Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Gilberto Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matraga (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/77404
Resumo: This work aims to present our doctoral research in progress, which proposes to return to teaching practices and perceptions to recognize and value the public considered peripheral, with the challenge of reinventing the teaching of French in public schools. Since foreign languages, especially French, have been implemented and studied in socially elite contexts, a question interests us: What would be the foreign language teaching strategies in a popular context? We also investigate more democratizing perspectives for teaching French language in two municipal schools: the Municipal School Anísio Teixeira, in Niterói, and the Municipal School Nice Mendonça de Souza e Silva, in São Gonçalo. Therefore, to discuss literacies and teaching perceptions of adaptation of French teaching to recognize and value this public, as well as reflect on the implementation of the projects analyzed here, we will share the concepts in Linguistic Policy (CALVET, 1997), Glotopolitics (GUESPIN, MARCELLESI, 1986), as well as the concepts of Transperiphery (WINDLE et al., 2020), and the new Literacy studies (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). The partial results indicate the relevance of these projects for promoting peripheral student recognition practices, reforming and democratizing French teaching in public schools, and valorizing multilingual teaching in these institutions.
id UERJ-9_fa2c8792625bd47eb53f85fa03dab3ac
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77404
network_acronym_str UERJ-9
network_name_str Matraga (Online)
repository_id_str
spelling Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periféricoPractices, teaching perceptions and democratization of French teaching: glotopolitic(s) for peripheral studentGlotopolíticaLetramentoEnsino de francêsEnsino bi/plurilíngueGlotopoliticsLiteracyTeaching FrenchBi/plurilingual teachingThis work aims to present our doctoral research in progress, which proposes to return to teaching practices and perceptions to recognize and value the public considered peripheral, with the challenge of reinventing the teaching of French in public schools. Since foreign languages, especially French, have been implemented and studied in socially elite contexts, a question interests us: What would be the foreign language teaching strategies in a popular context? We also investigate more democratizing perspectives for teaching French language in two municipal schools: the Municipal School Anísio Teixeira, in Niterói, and the Municipal School Nice Mendonça de Souza e Silva, in São Gonçalo. Therefore, to discuss literacies and teaching perceptions of adaptation of French teaching to recognize and value this public, as well as reflect on the implementation of the projects analyzed here, we will share the concepts in Linguistic Policy (CALVET, 1997), Glotopolitics (GUESPIN, MARCELLESI, 1986), as well as the concepts of Transperiphery (WINDLE et al., 2020), and the new Literacy studies (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). The partial results indicate the relevance of these projects for promoting peripheral student recognition practices, reforming and democratizing French teaching in public schools, and valorizing multilingual teaching in these institutions.O objetivo deste trabalho é apresentar nossa pesquisa de doutorado em andamento, que propõe voltar-se às práticas e às percepções docentes com vistas a reconhecer e a valorizar o público considerado periférico, com o desafio de reinventar o ensino de francês em escolas públicas. Logo, visto que as línguas estrangeiras, sobretudo o francês, têm sido implementadas e estudadas em contextos socialmente elitizados, uma per­gunta nos interessa: quais seriam as estratégias de ensino de língua estrangeira em contexto popular? Ob­jetivamos, também, investigar perspectivas mais democratizantes para o ensino da língua francesa em duas escolas municipais: a Escola Municipal Anísio Teixeira, em Niterói, e a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, em São Gonçalo. Logo, a fim de discutir os letramentos e percepções docentes de adaptação do ensino de francês, para reconhecer e valorizar esse público, bem como refletir sobre a implantação dos projetos aqui analisados, compartilharemos as concepções em Política Linguística (CALVET, 1997), Glotopo­lítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986), assim como os conceitos de Transperiferia (WINDLE et al., 2020), e os novos estudos de Letramento (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). Os resultados parciais nos indicam a relevância desses projetos para o fomento às práticas de reconhecimento do aluno periférico, para a re­formulação e a democratização do ensino de francês nas escolas públicas, e para a valorização do ensino plurilíngue nessas instituições.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/7740410.12957/matraga.2024.77404Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 31 n. 61 (2024): Miscelânea; 89-101MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 31 No. 61 (2024): Miscelânea; 89-1012446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/77404/49121https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Gilberto Ferreira2024-01-28T03:56:27Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77404Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2024-01-28T03:56:27Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
Practices, teaching perceptions and democratization of French teaching: glotopolitic(s) for peripheral student
title Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
spellingShingle Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
de Souza, Gilberto Ferreira
Glotopolítica
Letramento
Ensino de francês
Ensino bi/plurilíngue
Glotopolitics
Literacy
Teaching French
Bi/plurilingual teaching
title_short Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
title_full Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
title_fullStr Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
title_full_unstemmed Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
title_sort Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
author de Souza, Gilberto Ferreira
author_facet de Souza, Gilberto Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Gilberto Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Glotopolítica
Letramento
Ensino de francês
Ensino bi/plurilíngue
Glotopolitics
Literacy
Teaching French
Bi/plurilingual teaching
topic Glotopolítica
Letramento
Ensino de francês
Ensino bi/plurilíngue
Glotopolitics
Literacy
Teaching French
Bi/plurilingual teaching
description This work aims to present our doctoral research in progress, which proposes to return to teaching practices and perceptions to recognize and value the public considered peripheral, with the challenge of reinventing the teaching of French in public schools. Since foreign languages, especially French, have been implemented and studied in socially elite contexts, a question interests us: What would be the foreign language teaching strategies in a popular context? We also investigate more democratizing perspectives for teaching French language in two municipal schools: the Municipal School Anísio Teixeira, in Niterói, and the Municipal School Nice Mendonça de Souza e Silva, in São Gonçalo. Therefore, to discuss literacies and teaching perceptions of adaptation of French teaching to recognize and value this public, as well as reflect on the implementation of the projects analyzed here, we will share the concepts in Linguistic Policy (CALVET, 1997), Glotopolitics (GUESPIN, MARCELLESI, 1986), as well as the concepts of Transperiphery (WINDLE et al., 2020), and the new Literacy studies (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). The partial results indicate the relevance of these projects for promoting peripheral student recognition practices, reforming and democratizing French teaching in public schools, and valorizing multilingual teaching in these institutions.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigos de linguística
artigos de linguística
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/77404
10.12957/matraga.2024.77404
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/77404
identifier_str_mv 10.12957/matraga.2024.77404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/77404/49121
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 31 n. 61 (2024): Miscelânea; 89-101
MATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 31 No. 61 (2024): Miscelânea; 89-101
2446-6905
1414-7165
reponame:Matraga (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Matraga (Online)
collection Matraga (Online)
repository.name.fl_str_mv Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasmatraga@uerj.br
_version_ 1799318491445067776