Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Samuel Bueno
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10317
Resumo: A influência das práticas e recursos provenientes do ensino presencial, bem como as especulações filosóficas sobre as transformações sociais e cognitivas promovidas pela expansão das redes digitais e tecnologias de telecomunicação, constituem os principais entraves a criação de uma perspectiva teórica mais adequada para o uso educativo dos ambientes disponíveis nas redes digitais. Investigar os usos espontâneos destas tecnologias no cotidiano é a forma mais eficiente de descobrir características e elementos capazes de contribuir para a construção de uma perspectiva teórica compatível com os propósitos educacionais. Este estudo analisa as interações comunicativas entre os participantes dos grupos de discussão da Internet para tentar estabelecer os mecanismos sobre os quais se dá a construção do conhecimento nas redes digitais e, a partir destas indicações, busca oferecer suporte teórico para a criação de uma perspectiva pragmática em Informática Educativa. O aporte conceitual utilizado como ponto de partida origina-se das formulações teóricas de Winograd e Flores, Habermas, Himanen e Vigotsky.
id UERJ_143fe40999360304c77d608961aad401
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10317
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitaisLearning process and construction of knowledgement in digital networksApprenticeshipKnowledgementDigital networksAprendizagemConhecimentoRedes DigitaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOA influência das práticas e recursos provenientes do ensino presencial, bem como as especulações filosóficas sobre as transformações sociais e cognitivas promovidas pela expansão das redes digitais e tecnologias de telecomunicação, constituem os principais entraves a criação de uma perspectiva teórica mais adequada para o uso educativo dos ambientes disponíveis nas redes digitais. Investigar os usos espontâneos destas tecnologias no cotidiano é a forma mais eficiente de descobrir características e elementos capazes de contribuir para a construção de uma perspectiva teórica compatível com os propósitos educacionais. Este estudo analisa as interações comunicativas entre os participantes dos grupos de discussão da Internet para tentar estabelecer os mecanismos sobre os quais se dá a construção do conhecimento nas redes digitais e, a partir destas indicações, busca oferecer suporte teórico para a criação de uma perspectiva pragmática em Informática Educativa. O aporte conceitual utilizado como ponto de partida origina-se das formulações teóricas de Winograd e Flores, Habermas, Himanen e Vigotsky.The influence of the practices and resources coming from the face-to-face teaching, and the philosophical speculations about the social and cognitive transformations promoted by the expansion of the digital networks and telecommunication technologies, are both impediments to create a more appropriate theoretical perspective about the educational use of the available environments in the nets. The investigation of the spontaneous uses of those in the daily life, is the most efficient form of discovering characteristics and elements capable of contributing for the construction of a compatible theoretical perspective with educational purposes. This study analyzes the communicative interactions among the participants of newsgroups, groups of discussion on the Internet, and try to elaborate a perspective about the construction of the knowledge in the digital nets and, starting from that, offer theoretical support for a pragmatic foundation for use of the information technology in Education. The conceptual contribution used as a starting point arises the theoretical formulations of Winograd & Flores, Habermas, Himanen and Vigotsky.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoVillardi, Raquel Marqueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E435819Bielscitovsky, Carlos EduardoVotre, Sebastião Josuéhttp://lattes.cnpq.br/2836380035305495Oliveira, Eloiza da Silva Gomes dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B173485Vasconcellos, Isaac João dePacheco, Samuel Bueno2021-01-05T21:43:43Z2006-08-112004-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPACHECO, Samuel Bueno. Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de, 2004.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:50Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
Learning process and construction of knowledgement in digital networks
title Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
spellingShingle Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
Pacheco, Samuel Bueno
Apprenticeship
Knowledgement
Digital networks
Aprendizagem
Conhecimento
Redes Digitais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
title_short Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
title_full Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
title_fullStr Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
title_full_unstemmed Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
title_sort Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais
author Pacheco, Samuel Bueno
author_facet Pacheco, Samuel Bueno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villardi, Raquel Marques
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=E435819
Bielscitovsky, Carlos Eduardo
Votre, Sebastião Josué
http://lattes.cnpq.br/2836380035305495
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B173485
Vasconcellos, Isaac João de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Samuel Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Apprenticeship
Knowledgement
Digital networks
Aprendizagem
Conhecimento
Redes Digitais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic Apprenticeship
Knowledgement
Digital networks
Aprendizagem
Conhecimento
Redes Digitais
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
description A influência das práticas e recursos provenientes do ensino presencial, bem como as especulações filosóficas sobre as transformações sociais e cognitivas promovidas pela expansão das redes digitais e tecnologias de telecomunicação, constituem os principais entraves a criação de uma perspectiva teórica mais adequada para o uso educativo dos ambientes disponíveis nas redes digitais. Investigar os usos espontâneos destas tecnologias no cotidiano é a forma mais eficiente de descobrir características e elementos capazes de contribuir para a construção de uma perspectiva teórica compatível com os propósitos educacionais. Este estudo analisa as interações comunicativas entre os participantes dos grupos de discussão da Internet para tentar estabelecer os mecanismos sobre os quais se dá a construção do conhecimento nas redes digitais e, a partir destas indicações, busca oferecer suporte teórico para a criação de uma perspectiva pragmática em Informática Educativa. O aporte conceitual utilizado como ponto de partida origina-se das formulações teóricas de Winograd e Flores, Habermas, Himanen e Vigotsky.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-09-29
2006-08-11
2021-01-05T21:43:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PACHECO, Samuel Bueno. Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de, 2004.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10317
identifier_str_mv PACHECO, Samuel Bueno. Aprendizagem e construção do conhecimento nas redes digitais. 2004. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de, 2004.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990617388122112