Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, João Baptista Favero
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fuzer, Cristiane, Gerhardt, Carla Carine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/63754
Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar fases da interação entre professores e alunos do ensino fundamental durante execução de atividades de leitura detalhada e analisar seu papel na negociação de significados no discurso pedagógico. As atividades baseiam-se na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, cuja metodologia de ensino está desenhada como Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) e cujos pressupostos teóricos partem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O corpus é constituído por sequências de falas de dois mediadores e de uma turma de alunos do 6º e 7º ano, durante uma ação de extensão do projeto Ateliê de Textos (FUZER, 2016) numa escola pública, em Santa Maria, RS, em 2019. As falas foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas conforme os procedimentos da pesquisa de Gerhardt (2018). Foram analisadas as ocorrências de funções da fala a partir de realizações léxico-gramaticais e respectivas reações (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e identificadas fases da interação na leitura compartilhada (ROSE; MARTIN, 2012). Os resultados evidenciaram a Pergunta como a função da fala mais utilizada pelos participantes da interação, seguida de Comando, usado, principalmente, pelos docentes por meio de metáfora gramatical. As fases preparação e elaboração, utilizadas pelos professores, propiciou que os alunos respondessem adequadamente ao que foi solicitado, embora o uso da fase elaboração não tenha ocorrido pelos discentes. Verifica-se, assim, a importância do planejamento prévio pelos professores do modo de conduzir as Perguntas nas aulas, a fim de que os alunos utilizem a elaboração durante a leitura compartilhada.
id UERJ-9_e81ac1e038aec326f55aa27fbefd31a5
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/63754
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da falaPhases of interaction in shared reading between teachers and students based on the analysis of speech functionsLinguística Sistêmico-FuncionalMetafunção InterpessoalPedagogia com base em GênerosLeitura CompartilhadaFases da InteraçãoSystemic-Functional LinguisticsInterpersonal metafunctionSydney School Genres PedagogyShared readinInteraction phasesO objetivo da pesquisa é identificar fases da interação entre professores e alunos do ensino fundamental durante execução de atividades de leitura detalhada e analisar seu papel na negociação de significados no discurso pedagógico. As atividades baseiam-se na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, cuja metodologia de ensino está desenhada como Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) e cujos pressupostos teóricos partem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O corpus é constituído por sequências de falas de dois mediadores e de uma turma de alunos do 6º e 7º ano, durante uma ação de extensão do projeto Ateliê de Textos (FUZER, 2016) numa escola pública, em Santa Maria, RS, em 2019. As falas foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas conforme os procedimentos da pesquisa de Gerhardt (2018). Foram analisadas as ocorrências de funções da fala a partir de realizações léxico-gramaticais e respectivas reações (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e identificadas fases da interação na leitura compartilhada (ROSE; MARTIN, 2012). Os resultados evidenciaram a Pergunta como a função da fala mais utilizada pelos participantes da interação, seguida de Comando, usado, principalmente, pelos docentes por meio de metáfora gramatical. As fases preparação e elaboração, utilizadas pelos professores, propiciou que os alunos respondessem adequadamente ao que foi solicitado, embora o uso da fase elaboração não tenha ocorrido pelos discentes. Verifica-se, assim, a importância do planejamento prévio pelos professores do modo de conduzir as Perguntas nas aulas, a fim de que os alunos utilizem a elaboração durante a leitura compartilhada.The objective of the research is to identify phases of interaction between teachers and elementary school students during the execution of detailed reading activities and to analyze their role in the negotiation of meanings in the pedagogical discourse. The activities are based on the Sydney School Genres Pedagogy, whose teaching methodology is designed as the Teaching and Learning Cycle (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) and whose theoretical assumptions are based on Systemic-Functional Linguistics (LSF). The corpus consists of speech sequences by two mediators and a group of 6th and 7th grade students, during an extension action of the Ateliê de Textos project (FUZER, 2016) in a public school in Santa Maria, RS, in 2019. The speeches were videotaped, transcribed and analyzed according to the research procedures of Gerhardt (2018). The occurrences of speech functions were analyzed based on lexical-grammatical realizations and respective reactions (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) and phases of interaction in shared reading were identified (ROSE; MARTIN, 2012). The results showed the Question as the most used speech function by the interaction participants, followed by Command, used mainly by the professors through a grammatical metaphor. The preparation and elaboration phases, used by the teachers, allowed the students to respond adequately to what was requested, although the use of the elaboration phase did not occur by the students. Thus, the importance of prior planning by teachers of how to conduct the Questions in class is verified, so that students can use the elaboration during shared reading.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2022-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/6375410.12957/matraga.2022.63754Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 29 n. 56 (2022): Funcionalismo Linguístico; 267-284MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 29 No. 56 (2022): Linguistic Functionalism; 267-2842446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/63754/42687Marques, João Baptista FaveroFuzer, CristianeGerhardt, Carla Carineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-26T21:06:11Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/63754Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2022-09-26T21:06:11Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
Phases of interaction in shared reading between teachers and students based on the analysis of speech functions
title Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
spellingShingle Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
Marques, João Baptista Favero
Linguística Sistêmico-Funcional
Metafunção Interpessoal
Pedagogia com base em Gêneros
Leitura Compartilhada
Fases da Interação
Systemic-Functional Linguistics
Interpersonal metafunction
Sydney School Genres Pedagogy
Shared readin
Interaction phases
title_short Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
title_full Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
title_fullStr Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
title_full_unstemmed Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
title_sort Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala
author Marques, João Baptista Favero
author_facet Marques, João Baptista Favero
Fuzer, Cristiane
Gerhardt, Carla Carine
author_role author
author2 Fuzer, Cristiane
Gerhardt, Carla Carine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, João Baptista Favero
Fuzer, Cristiane
Gerhardt, Carla Carine
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Sistêmico-Funcional
Metafunção Interpessoal
Pedagogia com base em Gêneros
Leitura Compartilhada
Fases da Interação
Systemic-Functional Linguistics
Interpersonal metafunction
Sydney School Genres Pedagogy
Shared readin
Interaction phases
topic Linguística Sistêmico-Funcional
Metafunção Interpessoal
Pedagogia com base em Gêneros
Leitura Compartilhada
Fases da Interação
Systemic-Functional Linguistics
Interpersonal metafunction
Sydney School Genres Pedagogy
Shared readin
Interaction phases
description O objetivo da pesquisa é identificar fases da interação entre professores e alunos do ensino fundamental durante execução de atividades de leitura detalhada e analisar seu papel na negociação de significados no discurso pedagógico. As atividades baseiam-se na Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney, cuja metodologia de ensino está desenhada como Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) (ROSE; MARTIN, 2012) e cujos pressupostos teóricos partem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). O corpus é constituído por sequências de falas de dois mediadores e de uma turma de alunos do 6º e 7º ano, durante uma ação de extensão do projeto Ateliê de Textos (FUZER, 2016) numa escola pública, em Santa Maria, RS, em 2019. As falas foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas conforme os procedimentos da pesquisa de Gerhardt (2018). Foram analisadas as ocorrências de funções da fala a partir de realizações léxico-gramaticais e respectivas reações (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) e identificadas fases da interação na leitura compartilhada (ROSE; MARTIN, 2012). Os resultados evidenciaram a Pergunta como a função da fala mais utilizada pelos participantes da interação, seguida de Comando, usado, principalmente, pelos docentes por meio de metáfora gramatical. As fases preparação e elaboração, utilizadas pelos professores, propiciou que os alunos respondessem adequadamente ao que foi solicitado, embora o uso da fase elaboração não tenha ocorrido pelos discentes. Verifica-se, assim, a importância do planejamento prévio pelos professores do modo de conduzir as Perguntas nas aulas, a fim de que os alunos utilizem a elaboração durante a leitura compartilhada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/63754
10.12957/matraga.2022.63754
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/63754
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2022.63754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/63754/42687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 29 n. 56 (2022): Funcionalismo Linguístico; 267-284
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 29 No. 56 (2022): Linguistic Functionalism; 267-284
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318494931582976