Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10317 |
Resumo: | A influência das práticas e recursos provenientes do ensino presencial, bem como as especulações filosóficas sobre as transformações sociais e cognitivas promovidas pela expansão das redes digitais e tecnologias de telecomunicação, constituem os principais entraves a criação de uma perspectiva teórica mais adequada para o uso educativo dos ambientes disponíveis nas redes digitais. Investigar os usos espontâneos destas tecnologias no cotidiano é a forma mais eficiente de descobrir características e elementos capazes de contribuir para a construção de uma perspectiva teórica compatível com os propósitos educacionais. Este estudo analisa as interações comunicativas entre os participantes dos grupos de discussão da Internet para tentar estabelecer os mecanismos sobre os quais se dá a construção do conhecimento nas redes digitais e, a partir destas indicações, busca oferecer suporte teórico para a criação de uma perspectiva pragmática em Informática Educativa. O aporte conceitual utilizado como ponto de partida origina-se das formulações teóricas de Winograd e Flores, Habermas, Himanen e Vigotsky. |
id |
UERJ_143fe40999360304c77d608961aad401 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10317 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitaisLearning process and construction of knowledgement in digital networksApprenticeshipKnowledgementDigital networksAprendizagemConhecimentoRedes DigitaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA influência das práticas e recursos provenientes do ensino presencial, bem como as especulações filosóficas sobre as transformações sociais e cognitivas promovidas pela expansão das redes digitais e tecnologias de telecomunicação, constituem os principais entraves a criação de uma perspectiva teórica mais adequada para o uso educativo dos ambientes disponíveis nas redes digitais. Investigar os usos espontâneos destas tecnologias no cotidiano é a forma mais eficiente de descobrir características e elementos capazes de contribuir para a construção de uma perspectiva teórica compatível com os propósitos educacionais. Este estudo analisa as interações comunicativas entre os participantes dos grupos de discussão da Internet para tentar estabelecer os mecanismos sobre os quais se dá a construção do conhecimento nas redes digitais e, a partir destas indicações, busca oferecer suporte teórico para a criação de uma perspectiva pragmática em Informática Educativa. O aporte conceitual utilizado como ponto de partida origina-se das formulações teóricas de Winograd e Flores, Habermas, Himanen e Vigotsky.The influence of the practices and resources coming from the face-to-face teaching, and the philosophical speculations about the social and cognitive transformations promoted by the expansion of the digital networks and telecommunication technologies, are both impediments to create a more appropriate theoretical perspective about the educational use of the available environments in the nets. The investigation of the spontaneous uses of those in the daily life, is the most efficient form of discovering characteristics and elements capable of contributing for the construction of a compatible theoretical perspective with educational purposes. This study analyzes the communicative interactions among the participants of newsgroups, groups of discussion on the Internet, and try to elaborate a perspective about the construction of the knowledge in the digital nets and, starting from that, offer theoretical support for a pragmatic foundation for use of the information technology in Education. The conceptual contribution used as a starting point arises the theoretical formulations of Winograd & Flores, Habermas, Himanen and Vigotsky.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoVillardi, Raquel Marqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E435819Bielscitovsky, Carlos EduardoVotre, Sebastião Josuéhttp://lattes.cnpq.br/2836380035305495Oliveira, Eloiza da Silva Gomes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B173485Vasconcellos, Isaac João dePacheco, Samuel Bueno2021-01-05T21:43:43Z2006-08-112004-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPACHECO, Samuel Bueno. Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de, 2004.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:50Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais Learning process and construction of knowledgement in digital networks |
title |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais |
spellingShingle |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais Pacheco, Samuel Bueno Apprenticeship Knowledgement Digital networks Aprendizagem Conhecimento Redes Digitais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais |
title_full |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais |
title_fullStr |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais |
title_sort |
Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais |
author |
Pacheco, Samuel Bueno |
author_facet |
Pacheco, Samuel Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Villardi, Raquel Marques http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E435819 Bielscitovsky, Carlos Eduardo Votre, Sebastião Josué http://lattes.cnpq.br/2836380035305495 Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B173485 Vasconcellos, Isaac João de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Samuel Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apprenticeship Knowledgement Digital networks Aprendizagem Conhecimento Redes Digitais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
topic |
Apprenticeship Knowledgement Digital networks Aprendizagem Conhecimento Redes Digitais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
A influência das práticas e recursos provenientes do ensino presencial, bem como as especulações filosóficas sobre as transformações sociais e cognitivas promovidas pela expansão das redes digitais e tecnologias de telecomunicação, constituem os principais entraves a criação de uma perspectiva teórica mais adequada para o uso educativo dos ambientes disponíveis nas redes digitais. Investigar os usos espontâneos destas tecnologias no cotidiano é a forma mais eficiente de descobrir características e elementos capazes de contribuir para a construção de uma perspectiva teórica compatível com os propósitos educacionais. Este estudo analisa as interações comunicativas entre os participantes dos grupos de discussão da Internet para tentar estabelecer os mecanismos sobre os quais se dá a construção do conhecimento nas redes digitais e, a partir destas indicações, busca oferecer suporte teórico para a criação de uma perspectiva pragmática em Informática Educativa. O aporte conceitual utilizado como ponto de partida origina-se das formulações teóricas de Winograd e Flores, Habermas, Himanen e Vigotsky. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-09-29 2006-08-11 2021-01-05T21:43:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PACHECO, Samuel Bueno. Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de, 2004. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10317 |
identifier_str_mv |
PACHECO, Samuel Bueno. Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de, 2004. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990617388122112 |