O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Taislene
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Saravali, Eliane Giachetto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297
Resumo: O artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa sobre a construção do conhecimento social a partir da  perspectiva   piagetiana,   mais   especificamente as ideias das crianças a respeito da escola e do professor. Os participantes do estudo foram 52 crianças entre 7 e 8 anos inseridas em ambientes educacionais diferenciados: um considerado como ambiente tradicional de ensino e o outro considerado como ambiente sociomoral construtivista. O instrumento apresentado aqui, utilizado para coleta de dados, é uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem. Os participantes eram convidados a pensar sobre as questões inerentes à história, bem como o papel da escola e do professor na situação proposta. Os dados indicaram não haver diferença entre os dois ambientes no que se refere à construção desse conhecimento social. No entanto, houve diferença muito significativa na maneira utilizada pelos alunos para resolverem os problemas da história: no ambiente tradicional a coerção e a expiação foram mais mencionadas e no ambiente sociomoral construtivista, o diálogo e a cooperação. Os dados apontam ainda para a necessidade do trabalho com esse tipo de conhecimento em sala de aula, visto que as respostas dos sujeitos caracterizaram-se por uma compreensão parcial da realidade, centrada em aspectos mais visíveis e aparentes dos fatos e na não consideração de processos ocultos. Palavras-chave: conhecimento social; teoria piagetiana; ideias infantis.    
id UFPR-4_bd8504db1635f18d02a907bc8eebbe84
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/14297
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?The role of the school and the teacher in a non-learning situation: what do the children say?Educação; Tópicos Específicos de EducaçãoTópicos Específicos de EducaçãoTópicos Específicos de EducaçãoO artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa sobre a construção do conhecimento social a partir da  perspectiva   piagetiana,   mais   especificamente as ideias das crianças a respeito da escola e do professor. Os participantes do estudo foram 52 crianças entre 7 e 8 anos inseridas em ambientes educacionais diferenciados: um considerado como ambiente tradicional de ensino e o outro considerado como ambiente sociomoral construtivista. O instrumento apresentado aqui, utilizado para coleta de dados, é uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem. Os participantes eram convidados a pensar sobre as questões inerentes à história, bem como o papel da escola e do professor na situação proposta. Os dados indicaram não haver diferença entre os dois ambientes no que se refere à construção desse conhecimento social. No entanto, houve diferença muito significativa na maneira utilizada pelos alunos para resolverem os problemas da história: no ambiente tradicional a coerção e a expiação foram mais mencionadas e no ambiente sociomoral construtivista, o diálogo e a cooperação. Os dados apontam ainda para a necessidade do trabalho com esse tipo de conhecimento em sala de aula, visto que as respostas dos sujeitos caracterizaram-se por uma compreensão parcial da realidade, centrada em aspectos mais visíveis e aparentes dos fatos e na não consideração de processos ocultos. Palavras-chave: conhecimento social; teoria piagetiana; ideias infantis.    This paper presents partial data of a research on the construction of social knowledge under the Piagetian perspective, more specifically on children’s ideas about the school and the teacher. The participants of the study were 52 children aged between 7 and 8 years, who were immersed into different educational environments: one of them considered a traditional teaching environment and the other one considered a socio-moral constructivist environment. The instrument that we present here, used for data collection, is a story involving a non-learning situation. The participants were asked to think about issues related to the story, as well as the role of the school and the teacher in the proposed situation. Data indicated no difference between the two environments concerning the construction of social knowledge. However, there was significant difference in the way the students solved the problems of the story: in the traditional environment, coercion and atonement were more mentioned while in the socio-moral constructivist environment, dialogue and cooperation were mentioned instead. Data also indicate the need to work with this type of knowledge in the classroom since the answers of the subjects were characterized by a partial comprehension of reality, focusing on more visible and apparent aspects of the facts and on the non-consideration of hidden processes. UFPRFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPGuimarães, TaisleneSaravali, Eliane Giachetto2011-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 141-158Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 141-158Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 141-1581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297/14117https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297/30960info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:54:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/14297Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:54:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?
The role of the school and the teacher in a non-learning situation: what do the children say?
title O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?
spellingShingle O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?
Guimarães, Taislene
Educação; Tópicos Específicos de Educação
Tópicos Específicos de Educação
Tópicos Específicos de Educação
title_short O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?
title_full O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?
title_fullStr O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?
title_full_unstemmed O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?
title_sort O papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças?
author Guimarães, Taislene
author_facet Guimarães, Taislene
Saravali, Eliane Giachetto
author_role author
author2 Saravali, Eliane Giachetto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Taislene
Saravali, Eliane Giachetto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Tópicos Específicos de Educação
Tópicos Específicos de Educação
Tópicos Específicos de Educação
topic Educação; Tópicos Específicos de Educação
Tópicos Específicos de Educação
Tópicos Específicos de Educação
description O artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa sobre a construção do conhecimento social a partir da  perspectiva   piagetiana,   mais   especificamente as ideias das crianças a respeito da escola e do professor. Os participantes do estudo foram 52 crianças entre 7 e 8 anos inseridas em ambientes educacionais diferenciados: um considerado como ambiente tradicional de ensino e o outro considerado como ambiente sociomoral construtivista. O instrumento apresentado aqui, utilizado para coleta de dados, é uma história envolvendo uma situação de não aprendizagem. Os participantes eram convidados a pensar sobre as questões inerentes à história, bem como o papel da escola e do professor na situação proposta. Os dados indicaram não haver diferença entre os dois ambientes no que se refere à construção desse conhecimento social. No entanto, houve diferença muito significativa na maneira utilizada pelos alunos para resolverem os problemas da história: no ambiente tradicional a coerção e a expiação foram mais mencionadas e no ambiente sociomoral construtivista, o diálogo e a cooperação. Os dados apontam ainda para a necessidade do trabalho com esse tipo de conhecimento em sala de aula, visto que as respostas dos sujeitos caracterizaram-se por uma compreensão parcial da realidade, centrada em aspectos mais visíveis e aparentes dos fatos e na não consideração de processos ocultos. Palavras-chave: conhecimento social; teoria piagetiana; ideias infantis.    
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297/14117
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14297/30960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 141-158
Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 141-158
Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 141-158
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897596985344