EDUCATIONAL TECHNOLOGY AND DIGITAL LITERACY IN PUBLIC SCHOOLS: SOME ODD MAN OUT?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matraga (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17048 |
Resumo: | Os estudos sobre os letramentos têm apontado para a necessidade de redimensionamentos ontológicos e paradigmáticos quanto à compreensão das diversas práticas letradas e sua relação com os sujeitos na sociedade contemporânea e tal é o caso das práticas que envolvem as tecnologias e ambientes digitais no âmbito escolar. Assim, a fim de conhecer como o letramento digital vem sendo inserido nas práticas de linguagens, na educação básica, realizou-se uma investigação em uma escola pública, que oferta o Ensino Médio. Tratou-se de um estudo de caso, em que examinou a relação entre diferentes contextos condicionantes da inserção do letramento digital: o prescritivo e orientativo; o das condições físicas; o da formação docente; e, por fim, o das práticas. Como fundamentação teórica, o trabalho se embasou, principalmente, nas contribuições dos Novos Estudos do Letramento (PAHL & ROWSELL, 2012), no pressuposto do letramento como prática social (STREET, 1984, 2003; LANKSHEAR & KNOBEL, 2006, 2011) bem como na proposta da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2009, 2012), em especial, quanto à concepção de letramento digital (MARTIN, 2008). No presente trabalho, confrontamos dois dos contextos citados, a saber, o prescritivo e orientativo e o das práticas e a análise permitiu observar os seguintes aspectos: a falta de sintonia entre esses contextos; a inclusão mínima do letramento digital, no currículo escolar; a inserção ainda incipiente e pontual desse letramento nas práticas, além de estas não considerarem as experiências sociodiscursivas e interacionais dos alunos exteriores à escola. |
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EDUCATIONAL TECHNOLOGY AND DIGITAL LITERACY IN PUBLIC SCHOOLS: SOME ODD MAN OUT?A TECNOLOGIA EDUCACIONAL E O LETRAMENTO DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA: ALGUM ESTRANHO NO NINHO?Educational Technology. Multiliteracies. Digital literacy.Tecnologia educacional. Multiletramentos. Letramento digital.Os estudos sobre os letramentos têm apontado para a necessidade de redimensionamentos ontológicos e paradigmáticos quanto à compreensão das diversas práticas letradas e sua relação com os sujeitos na sociedade contemporânea e tal é o caso das práticas que envolvem as tecnologias e ambientes digitais no âmbito escolar. Assim, a fim de conhecer como o letramento digital vem sendo inserido nas práticas de linguagens, na educação básica, realizou-se uma investigação em uma escola pública, que oferta o Ensino Médio. Tratou-se de um estudo de caso, em que examinou a relação entre diferentes contextos condicionantes da inserção do letramento digital: o prescritivo e orientativo; o das condições físicas; o da formação docente; e, por fim, o das práticas. Como fundamentação teórica, o trabalho se embasou, principalmente, nas contribuições dos Novos Estudos do Letramento (PAHL & ROWSELL, 2012), no pressuposto do letramento como prática social (STREET, 1984, 2003; LANKSHEAR & KNOBEL, 2006, 2011) bem como na proposta da pedagogia dos multiletramentos (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2009, 2012), em especial, quanto à concepção de letramento digital (MARTIN, 2008). No presente trabalho, confrontamos dois dos contextos citados, a saber, o prescritivo e orientativo e o das práticas e a análise permitiu observar os seguintes aspectos: a falta de sintonia entre esses contextos; a inclusão mínima do letramento digital, no currículo escolar; a inserção ainda incipiente e pontual desse letramento nas práticas, além de estas não considerarem as experiências sociodiscursivas e interacionais dos alunos exteriores à escola.The studies about literacy have pointed to the necessity of reconsidering the ontology and paradigms that are related to the comprehension of several literacy practices, their relationship with the subject in the contemporary society as in the case of the practice that involve technologies and digital resources in scholar environments. Thus, aiming to investigate how the digital literacy has been introduced in the teaching of languages, in the scope of basic education, a survey in a public school was conducted. Such survey was a case study in which the relationship between different conditional contexts of digital literacy insertion was evaluated like, for example, the prescriptive and directive; the infrastructure; the teacher background and, at the end, the practices themselves. The theoretical foundation to conduct this survey relied on the novel studies on literacy (PAHL & ROWSELL, 2012), the presumptive literacy as social practice (STREET, 1984, 2003; LANKSHEAR & KNOBEL, 2006, 2011) and the pedagogic proposal of multi-literacy (CAZDEN et al., 1996; ROJO, 2009, 2012), especially in relation to the conception of digital literacy (MARTIN, 2008). Summarily, in our present work, we examined two of these cited contexts, namely, the prescriptive/directive and the practices, from which the analysis has allowed the following aspects to be observed: lack of consonance between these contexts; minimal insertion of the digital literacy in the scholar curriculum; incipient and very punctual insertion of these literacy practices; additionally, these contexts did not take into account the socio-discursive and interactive experiences from the students outside the school.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigos de linguísticaartigos de linguísticaapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17048Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ; v. 22 n. 36 (2015): Linguística Aplicada - questões sobre letramentoMATRAGA - Journal published by the Graduate Program in Letters at Rio de Janeiro State University (UERJ); Vol. 22 No. 36 (2015): Applied Linguistics: literacy issues2446-69051414-7165reponame:Matraga (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17048/13926Baptista, Lívia M.T. RádisPereira, Eliúde Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-09T04:04:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/17048Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matragaPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/oai||letrasmatraga@uerj.br2446-69051414-7165opendoar:2019-07-09T04:04:29Matraga (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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