Avaliação teórica da adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível diesel utilizando zeólitas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33542 |
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Avaliação teórica da adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível diesel utilizando zeólitasAdsorçãoDessulfurizaçãoDesnitrogenaçãoÓleo dieselZeólitasCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES DE SEPARACAO E MISTURATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Com o passar dos anos houve um aumento do consumo do óleo diesel, e hoje este se apresenta como o combustível mais produzido e utilizado no Brasil, mas o óleo diesel possui compostos contaminantes com heteroátomos de enxofre (S) e nitrogênio (N) que durante o processo de combustão geram óxidos tóxicos e que possuem efeitos negativos como a chuva ácida e a mortande de peixes ao serem emitidos na atmosfera. A dessulfurização e a desnitrogenação do combustível diesel vêm sendo amplamente estudadas para a redução da emissão de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera e consequente redução dos seus impactos ambientais. O principal tratamento para a dessulfurização e a desnitrogenação é o hidrotratamento, que utiliza H2 em alta temperatura e alta pressão para remover os heteroátomos de enxofre e nitrogênio dos compostos presentes no óleo diesel, na forma de H2S e NH3, respectivamente. Diversos tratamentos alternativos vêm surgindo, ao longo do tempo, para completar a remoção necessária, prevista em lei, de tais compostos do óleo diesel, e uma alternativa amplamente estudada é a adsorção por meio de zeólitas, que são aluminossilicatos porosos com capacidade de reter algumas moléculas em seus poros. Os recentes estudos mostram o que tem sido investigado nesta área para a remoção de compostos nitrogenados: um dos trabalhos estudou a zeólita CrY para a remoção de quinolina; houve também um trabalho que realizou um estudo comparativo entre as zeólitas NaY e YY para a remoção de indolina e quinolina; e um visando estudar um aluminossilicato amorfo como adsorvente para quinolina, acridina e fenantridina; e para a remoção de compostos sulfurados: um estudo observou a clinoptilolita, uma zeólita natural e suas derivadas de trocas iônicas com Ni e Cu para a remoção de dibenzotiofenos (DBT) e 4,6 dimetildibenzotiofeno (4,6 DMDBT); e o último estudo comparou a adsorção de dibenzotiofeno a partir de uma zeólita Y e suas 3 derivadas (CuY, CuSAY e USY) para a remoção de benzotiofenos (BT) e dibenzotiofenos.Universidade Federal de UberlândiaBrasilEngenharia QuímicaOliveira, Thamayne Valadares dehttp://lattes.cnpq.br/8217534758331184x, xxx, xxSilveira, Matheus Martins da2021-11-25T17:35:32Z2021-11-25T17:35:32Z2020-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVEIRA, Matheus Martins da. Avaliação teórica da adsorção de compostos sulfurados e nitrogenados presentes em combustível diesel utilizando zeólitas. 2020. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33542porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-11-26T06:21:31Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33542Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-11-26T06:21:31Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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