Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10063 |
Resumo: | The purpose of the present work is to analyze and identify how the works of Carolina de Jesus Child of the Dark (2000) and Bitita s Diary (1986) can help black students from a Belford Roxo school develop a personal writing, based on Evaristo s (2005) methodology, as an instrument of expression of their resistance and against the subalternization of their citizenship (voice, choices, desires, life projects, protagonism). The research had as one of its theoretical contributions theses and authors who studied Jesus s works with the intention of analyzing her writings and literature. We bring to light the following themes that pervade all this research: racism, education, black literature, and self-writing. We try to discuss the importance of students writing their own experiences and ideals |
id |
UERJ_0fc9ac7426dca15730132a1e435c66ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10063 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Santos, Sonia Beatriz doshttp://lattes.cnpq.br/8633230637573457Silva, Alexandra Lima dahttp://lattes.cnpq.br/3035434886894830Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdaráhttp://lattes.cnpq.br/0568067579568217Miranda, Claudiahttp://lattes.cnpq.br/6732256946429649http://lattes.cnpq.br/6504821573991716Veloso, Thiago Cesário2021-01-05T21:36:03Z2019-05-272018-07-03VELOSO, Thiago Cesário. Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula). 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10063The purpose of the present work is to analyze and identify how the works of Carolina de Jesus Child of the Dark (2000) and Bitita s Diary (1986) can help black students from a Belford Roxo school develop a personal writing, based on Evaristo s (2005) methodology, as an instrument of expression of their resistance and against the subalternization of their citizenship (voice, choices, desires, life projects, protagonism). The research had as one of its theoretical contributions theses and authors who studied Jesus s works with the intention of analyzing her writings and literature. We bring to light the following themes that pervade all this research: racism, education, black literature, and self-writing. We try to discuss the importance of students writing their own experiences and idealsO objetivo do presente trabalho consiste em analisar e identificar como as obras de Carolina de Jesus - Quarto de despejo - diário de uma favelada (2000) e Diário de Bitita (1986) - podem auxiliar os/as alunos/as negros/as de uma escola pública, no município de Belford Roxo, a desenvolver uma escrita pessoal, baseada na metodologia de Evaristo (2005) escrevivências, como instrumento de expressão de suas resistências e contra a subalternização de sua cidadania (voz, escolhas, desejos, projetos de vida, protagonismo). A pesquisa teve como um dos aportes teóricos o conjunto de teses, autores e autoras que se debruçaram sobre as obras carolinianas com o intuito de analisar os seus escritos e sua literatura. Trazemos à baila os seguintes temas que perpassam toda a pesquisa: racismo, educação, literatura negra e escrita de si. Procuramos discutir a importância de os/as alunos/as escreverem suas próprias experiências, vivências e ideais.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:36:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Thiago Cesario Veloso.pdf: 3144111 bytes, checksum: 956bf1906308eeb3214a40081f22042b (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:36:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Thiago Cesario Veloso.pdf: 3144111 bytes, checksum: 956bf1906308eeb3214a40081f22042b (MD5) Previous issue date: 2018-07-03application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseEthinic-racial relationsRacismLiteratureEducationWritingSelf-writingRelações étnico-raciaisCarolina Maria de JesusRacismoLiteraturaEducaçãoEscrevivênciasEscrita de siCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODeixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula)Let them talk: from the Room (from the dump) to the Living Room (from class)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Thiago Cesario Veloso.pdfapplication/pdf3144111http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10063/1/Dissertacao+Thiago+Cesario+Veloso.pdf956bf1906308eeb3214a40081f22042bMD511/100632024-02-27 13:04:44.143oai:www.bdtd.uerj.br:1/10063Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula) |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Let them talk: from the Room (from the dump) to the Living Room (from class) |
title |
Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula) |
spellingShingle |
Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula) Veloso, Thiago Cesário Ethinic-racial relations Racism Literature Education Writing Self-writing Relações étnico-raciais Carolina Maria de Jesus Racismo Literatura Educação Escrevivências Escrita de si CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula) |
title_full |
Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula) |
title_fullStr |
Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula) |
title_full_unstemmed |
Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula) |
title_sort |
Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula) |
author |
Veloso, Thiago Cesário |
author_facet |
Veloso, Thiago Cesário |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Sonia Beatriz dos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8633230637573457 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Alexandra Lima da |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3035434886894830 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0568067579568217 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Miranda, Claudia |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6732256946429649 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6504821573991716 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Thiago Cesário |
contributor_str_mv |
Santos, Sonia Beatriz dos Silva, Alexandra Lima da Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará Miranda, Claudia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethinic-racial relations Racism Literature Education Writing Self-writing |
topic |
Ethinic-racial relations Racism Literature Education Writing Self-writing Relações étnico-raciais Carolina Maria de Jesus Racismo Literatura Educação Escrevivências Escrita de si CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais Carolina Maria de Jesus Racismo Literatura Educação Escrevivências Escrita de si |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The purpose of the present work is to analyze and identify how the works of Carolina de Jesus Child of the Dark (2000) and Bitita s Diary (1986) can help black students from a Belford Roxo school develop a personal writing, based on Evaristo s (2005) methodology, as an instrument of expression of their resistance and against the subalternization of their citizenship (voice, choices, desires, life projects, protagonism). The research had as one of its theoretical contributions theses and authors who studied Jesus s works with the intention of analyzing her writings and literature. We bring to light the following themes that pervade all this research: racism, education, black literature, and self-writing. We try to discuss the importance of students writing their own experiences and ideals |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-07-03 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:36:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VELOSO, Thiago Cesário. Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula). 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10063 |
identifier_str_mv |
VELOSO, Thiago Cesário. Deixa eles e elas falarem: do quarto (de despejo) à sala (de aula). 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2018. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10063/1/Dissertacao+Thiago+Cesario+Veloso.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
956bf1906308eeb3214a40081f22042b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728647869956096 |