Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Thiago Cesário
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10063
Resumo: The purpose of the present work is to analyze and identify how the works of Carolina de Jesus Child of the Dark (2000) and Bitita s Diary (1986) can help black students from a Belford Roxo school develop a personal writing, based on Evaristo s (2005) methodology, as an instrument of expression of their resistance and against the subalternization of their citizenship (voice, choices, desires, life projects, protagonism). The research had as one of its theoretical contributions theses and authors who studied Jesus s works with the intention of analyzing her writings and literature. We bring to light the following themes that pervade all this research: racism, education, black literature, and self-writing. We try to discuss the importance of students writing their own experiences and ideals
id UERJ_0fc9ac7426dca15730132a1e435c66ed
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10063
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Santos, Sonia Beatriz doshttp://lattes.cnpq.br/8633230637573457Silva, Alexandra Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3035434886894830Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdaráhttp://lattes.cnpq.br/0568067579568217Miranda, Claudiahttp://lattes.cnpq.br/6732256946429649http://lattes.cnpq.br/6504821573991716Veloso, Thiago Cesário2021-01-05T21:36:03Z2019-05-272018-07-03VELOSO, Thiago Cesário. Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula). 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10063The purpose of the present work is to analyze and identify how the works of Carolina de Jesus Child of the Dark (2000) and Bitita s Diary (1986) can help black students from a Belford Roxo school develop a personal writing, based on Evaristo s (2005) methodology, as an instrument of expression of their resistance and against the subalternization of their citizenship (voice, choices, desires, life projects, protagonism). The research had as one of its theoretical contributions theses and authors who studied Jesus s works with the intention of analyzing her writings and literature. We bring to light the following themes that pervade all this research: racism, education, black literature, and self-writing. We try to discuss the importance of students writing their own experiences and idealsO objetivo do presente trabalho consiste em analisar e identificar como as obras de Carolina de Jesus - Quarto de despejo - diário de uma favelada (2000) e Diário de Bitita (1986) - podem auxiliar os/as alunos/as negros/as de uma escola pública, no município de Belford Roxo, a desenvolver uma escrita pessoal, baseada na metodologia de Evaristo (2005) escrevivências, como instrumento de expressão de suas resistências e contra a subalternização de sua cidadania (voz, escolhas, desejos, projetos de vida, protagonismo). A pesquisa teve como um dos aportes teóricos o conjunto de teses, autores e autoras que se debruçaram sobre as obras carolinianas com o intuito de analisar os seus escritos e sua literatura. Trazemos à baila os seguintes temas que perpassam toda a pesquisa: racismo, educação, literatura negra e escrita de si. Procuramos discutir a importância de os/as alunos/as escreverem suas próprias experiências, vivências e ideais.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:36:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Thiago Cesario Veloso.pdf: 3144111 bytes, checksum: 956bf1906308eeb3214a40081f22042b (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:36:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Thiago Cesario Veloso.pdf: 3144111 bytes, checksum: 956bf1906308eeb3214a40081f22042b (MD5) Previous issue date: 2018-07-03application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseEthinic-racial relationsRacismLiteratureEducationWritingSelf-writingRelações étnico-raciaisCarolina Maria de JesusRacismoLiteraturaEducaçãoEscrevivênciasEscrita de siCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODeixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)Let them talk: from the Room (from the dump) to the Living Room (from class)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Thiago Cesario Veloso.pdfapplication/pdf3144111http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10063/1/Dissertacao+Thiago+Cesario+Veloso.pdf956bf1906308eeb3214a40081f22042bMD511/100632024-02-27 13:04:44.143oai:www.bdtd.uerj.br:1/10063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Let them talk: from the Room (from the dump) to the Living Room (from class)
title Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
spellingShingle Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
Veloso, Thiago Cesário
Ethinic-racial relations
Racism
Literature
Education
Writing
Self-writing
Relações étnico-raciais
Carolina Maria de Jesus
Racismo
Literatura
Educação
Escrevivências
Escrita de si
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
title_full Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
title_fullStr Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
title_full_unstemmed Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
title_sort Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
author Veloso, Thiago Cesário
author_facet Veloso, Thiago Cesário
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Sonia Beatriz dos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8633230637573457
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Alexandra Lima da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3035434886894830
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0568067579568217
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Miranda, Claudia
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6732256946429649
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6504821573991716
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Thiago Cesário
contributor_str_mv Santos, Sonia Beatriz dos
Silva, Alexandra Lima da
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará
Miranda, Claudia
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethinic-racial relations
Racism
Literature
Education
Writing
Self-writing
topic Ethinic-racial relations
Racism
Literature
Education
Writing
Self-writing
Relações étnico-raciais
Carolina Maria de Jesus
Racismo
Literatura
Educação
Escrevivências
Escrita de si
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Carolina Maria de Jesus
Racismo
Literatura
Educação
Escrevivências
Escrita de si
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The purpose of the present work is to analyze and identify how the works of Carolina de Jesus Child of the Dark (2000) and Bitita s Diary (1986) can help black students from a Belford Roxo school develop a personal writing, based on Evaristo s (2005) methodology, as an instrument of expression of their resistance and against the subalternization of their citizenship (voice, choices, desires, life projects, protagonism). The research had as one of its theoretical contributions theses and authors who studied Jesus s works with the intention of analyzing her writings and literature. We bring to light the following themes that pervade all this research: racism, education, black literature, and self-writing. We try to discuss the importance of students writing their own experiences and ideals
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-03
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:36:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VELOSO, Thiago Cesário. Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula). 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10063
identifier_str_mv VELOSO, Thiago Cesário. Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula). 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10063/1/Dissertacao+Thiago+Cesario+Veloso.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 956bf1906308eeb3214a40081f22042b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728647869956096