Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/63754 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa é identificar fases da interação entre professores e alunos do ensino fundamental durante execução de atividades de leitura detalhada e analisar seu papel na negociação de significados no discurso pedagógico. As atividades baseiam-se na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, cuja metodologia de ensino está desenhada como Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) e cujos pressupostos teóricos partem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O corpus é constituído por sequências de falas de dois mediadores e de uma turma de alunos do 6º e 7º ano, durante uma ação de extensão do projeto Ateliê de Textos (FUZER, 2016) numa escola pública, em Santa Maria, RS, em 2019. As falas foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas conforme os procedimentos da pesquisa de Gerhardt (2018). Foram analisadas as ocorrências de funções da fala a partir de realizações léxico-gramaticais e respectivas reações (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e identificadas fases da interação na leitura compartilhada (ROSE; MARTIN, 2012). Os resultados evidenciaram a Pergunta como a função da fala mais utilizada pelos participantes da interação, seguida de Comando, usado, principalmente, pelos docentes por meio de metáfora gramatical. As fases preparação e elaboração, utilizadas pelos professores, propiciou que os alunos respondessem adequadamente ao que foi solicitado, embora o uso da fase elaboração não tenha ocorrido pelos discentes. Verifica-se, assim, a importância do planejamento prévio pelos professores do modo de conduzir as Perguntas nas aulas, a fim de que os alunos utilizem a elaboração durante a leitura compartilhada. |
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Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da falaPhases of interaction in shared reading between teachers and students based on the analysis of speech functionsLinguística Sistêmico-FuncionalMetafunção InterpessoalPedagogia com base em GênerosLeitura CompartilhadaFases da InteraçãoSystemic-Functional LinguisticsInterpersonal metafunctionSydney School Genres PedagogyShared readinInteraction phasesO objetivo da pesquisa é identificar fases da interação entre professores e alunos do ensino fundamental durante execução de atividades de leitura detalhada e analisar seu papel na negociação de significados no discurso pedagógico. As atividades baseiam-se na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, cuja metodologia de ensino está desenhada como Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) e cujos pressupostos teóricos partem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O corpus é constituído por sequências de falas de dois mediadores e de uma turma de alunos do 6º e 7º ano, durante uma ação de extensão do projeto Ateliê de Textos (FUZER, 2016) numa escola pública, em Santa Maria, RS, em 2019. As falas foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas conforme os procedimentos da pesquisa de Gerhardt (2018). Foram analisadas as ocorrências de funções da fala a partir de realizações léxico-gramaticais e respectivas reações (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e identificadas fases da interação na leitura compartilhada (ROSE; MARTIN, 2012). Os resultados evidenciaram a Pergunta como a função da fala mais utilizada pelos participantes da interação, seguida de Comando, usado, principalmente, pelos docentes por meio de metáfora gramatical. As fases preparação e elaboração, utilizadas pelos professores, propiciou que os alunos respondessem adequadamente ao que foi solicitado, embora o uso da fase elaboração não tenha ocorrido pelos discentes. Verifica-se, assim, a importância do planejamento prévio pelos professores do modo de conduzir as Perguntas nas aulas, a fim de que os alunos utilizem a elaboração durante a leitura compartilhada.The objective of the research is to identify phases of interaction between teachers and elementary school students during the execution of detailed reading activities and to analyze their role in the negotiation of meanings in the pedagogical discourse. The activities are based on the Sydney School Genres Pedagogy, whose teaching methodology is designed as the Teaching and Learning Cycle (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) and whose theoretical assumptions are based on Systemic-Functional Linguistics (LSF). The corpus consists of speech sequences by two mediators and a group of 6th and 7th grade students, during an extension action of the Ateliê de Textos project (FUZER, 2016) in a public school in Santa Maria, RS, in 2019. The speeches were videotaped, transcribed and analyzed according to the research procedures of Gerhardt (2018). The occurrences of speech functions were analyzed based on lexical-grammatical realizations and respective reactions (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) and phases of interaction in shared reading were identified (ROSE; MARTIN, 2012). The results showed the Question as the most used speech function by the interaction participants, followed by Command, used mainly by the professors through a grammatical metaphor. The preparation and elaboration phases, used by the teachers, allowed the students to respond adequately to what was requested, although the use of the elaboration phase did not occur by the students. Thus, the importance of prior planning by teachers of how to conduct the Questions in class is verified, so that students can use the elaboration during shared reading.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/6375410.12957/matraga.2022.63754Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 29 n. 56 (2022): Funcionalismo Linguístico; 267-284MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 29 No. 56 (2022): Linguistic Functionalism; 267-2842446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/63754/42687Marques, João Baptista FaveroFuzer, CristianeGerhardt, Carla Carineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-26T21:06:11Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/63754Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2022-09-26T21:06:11Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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