um projeto de internacionalização do conhecimento para alunos de ensino médio de uma escola tecnológicapolíticas linguísticas educativasagentividadeprofessorCiclo de Políticaslanguage education policiesagencyteacherPolicy CycleNeste trabalho, buscamos mostrar a trajetória da construção de textos produzidos por ocasião de um projeto de internacionalização do conhecimento, arquitetado para estudantes do Ensino Médio de uma escola tecnológica. Trata-se de um estudo de caso orientado pela teoria das políticas linguísticas educativas que focalizam o papel do professor como agente da microesfera escolar (MENKEN; GARCÍA, 2010) e pela metodologia de análise do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992). As análises permitem visualizar o modo como as políticas linguísticas (ações coletivas, dinâmicas e conflituosas) podem ser encabeçadas e conduzidas por um professor que é hierarquicamente inferior, em termos da função institucional que exerce, aos seus interlocutores.---http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778In this paper, we aim to present the process of texts construction during a knowledge internationalization project conceived of for high-school students from a technological school. It is a case study guided by the theory of language education policies, which focuses on the teacher's role as an agent of the school micro context (MENKEN; GARCÍA, 2010) and the Policy Cycle method of analysis (BALL; BOWE, 1992). The results show how language policies (collective actions, dynamic and conflicting) may be headed and led by a teacher, who is hierarchically inferior to her interlocutors in terms of institutional position.---http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/2077810.12957/matraga.2016.20778Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 23 n. 38 (2016): Políticas linguísticasMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 23 No. 38 (2016): Language Policies2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778/18161Cáceres, Glenda Hellerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-28T15:55:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20778Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:55:39Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students O professor como um policy maker: o contexto da produção de texto em um projeto de internacionalização do conhecimento para alunos de ensino médio de uma escola tecnológica |
title |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students |
spellingShingle |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students Cáceres, Glenda Heller políticas linguísticas educativas agentividade professor Ciclo de Políticas language education policies agency teacher Policy Cycle |
title_short |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students |
title_full |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students |
title_fullStr |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students |
title_full_unstemmed |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students |
title_sort |
The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students |
author |
Cáceres, Glenda Heller |
author_facet |
Cáceres, Glenda Heller |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cáceres, Glenda Heller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas linguísticas educativas agentividade professor Ciclo de Políticas language education policies agency teacher Policy Cycle |
topic |
políticas linguísticas educativas agentividade professor Ciclo de Políticas language education policies agency teacher Policy Cycle |
description |
Neste trabalho, buscamos mostrar a trajetória da construção de textos produzidos por ocasião de um projeto de internacionalização do conhecimento, arquitetado para estudantes do Ensino Médio de uma escola tecnológica. Trata-se de um estudo de caso orientado pela teoria das políticas linguísticas educativas que focalizam o papel do professor como agente da microesfera escolar (MENKEN; GARCÍA, 2010) e pela metodologia de análise do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992). As análises permitem visualizar o modo como as políticas linguísticas (ações coletivas, dinâmicas e conflituosas) podem ser encabeçadas e conduzidas por um professor que é hierarquicamente inferior, em termos da função institucional que exerce, aos seus interlocutores.---http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigos de linguística artigos de linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778 10.12957/matraga.2016.20778 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778 |
identifier_str_mv |
10.12957/matraga.2016.20778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778/18161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 23 n. 38 (2016): Políticas linguísticas MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 23 No. 38 (2016): Language Policies 2446-6905 1414-7165 reponame:Matraga (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Matraga (Online) |
collection |
Matraga (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasmatraga@uerj.br |
_version_ |
1799318492037513216 |