O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Alexandre Barbosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10106
Resumo: This study investigates the status of research on alphabetization in two MEd and PhD in Education programs in Rio de Janeiro. This study is based on the assumption that the organization and systematization of contributions that originate from research in these programs would allow a more accurate view of alphabetization as the object of academic study in Rio de Janeiro. The aim is to portray the trajectory of this type of research, emphasizing the aspects that were favored over time. The main reference for the analysis and understanding of the specificities of the place of alphabetization in the research in Rio de Janeiro is the history of alphabetization in Brazil, in its different periods. In other words, through the analysis of the research on the topic, an attempt was made to understand when and how alphabetization becomes the object of (academic) research in Rio de Janeiro.
id UERJ_022b3542802496456d5e87fab2182d07
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10106
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Ribeiro, Amelia Escotto do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/7013520297747387Santos, Sonia Regina Mendes doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607Z1Andrade, Ludmila Thomé dehttp://lattes.cnpq.br/3915780435099216http://lattes.cnpq.br/8620393693162594Viana, Alexandre Barbosa2021-01-05T21:36:56Z2012-05-282009-05-18VIANA, Alexandre Barbosa. O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2009.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10106This study investigates the status of research on alphabetization in two MEd and PhD in Education programs in Rio de Janeiro. This study is based on the assumption that the organization and systematization of contributions that originate from research in these programs would allow a more accurate view of alphabetization as the object of academic study in Rio de Janeiro. The aim is to portray the trajectory of this type of research, emphasizing the aspects that were favored over time. The main reference for the analysis and understanding of the specificities of the place of alphabetization in the research in Rio de Janeiro is the history of alphabetization in Brazil, in its different periods. In other words, through the analysis of the research on the topic, an attempt was made to understand when and how alphabetization becomes the object of (academic) research in Rio de Janeiro.Este estudo investiga o status da produção acadêmica sobre alfabetização em 2 (dois) programas de Mestrado e Doutorado em Educação no Estado do Rio de Janeiro. Partiu-se da concepção de que a organização e a sistematização das contribuições originárias das pesquisas realizadas nesses programas permitiriam um olhar mais apurado sobre a alfabetização enquanto objeto de estudo acadêmico no contexto do Rio de Janeiro. Busca-se, assim, demarcar a trajetória dessa mesma produção, destacando os aspectos que foram privilegiados ao longo do tempo. Toma-se como referência principal para a análise e entendimento das especificidades do lugar da alfabetização na produção acadêmica no Rio de Janeiro, a história da alfabetização no Brasil, demarcada em seus diferentes períodos. Em outras palavras, através da análise da produção acadêmica sobre o tema, buscou-se compreender a partir de que momento (quando) e de que modo (como) a alfabetização se constitui objeto de estudo (acadêmico) no contexto do Rio de Janeiro.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:36:56Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao ALEXANDRE BARBOSA VIANA FINAL.pdf: 446138 bytes, checksum: d72f9bc289ac43c4055005e813ef9f2f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:36:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao ALEXANDRE BARBOSA VIANA FINAL.pdf: 446138 bytes, checksum: d72f9bc289ac43c4055005e813ef9f2f (MD5) Previous issue date: 2009-05-18application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseAlphabetizationAcademic researchAlfabetizaçãoProdução acadêmicaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de JaneiroThe status of alphabetization in two MEd and PhD in Education programs in Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao ALEXANDRE BARBOSA VIANA FINAL.pdfapplication/pdf446138http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10106/1/Dissertacao+ALEXANDRE+BARBOSA+VIANA+FINAL.pdfd72f9bc289ac43c4055005e813ef9f2fMD511/101062024-02-27 13:04:41.48oai:www.bdtd.uerj.br:1/10106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The status of alphabetization in two MEd and PhD in Education programs in Rio de Janeiro
title O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
Viana, Alexandre Barbosa
Alphabetization
Academic research
Alfabetização
Produção acadêmica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
title_full O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
title_sort O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro
author Viana, Alexandre Barbosa
author_facet Viana, Alexandre Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7013520297747387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Sonia Regina Mendes dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607Z1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Andrade, Ludmila Thomé de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3915780435099216
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8620393693162594
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Alexandre Barbosa
contributor_str_mv Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Santos, Sonia Regina Mendes dos
Andrade, Ludmila Thomé de
dc.subject.eng.fl_str_mv Alphabetization
Academic research
topic Alphabetization
Academic research
Alfabetização
Produção acadêmica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Produção acadêmica
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study investigates the status of research on alphabetization in two MEd and PhD in Education programs in Rio de Janeiro. This study is based on the assumption that the organization and systematization of contributions that originate from research in these programs would allow a more accurate view of alphabetization as the object of academic study in Rio de Janeiro. The aim is to portray the trajectory of this type of research, emphasizing the aspects that were favored over time. The main reference for the analysis and understanding of the specificities of the place of alphabetization in the research in Rio de Janeiro is the history of alphabetization in Brazil, in its different periods. In other words, through the analysis of the research on the topic, an attempt was made to understand when and how alphabetization becomes the object of (academic) research in Rio de Janeiro.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-05-18
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:36:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIANA, Alexandre Barbosa. O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10106
identifier_str_mv VIANA, Alexandre Barbosa. O status da alfabetização em dois programas de mestrado e doutorado em Educação do Estado do Rio de Janeiro. 2009. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2009.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10106/1/Dissertacao+ALEXANDRE+BARBOSA+VIANA+FINAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d72f9bc289ac43c4055005e813ef9f2f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728648352301056