A poesia visual na formação de leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707 |
Resumo: | O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de literatura, mais especificamente, poesia visual, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com o objetivo de observar a apropriação e o interesse dos textos pelos alunos, o conhecimento de outras artes, assim como desenvolver a produção individual e coletiva de textos autorais e críticos. A pesquisa qualitativa pretendeu investigar de que forma a poesia visual, através da metodologia da sequência didática, pode ampliar a capacidade de leitura do aluno e torná-lo sujeito autorizado a construir leituras e textos. O estudo visou aperfeiçoar a leitura e a produção individual e coletiva de poesia visual culminando com a pintura de um grande mural no espaço externo e limítrofe da escola. A partir da proposta de intervenção e de sua realização, constatou-se que é possível motivar a leitura de literatura em alunos do ensino fundamental, usando como ponto de partida a poesia visual. Por conta de suas marcas e singularidades, a poesia visual despertou a curiosidade de jovens alunos, em processo de formação, ampliando o interesse por poesia e pelo uso das linguagens. Essa apropriação do texto pelos alunos pode afetar suas vidas significativamente. |
id |
UERJ_2b18a863622dab528c2a4117a1de6700 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/18707 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
A poesia visual na formação de leitoresVisual poetry in readers formationLiterature teachingVisual poetryLiterature at schoolLiteratura na escolaPoesia visual brasileiraLeituraLiteratura brasileira (Ensino fundamental)LINGUISTICA, LETRAS E ARTESO presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de literatura, mais especificamente, poesia visual, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com o objetivo de observar a apropriação e o interesse dos textos pelos alunos, o conhecimento de outras artes, assim como desenvolver a produção individual e coletiva de textos autorais e críticos. A pesquisa qualitativa pretendeu investigar de que forma a poesia visual, através da metodologia da sequência didática, pode ampliar a capacidade de leitura do aluno e torná-lo sujeito autorizado a construir leituras e textos. O estudo visou aperfeiçoar a leitura e a produção individual e coletiva de poesia visual culminando com a pintura de um grande mural no espaço externo e limítrofe da escola. A partir da proposta de intervenção e de sua realização, constatou-se que é possível motivar a leitura de literatura em alunos do ensino fundamental, usando como ponto de partida a poesia visual. Por conta de suas marcas e singularidades, a poesia visual despertou a curiosidade de jovens alunos, em processo de formação, ampliando o interesse por poesia e pelo uso das linguagens. Essa apropriação do texto pelos alunos pode afetar suas vidas significativamente.The present work is a proposal for a pedagogical intervention in the teaching of literature, more specifically, visual poetry, in a class of 7th grade of elementary school in a public school in the municipality of Duque de Caxias, state of Rio de Janeiro. In order to observe the appropriation and interest of the texts by the students, the knowledge of other arts, as well as the development of individual and collective production of authorial and critical texts. The qualitative research intended to investigate how visual poetry, through the methodology of the didactic sequence, can expand the student's reading capacity and make him an authorized subject to build readings and texts. The study aimed to improve reading and the individual and collective production of visual poetry, culminating in the painting of a large mural in the external area and border space of the school. From the intervention proposal and its realization, it was found that it is possible to motivate the reading of literature in elementary school students, using visual poetry as a starting point. Because of its marks and singularities, visual poetry aroused the curiosity of young students, in the process of formation, expanding their interest in poetry and the use of languages. This appropriation of the text by the students can significantly affect their lives.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFPQuelhas, Iza Terezinha Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5055446199136260Barros Júnior, Fernando Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/2024215577890082Dias, Ana Crélia Penhahttp://lattes.cnpq.br/3509210486494683Pinto, Maria Isaura Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0522752987611188Pereira, Isabela Soares2022-11-29T13:18:00Z2020-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Isabela Soares. A poesia visual na formação de leitores. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:01:02Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A poesia visual na formação de leitores Visual poetry in readers formation |
title |
A poesia visual na formação de leitores |
spellingShingle |
A poesia visual na formação de leitores Pereira, Isabela Soares Literature teaching Visual poetry Literature at school Literatura na escola Poesia visual brasileira Leitura Literatura brasileira (Ensino fundamental) LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A poesia visual na formação de leitores |
title_full |
A poesia visual na formação de leitores |
title_fullStr |
A poesia visual na formação de leitores |
title_full_unstemmed |
A poesia visual na formação de leitores |
title_sort |
A poesia visual na formação de leitores |
author |
Pereira, Isabela Soares |
author_facet |
Pereira, Isabela Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves http://lattes.cnpq.br/5055446199136260 Barros Júnior, Fernando Monteiro de http://lattes.cnpq.br/2024215577890082 Dias, Ana Crélia Penha http://lattes.cnpq.br/3509210486494683 Pinto, Maria Isaura Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0522752987611188 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Isabela Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literature teaching Visual poetry Literature at school Literatura na escola Poesia visual brasileira Leitura Literatura brasileira (Ensino fundamental) LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Literature teaching Visual poetry Literature at school Literatura na escola Poesia visual brasileira Leitura Literatura brasileira (Ensino fundamental) LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
O presente trabalho é uma proposta de intervenção pedagógica de ensino de literatura, mais especificamente, poesia visual, em uma turma de 7º ano do ensino fundamental em uma escola pública do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Com o objetivo de observar a apropriação e o interesse dos textos pelos alunos, o conhecimento de outras artes, assim como desenvolver a produção individual e coletiva de textos autorais e críticos. A pesquisa qualitativa pretendeu investigar de que forma a poesia visual, através da metodologia da sequência didática, pode ampliar a capacidade de leitura do aluno e torná-lo sujeito autorizado a construir leituras e textos. O estudo visou aperfeiçoar a leitura e a produção individual e coletiva de poesia visual culminando com a pintura de um grande mural no espaço externo e limítrofe da escola. A partir da proposta de intervenção e de sua realização, constatou-se que é possível motivar a leitura de literatura em alunos do ensino fundamental, usando como ponto de partida a poesia visual. Por conta de suas marcas e singularidades, a poesia visual despertou a curiosidade de jovens alunos, em processo de formação, ampliando o interesse por poesia e pelo uso das linguagens. Essa apropriação do texto pelos alunos pode afetar suas vidas significativamente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-04 2022-11-29T13:18:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Isabela Soares. A poesia visual na formação de leitores. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Isabela Soares. A poesia visual na formação de leitores. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores Brasil UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990676700823552 |