Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912 |
Resumo: | O conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundamental, professores e pesquisadores adotem uma atitude de encantamento e reflexão (BAKHTIN, 2011) na interlocução com o texto. Elegemos, como percurso didático para alcançar o objetivo proposto o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptada ao nosso propósito. Consideramos que as práticas de Multiletramentos críticos (JESUS, D. M.; CARBONIERI, D, 2016), como o diálogo entre outras Artes, contribuem para uma transformação social e política, que é a educação antirracista no Brasil vigente, que compõe a meta que nos motiva a prosseguir. |
id |
UERJ_10af1a7141e273e9a91b66d88e018a25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/18912 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessaNarrativas africanas y afrobrasileñas en portugués para la educación primaria: África nos cruzaLiteratura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; ÁfricaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASO conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundamental, professores e pesquisadores adotem uma atitude de encantamento e reflexão (BAKHTIN, 2011) na interlocução com o texto. Elegemos, como percurso didático para alcançar o objetivo proposto o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptada ao nosso propósito. Consideramos que as práticas de Multiletramentos críticos (JESUS, D. M.; CARBONIERI, D, 2016), como o diálogo entre outras Artes, contribuem para uma transformação social e política, que é a educação antirracista no Brasil vigente, que compõe a meta que nos motiva a prosseguir.El concepto de lectura como espacio de construcción de sentido, en el que autor-texto-lector interactúan a través de estrategias discursivas (KOCH, 2002, 2018), impregna esta Disertación en vista de esta premisa, y con el objetivo de contemplar la naturaleza humanizadora de la literatura. (CANDIDO, 2017), promueve la literatura africana y afrobrasileña, en una propuesta liberadora y dialógica (FREIRE, 1986; 1996). El objetivo es que nuestros lectores, alumnos de escuelas públicas que completan la primaria, profesores e investigadores adopten una actitud de encanto y reflexión (BAKHTIN, 2011) en el diálogo con el texto. Elegimos, como camino didáctico para lograr el objetivo propuesto, el modelo didáctico de secuencia desarrollado por los investigadores Dolz, Schneuwly y Noverraz (2004, p.81), adaptado a nuestro propósito. Creemos que las prácticas críticas de la Multialfabetización (JESÚS, DM; CARBONIERI, D, 2016), como el diálogo entre otras artes, contribuyen a una transformación social y política, que es la educación antirracista en el Brasil actual, que constituye el objetivo que nos motiva a seguir adelante.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFPQuelhas, Iza Terezinha Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5055446199136260Considera, Anabelle Loivoshttp://lattes.cnpq.br/3353735173336907Pereira, Maria Betânia Almeidahttp://lattes.cnpq.br/1020645059862264Martins, Ivana Souza da Silva2023-01-18T19:05:27Z2021-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMartins, Ivana Souza da Silva. Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa. 2021.118f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ .http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:01:03Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa Narrativas africanas y afrobrasileñas en portugués para la educación primaria: África nos cruza |
title |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa |
spellingShingle |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa Martins, Ivana Souza da Silva Literatura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; África LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
title_short |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa |
title_full |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa |
title_fullStr |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa |
title_full_unstemmed |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa |
title_sort |
Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa |
author |
Martins, Ivana Souza da Silva |
author_facet |
Martins, Ivana Souza da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves http://lattes.cnpq.br/5055446199136260 Considera, Anabelle Loivos http://lattes.cnpq.br/3353735173336907 Pereira, Maria Betânia Almeida http://lattes.cnpq.br/1020645059862264 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ivana Souza da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; África LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
topic |
Literatura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; África LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
description |
O conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundamental, professores e pesquisadores adotem uma atitude de encantamento e reflexão (BAKHTIN, 2011) na interlocução com o texto. Elegemos, como percurso didático para alcançar o objetivo proposto o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptada ao nosso propósito. Consideramos que as práticas de Multiletramentos críticos (JESUS, D. M.; CARBONIERI, D, 2016), como o diálogo entre outras Artes, contribuem para uma transformação social e política, que é a educação antirracista no Brasil vigente, que compõe a meta que nos motiva a prosseguir. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 2023-01-18T19:05:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Martins, Ivana Souza da Silva. Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa. 2021.118f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ . http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912 |
identifier_str_mv |
Martins, Ivana Souza da Silva. Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa. 2021.118f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ . |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990678216015872 |