Alfabetizar letrando: para além dos conceitos e das práticas. Um estudo sobre o que pensam professoras alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Claudia dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10219
Resumo: A crescente imposição da questão da alfabetização compõe o panorama de preocupações no cenário mundial contemporâneo. Os investimentos e as iniciativas públicas voltadas no Brasil e no mundo para o enfrentamento e a superação das taxas de analfabetismo existentes entre crianças, jovens e adultos pretendem chamar a atenção para o problema. Tais investimentos e iniciativas reafirmam a importância adquirida pelas representações e práticas político-culturais acerca da alfabetização na discussão sobre os direitos, principalmente das camadas populares (FERRARO, 2003; FARIA FILHO, 1998). A discussão a respeito do aprendizado da leitura e da escrita coloca-se, fundamentalmente, relacionada à compreensão da necessidade e do uso sempre existente da escrita na sociedade (THOMAS, 2005) e de forma mais específica, os modos pelos quais a alfabetização, dada a sua complexidade, define a escolarização da escrita (COOK-GUMPERZ, 1991; VINÃO FRAGO, 1993; GRAFF, 1994; MAGALHÃES, 1996). Em relação ao caso brasileiro há um movimento de reflexões sobre como alfabetização e sua efetividade ganha corpo na década de 80 (MORTATTI, 2000; FRADE, 2003). Da profusão de estudos e discussões, dessa década, ganha espaço as contribuições dos estudos sobre letramento (SOARES, 2001, 2004, 2014; KLEIMAN, 1995, 2016; ROJO, 1998; 2009; GONTIJO, 2014). O amadurecimento das discussões em torno da alfabetização e do letramento faz emergir o conceito alfabetizar letrando, objeto do presente estudo. Nessa perspectiva, pretende-se investigar, a partir de um estudo descritivo exploratório inspirado nos princípios da pesquisa-ação, como professores alfabetizadores caracterizam a proposta do alfabetizar letrando, tomando como categorias iniciais as concepções de alfabetização, letramento e alfabetizar letrando. Os resultados evidenciam que, no âmbito dos sujeitos investigados, as concepções de alfabetização e letramento transitam entre características, aspectos e proposições que se baseiam em memórias e experiências pessoais relacionados ao fazer pedagógico. Em virtude disso, pode-se perceber que a compreensão do alfabetizar letrando passa a se organizar em torno da prática pedagógica. O discurso do alfabetizar letrando parece proporcionar um lugar aonde é possível reconhecer o que é específico da alfabetização e do letramento num movimento de reflexão que se organiza para além de um e de outro campo.
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A discussão a respeito do aprendizado da leitura e da escrita coloca-se, fundamentalmente, relacionada à compreensão da necessidade e do uso sempre existente da escrita na sociedade (THOMAS, 2005) e de forma mais específica, os modos pelos quais a alfabetização, dada a sua complexidade, define a escolarização da escrita (COOK-GUMPERZ, 1991; VINÃO FRAGO, 1993; GRAFF, 1994; MAGALHÃES, 1996). Em relação ao caso brasileiro há um movimento de reflexões sobre como alfabetização e sua efetividade ganha corpo na década de 80 (MORTATTI, 2000; FRADE, 2003). Da profusão de estudos e discussões, dessa década, ganha espaço as contribuições dos estudos sobre letramento (SOARES, 2001, 2004, 2014; KLEIMAN, 1995, 2016; ROJO, 1998; 2009; GONTIJO, 2014). O amadurecimento das discussões em torno da alfabetização e do letramento faz emergir o conceito alfabetizar letrando, objeto do presente estudo. Nessa perspectiva, pretende-se investigar, a partir de um estudo descritivo exploratório inspirado nos princípios da pesquisa-ação, como professores alfabetizadores caracterizam a proposta do alfabetizar letrando, tomando como categorias iniciais as concepções de alfabetização, letramento e alfabetizar letrando. Os resultados evidenciam que, no âmbito dos sujeitos investigados, as concepções de alfabetização e letramento transitam entre características, aspectos e proposições que se baseiam em memórias e experiências pessoais relacionados ao fazer pedagógico. Em virtude disso, pode-se perceber que a compreensão do alfabetizar letrando passa a se organizar em torno da prática pedagógica. O discurso do alfabetizar letrando parece proporcionar um lugar aonde é possível reconhecer o que é específico da alfabetização e do letramento num movimento de reflexão que se organiza para além de um e de outro campo.The increasing imposition of the issue of literacy compels the panorama of concerns in the contemporary world scenario. Investments and public initiatives aimed at confronting and overcoming illiteracy rates among children, young people and adults in Brazil and in the world are intended to draw attention to the problem. These investments and initiatives reaffirm the importance acquired by political-cultural representations and practices about literacy in the discussion of rights, especially of the popular strata (FERRARO, 2003; FARIA FILHO, 1998). The discussion about the learning of reading and writing is fundamentally related to the understanding of the need and the ever-existing use of writing in society (THOMAS, 2005) and, more specifically, the ways in which literacy, given the complexity of the study, defines the schooling of writing (COOK-GUMPERZ, 1991; VINÃO FRAGO, 1993; GRAFF, 1994; MAGALHÃES, 1996). In relation to the Brazilian case there is a movement of reflections about how literacy and its effectiveness gains body in the 80's (MORTATTI, 2000; FRADE, 2003). From the profusion of studies and discussions of this decade, the contributions of reading studies are gaining ground (SOARES, 2001, 2004, 2014, KLEIMAN, 1995, 2016, ROJO, 1998, 2009 and GONTIJO, 2014). The maturation of the discussions around literacy and reading has led to the emergence of the literacy reading concept, object of the present study. In this perspective, we intend to investigate, from a descriptive exploratory study inspired by the principles of action-research, as literacy teachers characterize the proposal of literacy reading, taking as initial categories the conceptions of literacy, reading and literacy reading. The results show that, within the scope of the investigated subjects, literacy and reading concepts pass between characteristics, aspects and propositions that are based on memories and personal experiences related to the pedagogical practice. By virtue of this, it can be seen that the understanding of literacy reading is organized around the pedagogical practice. Literacy reading discourse seems to provide a place where it is possible to recognize what is specific to literacy and to reading in a movement of reflection that is organized beyond one and the other field.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoRibeiro, Amelia Escotto do Amaralhttp://lattes.cnpq.br/7013520297747387Santos, Sonia Regina Mendes doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607Z1Maciel, Débora Amorim Costahttp://lattes.cnpq.br/8091621636430108Abreu, Ana Claudia dos Santos2021-01-05T21:39:14Z2017-08-282017-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABREU, Ana Claudia dos Santos. Alfabetizar letrando: para além dos conceitos e das práticas. Um estudo sobre o que pensam professoras alfabetizadoras. 2017. 120 f. 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