Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ivana Souza da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912
Resumo: O conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundamental, professores e pesquisadores adotem uma atitude de encantamento e reflexão (BAKHTIN, 2011) na interlocução com o texto. Elegemos, como percurso didático para alcançar o objetivo proposto o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptada ao nosso propósito. Consideramos que as práticas de Multiletramentos críticos (JESUS, D. M.; CARBONIERI, D, 2016), como o diálogo entre outras Artes, contribuem para uma transformação social e política, que é a educação antirracista no Brasil vigente, que compõe a meta que nos motiva a prosseguir.
id UERJ_10af1a7141e273e9a91b66d88e018a25
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/18912
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessaNarrativas africanas y afrobrasileñas en portugués para la educación primaria: África nos cruzaLiteratura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; ÁfricaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASO conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundamental, professores e pesquisadores adotem uma atitude de encantamento e reflexão (BAKHTIN, 2011) na interlocução com o texto. Elegemos, como percurso didático para alcançar o objetivo proposto o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptada ao nosso propósito. Consideramos que as práticas de Multiletramentos críticos (JESUS, D. M.; CARBONIERI, D, 2016), como o diálogo entre outras Artes, contribuem para uma transformação social e política, que é a educação antirracista no Brasil vigente, que compõe a meta que nos motiva a prosseguir.El concepto de lectura como espacio de construcción de sentido, en el que autor-texto-lector interactúan a través de estrategias discursivas (KOCH, 2002, 2018), impregna esta Disertación en vista de esta premisa, y con el objetivo de contemplar la naturaleza humanizadora de la literatura. (CANDIDO, 2017), promueve la literatura africana y afrobrasileña, en una propuesta liberadora y dialógica (FREIRE, 1986; 1996). El objetivo es que nuestros lectores, alumnos de escuelas públicas que completan la primaria, profesores e investigadores adopten una actitud de encanto y reflexión (BAKHTIN, 2011) en el diálogo con el texto. Elegimos, como camino didáctico para lograr el objetivo propuesto, el modelo didáctico de secuencia desarrollado por los investigadores Dolz, Schneuwly y Noverraz (2004, p.81), adaptado a nuestro propósito. Creemos que las prácticas críticas de la Multialfabetización (JESÚS, DM; CARBONIERI, D, 2016), como el diálogo entre otras artes, contribuyen a una transformación social y política, que es la educación antirracista en el Brasil actual, que constituye el objetivo que nos motiva a seguir adelante.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFPQuelhas, Iza Terezinha Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5055446199136260Considera, Anabelle Loivoshttp://lattes.cnpq.br/3353735173336907Pereira, Maria Betânia Almeidahttp://lattes.cnpq.br/1020645059862264Martins, Ivana Souza da Silva2023-01-18T19:05:27Z2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMartins, Ivana Souza da Silva. Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa. 2021.118f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ .http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:01:03Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
Narrativas africanas y afrobrasileñas en portugués para la educación primaria: África nos cruza
title Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
spellingShingle Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
Martins, Ivana Souza da Silva
Literatura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; África
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
title_short Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
title_full Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
title_fullStr Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
title_full_unstemmed Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
title_sort Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
author Martins, Ivana Souza da Silva
author_facet Martins, Ivana Souza da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/5055446199136260
Considera, Anabelle Loivos
http://lattes.cnpq.br/3353735173336907
Pereira, Maria Betânia Almeida
http://lattes.cnpq.br/1020645059862264
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ivana Souza da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; África
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
topic Literatura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; África
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
description O conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundamental, professores e pesquisadores adotem uma atitude de encantamento e reflexão (BAKHTIN, 2011) na interlocução com o texto. Elegemos, como percurso didático para alcançar o objetivo proposto o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptada ao nosso propósito. Consideramos que as práticas de Multiletramentos críticos (JESUS, D. M.; CARBONIERI, D, 2016), como o diálogo entre outras Artes, contribuem para uma transformação social e política, que é a educação antirracista no Brasil vigente, que compõe a meta que nos motiva a prosseguir.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
2023-01-18T19:05:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Martins, Ivana Souza da Silva. Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa. 2021.118f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ .
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912
identifier_str_mv Martins, Ivana Souza da Silva. Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa. 2021.118f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ .
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990678216015872