The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cáceres, Glenda Heller
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778
Resumo: Neste trabalho, buscamos mostrar a trajetória da construção de textos produzidos por ocasião de um projeto de internacionalização do conhecimento, arquitetado para estudantes do Ensino Médio de uma escola tecnológica. Trata-se de um estudo de caso orientado pela teoria das políticas linguísticas educativas que focalizam o papel do professor como agente da microesfera escolar (MENKEN; GARCÍA, 2010) e pela metodologia de análise do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992). As análises permitem visualizar o modo como as políticas linguísticas (ações coletivas, dinâmicas e conflituosas) podem ser encabeçadas e conduzidas por um professor que é hierarquicamente inferior, em termos da função institucional que exerce, aos seus interlocutores.---http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778
id UERJ-9_9d102aec51faaab54ab8a53da5ef4f1e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20778
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school studentsO professor como um policy maker: o contexto da produção de texto em um projeto de internacionalização do conhecimento para alunos de ensino médio de uma escola tecnológicapolíticas linguísticas educativasagentividadeprofessorCiclo de Políticaslanguage education policiesagencyteacherPolicy CycleNeste trabalho, buscamos mostrar a trajetória da construção de textos produzidos por ocasião de um projeto de internacionalização do conhecimento, arquitetado para estudantes do Ensino Médio de uma escola tecnológica. Trata-se de um estudo de caso orientado pela teoria das políticas linguísticas educativas que focalizam o papel do professor como agente da microesfera escolar (MENKEN; GARCÍA, 2010) e pela metodologia de análise do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992). As análises permitem visualizar o modo como as políticas linguísticas (ações coletivas, dinâmicas e conflituosas) podem ser encabeçadas e conduzidas por um professor que é hierarquicamente inferior, em termos da função institucional que exerce, aos seus interlocutores.---http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778In this paper, we aim to present the process of texts construction during a knowledge internationalization project conceived of for high-school students from a technological school. It is a case study guided by the theory of language education policies, which focuses on the teacher's role as an agent of the school micro context (MENKEN; GARCÍA, 2010) and the Policy Cycle method of analysis (BALL; BOWE, 1992). The results show how language policies (collective actions, dynamic and conflicting) may be headed and led by a teacher, who is hierarchically inferior to her interlocutors in terms of institutional position.---http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/2077810.12957/matraga.2016.20778Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 23 n. 38 (2016): Políticas linguísticasMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 23 No. 38 (2016): Language Policies2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778/18161Cáceres, Glenda Hellerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-28T15:55:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20778Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2021-06-28T15:55:39Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
O professor como um policy maker: o contexto da produção de texto em um projeto de internacionalização do conhecimento para alunos de ensino médio de uma escola tecnológica
title The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
spellingShingle The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
Cáceres, Glenda Heller
políticas linguísticas educativas
agentividade
professor
Ciclo de Políticas
language education policies
agency
teacher
Policy Cycle
title_short The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
title_full The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
title_fullStr The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
title_full_unstemmed The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
title_sort The teacher as a policy maker: the context of text production in a knowledge internationalization project for technological high-school students
author Cáceres, Glenda Heller
author_facet Cáceres, Glenda Heller
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cáceres, Glenda Heller
dc.subject.por.fl_str_mv políticas linguísticas educativas
agentividade
professor
Ciclo de Políticas
language education policies
agency
teacher
Policy Cycle
topic políticas linguísticas educativas
agentividade
professor
Ciclo de Políticas
language education policies
agency
teacher
Policy Cycle
description Neste trabalho, buscamos mostrar a trajetória da construção de textos produzidos por ocasião de um projeto de internacionalização do conhecimento, arquitetado para estudantes do Ensino Médio de uma escola tecnológica. Trata-se de um estudo de caso orientado pela teoria das políticas linguísticas educativas que focalizam o papel do professor como agente da microesfera escolar (MENKEN; GARCÍA, 2010) e pela metodologia de análise do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE, 1992). As análises permitem visualizar o modo como as políticas linguísticas (ações coletivas, dinâmicas e conflituosas) podem ser encabeçadas e conduzidas por um professor que é hierarquicamente inferior, em termos da função institucional que exerce, aos seus interlocutores.---http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.20778
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778
10.12957/matraga.2016.20778
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2016.20778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/20778/18161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 23 n. 38 (2016): Políticas linguísticas
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 23 No. 38 (2016): Language Policies
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318492037513216