Remoção de compostos sulfurados e nitrogenados de diesel modelo por adsorção em zeólita USY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Mara Polycarpo Ferreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18908
Resumo: O petróleo é composto por hidrocarbonetos alifáticos, aliciclícos e aromáticos que podem conter heteroátomos, tais como, N, S, O ou metais em sua estrutura. Os compostos que contêm S e N causam danos em equipamentos (corrosões e entupimentos) e desativam catalisadores empregados nos processos industriais. Além disso, sua presença nos combustíveis prejudica o meio ambiente e a saúde das populações devido às emissões tóxicas decorrentes da combustão dos mesmos. As pressões governamentais -relativas à legislações ambientais mais rigorosas e o processamento de petróleos mais pesados aumentaram muito os custos operacionais da remoção dos heteroátomos via hidrotratamentos. Em função disto, há uma busca por processos alternativos de baixo custo para enquadrar os combustíveis dentro dos limites estabelecidos pelas lesgilações atuais. A adsorção é um destes processos alternativos. Assim, no presente trabalho, foram utilizados os adsorventes USY e LaUSY para investigar a influência da inserção de espécies de lantânio, via impregnação ao ponto úmido, no proceso de remoção dos compostos nitrogenados, sulfurados e aromáticos de um diesel modelo (quinolina, dibenzotiofeno ou 4,6-dimetildibenzotiofeno, metilnaftaleno e n-hexadecano) e, ainda, foi avaliado o uso de tolueno como solvente de regeneração. Os dados de equilíbrios dos sistemas com soluto único foram modelados segundos as isotermas de Langmuir, Freundlich, Langmuir-Freundlich e Redlich-Peterson e os sistemas bináros de solutos foram modelados pelas isotermas Langmuir Não Modificada, Langmuir Competitiva, Langmuir Não Competitiva, Langmuir Parcialmente Competitiva e Langmuir-Sítios. Os adsorventes foram caracterizados pelas técnicas de DRX, FRX, adsorção de N2, DRIFTS de piridina adsorvida e DTP-NH3. A capacidade de adsorção de ambos os adsorventes no sistema monocomponente aumenta na seguinte ordem: aromático < sulfurado << nitrogenado. O adsorvente LaUSY foi mais seletivo para a remoção dos compostos sulfurados e nitrogenado na presença de aromático do que o USY. Todos os modelos de isoterma monocomponente descreveram com elevada acurácia a remoção do composto nitrogenado e dos sulfurados. Para as isotermas competitivas, soluções binárias, o modelo multicomponentes “Langmuir-Sítios” foi o que melhor representou as isotermas competitivas usando n-C16 ou tolueno.
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As pressões governamentais -relativas à legislações ambientais mais rigorosas e o processamento de petróleos mais pesados aumentaram muito os custos operacionais da remoção dos heteroátomos via hidrotratamentos. Em função disto, há uma busca por processos alternativos de baixo custo para enquadrar os combustíveis dentro dos limites estabelecidos pelas lesgilações atuais. A adsorção é um destes processos alternativos. Assim, no presente trabalho, foram utilizados os adsorventes USY e LaUSY para investigar a influência da inserção de espécies de lantânio, via impregnação ao ponto úmido, no proceso de remoção dos compostos nitrogenados, sulfurados e aromáticos de um diesel modelo (quinolina, dibenzotiofeno ou 4,6-dimetildibenzotiofeno, metilnaftaleno e n-hexadecano) e, ainda, foi avaliado o uso de tolueno como solvente de regeneração. Os dados de equilíbrios dos sistemas com soluto único foram modelados segundos as isotermas de Langmuir, Freundlich, Langmuir-Freundlich e Redlich-Peterson e os sistemas bináros de solutos foram modelados pelas isotermas Langmuir Não Modificada, Langmuir Competitiva, Langmuir Não Competitiva, Langmuir Parcialmente Competitiva e Langmuir-Sítios. Os adsorventes foram caracterizados pelas técnicas de DRX, FRX, adsorção de N2, DRIFTS de piridina adsorvida e DTP-NH3. A capacidade de adsorção de ambos os adsorventes no sistema monocomponente aumenta na seguinte ordem: aromático < sulfurado << nitrogenado. O adsorvente LaUSY foi mais seletivo para a remoção dos compostos sulfurados e nitrogenado na presença de aromático do que o USY. Todos os modelos de isoterma monocomponente descreveram com elevada acurácia a remoção do composto nitrogenado e dos sulfurados. Para as isotermas competitivas, soluções binárias, o modelo multicomponentes “Langmuir-Sítios” foi o que melhor representou as isotermas competitivas usando n-C16 ou tolueno.Petroleum is composed by aliphatic, naphtenic and aromatic hydrocarbons. These hydrocarbons can present heteroatoms such as, N, S, O or metals. These compounds cause damages to industrial equipaments and processes, as corrosion in pipelines and catalytic poisoning. They also hamper the environment and the human being health due to the toxic emissions generated from fuel burning. The more stringent environmental laws and the processing of heavier petroleum greatly increased the operational costs of the removal of heteroatom through hydrotreatment. Thus, there is a search for alternative low-cost methods to fit fuels within the limits established by the legislations. Adsorption is one of them. This work will investigate the use of zeolites USY and LaUSY, modified by the dry impregnation method, as adsorbents for the removal of sulfur, nitrogen and aromatic compounds from a model diesel (quinoline, dibenzothiophene, 4,6-dimethyldibenzothiophene, methylnaphthalene and n-hexadecane). Moreover, the use of toluene as regeneration solvent were evaluated. Single component (Langmuir, Freundlich, Langmuir-Freundlich and Redlich-Peterson) and multicomponent isotherms models (Non-Modified Langmuir, Competitive Langmuir, Uncompetitive Langmuir, Partial Competitive Langmuir and Sites Langmuir) were used to describe equilibrium data. The adsorbents were characterized by XRD, XRF, N2 adsorption, FTIR and NH3-TPD techiniques. The adsorption capacity of both solids increases in the following order: aromatic hydrocarbon < organosulfur << organonitrogen. The LaUSY is more selective for the removal of sulfur coumpounds in the presence aromatic hydrocarbon. All single component isotherm models described with high accuracy the removal of nitrogen and sulfur compounds. For binary solutions, “Langmuir-Sites” isotherm model was the one that better represented the competitive isotherm in the presence of n-C16 or toluene.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de QuímicaBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Engenharia QuímicaHenriques, Cristiane Assumpçãohttp://lattes.cnpq.br/8669668633454299Veloso, Cláudia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3585299148735425Costa, André Luiz Hemerlyhttp://lattes.cnpq.br/8951119580894280Detoni, Chalinehttp://lattes.cnpq.br/8705008463462490Silveira, Erika BatistaCV: http://lattes.cnpq.br/6396576150611992Silva, Joana Mara Polycarpo Ferreira da2023-01-18T15:45:45Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Joana Mara Polycarpo Ferreira da. Remoção de compostos sulfurados e nitrogenados de diesel modelo por adsorção em zeólita USY. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Química, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:35:58Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:35:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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