A poesia visual na formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabela Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707
Resumo: O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de literatura, mais especificamente, poesia visual, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com o objetivo de observar a apropriação e o interesse dos textos pelos alunos, o conhecimento de outras artes, assim como desenvolver a produção individual e coletiva de textos autorais e críticos. A pesquisa qualitativa pretendeu investigar de que forma a poesia visual, através da metodologia da sequência didática, pode ampliar a capacidade de leitura do aluno e torná-lo sujeito autorizado a construir leituras e textos. O estudo visou aperfeiçoar a leitura e a produção individual e coletiva de poesia visual culminando com a pintura de um grande mural no espaço externo e limítrofe da escola. A partir da proposta de intervenção e de sua realização, constatou-se que é possível motivar a leitura de literatura em alunos do ensino fundamental, usando como ponto de partida a poesia visual. Por conta de suas marcas e singularidades, a poesia visual despertou a curiosidade de jovens alunos, em processo de formação, ampliando o interesse por poesia e pelo uso das linguagens. Essa apropriação do texto pelos alunos pode afetar suas vidas significativamente.
id UERJ_2b18a863622dab528c2a4117a1de6700
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/18707
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling A poesia visual na formação de leitoresVisual poetry in readers formationLiterature teachingVisual poetryLiterature at schoolLiteratura na escolaPoesia visual brasileiraLeituraLiteratura brasileira (Ensino fundamental)LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de literatura, mais especificamente, poesia visual, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com o objetivo de observar a apropriação e o interesse dos textos pelos alunos, o conhecimento de outras artes, assim como desenvolver a produção individual e coletiva de textos autorais e críticos. A pesquisa qualitativa pretendeu investigar de que forma a poesia visual, através da metodologia da sequência didática, pode ampliar a capacidade de leitura do aluno e torná-lo sujeito autorizado a construir leituras e textos. O estudo visou aperfeiçoar a leitura e a produção individual e coletiva de poesia visual culminando com a pintura de um grande mural no espaço externo e limítrofe da escola. A partir da proposta de intervenção e de sua realização, constatou-se que é possível motivar a leitura de literatura em alunos do ensino fundamental, usando como ponto de partida a poesia visual. Por conta de suas marcas e singularidades, a poesia visual despertou a curiosidade de jovens alunos, em processo de formação, ampliando o interesse por poesia e pelo uso das linguagens. Essa apropriação do texto pelos alunos pode afetar suas vidas significativamente.The present work is a proposal for a pedagogical intervention in the teaching of literature, more specifically, visual poetry, in a class of 7th grade of elementary school in a public school in the municipality of Duque de Caxias, state of Rio de Janeiro. In order to observe the appropriation and interest of the texts by the students, the knowledge of other arts, as well as the development of individual and collective production of authorial and critical texts. The qualitative research intended to investigate how visual poetry, through the methodology of the didactic sequence, can expand the student's reading capacity and make him an authorized subject to build readings and texts. The study aimed to improve reading and the individual and collective production of visual poetry, culminating in the painting of a large mural in the external area and border space of the school. From the intervention proposal and its realization, it was found that it is possible to motivate the reading of literature in elementary school students, using visual poetry as a starting point. Because of its marks and singularities, visual poetry aroused the curiosity of young students, in the process of formation, expanding their interest in poetry and the use of languages. This appropriation of the text by the students can significantly affect their lives.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFPQuelhas, Iza Terezinha Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5055446199136260Barros Júnior, Fernando Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/2024215577890082Dias, Ana Crélia Penhahttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683Pinto, Maria Isaura Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0522752987611188Pereira, Isabela Soares2022-11-29T13:18:00Z2020-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Isabela Soares. A poesia visual na formação de leitores. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:01:02Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A poesia visual na formação de leitores
Visual poetry in readers formation
title A poesia visual na formação de leitores
spellingShingle A poesia visual na formação de leitores
Pereira, Isabela Soares
Literature teaching
Visual poetry
Literature at school
Literatura na escola
Poesia visual brasileira
Leitura
Literatura brasileira (Ensino fundamental)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A poesia visual na formação de leitores
title_full A poesia visual na formação de leitores
title_fullStr A poesia visual na formação de leitores
title_full_unstemmed A poesia visual na formação de leitores
title_sort A poesia visual na formação de leitores
author Pereira, Isabela Soares
author_facet Pereira, Isabela Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/5055446199136260
Barros Júnior, Fernando Monteiro de
http://lattes.cnpq.br/2024215577890082
Dias, Ana Crélia Penha
http://lattes.cnpq.br/3509210486494683
Pinto, Maria Isaura Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/0522752987611188
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabela Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Literature teaching
Visual poetry
Literature at school
Literatura na escola
Poesia visual brasileira
Leitura
Literatura brasileira (Ensino fundamental)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Literature teaching
Visual poetry
Literature at school
Literatura na escola
Poesia visual brasileira
Leitura
Literatura brasileira (Ensino fundamental)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de literatura, mais especificamente, poesia visual, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com o objetivo de observar a apropriação e o interesse dos textos pelos alunos, o conhecimento de outras artes, assim como desenvolver a produção individual e coletiva de textos autorais e críticos. A pesquisa qualitativa pretendeu investigar de que forma a poesia visual, através da metodologia da sequência didática, pode ampliar a capacidade de leitura do aluno e torná-lo sujeito autorizado a construir leituras e textos. O estudo visou aperfeiçoar a leitura e a produção individual e coletiva de poesia visual culminando com a pintura de um grande mural no espaço externo e limítrofe da escola. A partir da proposta de intervenção e de sua realização, constatou-se que é possível motivar a leitura de literatura em alunos do ensino fundamental, usando como ponto de partida a poesia visual. Por conta de suas marcas e singularidades, a poesia visual despertou a curiosidade de jovens alunos, em processo de formação, ampliando o interesse por poesia e pelo uso das linguagens. Essa apropriação do texto pelos alunos pode afetar suas vidas significativamente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04
2022-11-29T13:18:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Isabela Soares. A poesia visual na formação de leitores. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707
identifier_str_mv PEREIRA, Isabela Soares. A poesia visual na formação de leitores. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Brasil
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990676700823552