Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642 |
Resumo: | The purpose of this research is to verify, in a theoretical-conceptual way, how the teacher's choices about the student's textual production are guided by official documents, based on the linguistic studies or the normative grammar. This work discusses the approach that is currently found in the teaching of the Portuguese Language, a point of view mainly focused on discursive interaction, which has the purpose the study of textuality and different textual genres. As this approach works with a reduced text, because does not consider what is said, but gives greater importance to the structure of the text, the teaching turns out not to consider the subject of discourse. To understand the theoretical line chosen by official documents that end up reflecting on teacher practice, we make an analysis of the main official documents that serve as the basis of teaching and learning (National Curriculum Parameters, Curriculum Guide and Reference Standard of the Assessment System of Compulsory Education) and a comparison between the data from the history of the teaching of Portuguese Language and the curriculum theory, and relating the Postmodern and Modern education paradigm with pratices in classroom. |
id |
UERJ_2db35aac8a15818be053c6bd7b8f9b2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10642 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Senna, Luiz Antônio Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6Lopes, Paula da Silva Vidal Cidhttp://lattes.cnpq.br/1675675675795459Castro, Paula Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212http://lattes.cnpq.br/1617749064186442Oliveira, Helen Vieira de2021-01-05T21:55:17Z2014-12-122014-08-20OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642The purpose of this research is to verify, in a theoretical-conceptual way, how the teacher's choices about the student's textual production are guided by official documents, based on the linguistic studies or the normative grammar. This work discusses the approach that is currently found in the teaching of the Portuguese Language, a point of view mainly focused on discursive interaction, which has the purpose the study of textuality and different textual genres. As this approach works with a reduced text, because does not consider what is said, but gives greater importance to the structure of the text, the teaching turns out not to consider the subject of discourse. To understand the theoretical line chosen by official documents that end up reflecting on teacher practice, we make an analysis of the main official documents that serve as the basis of teaching and learning (National Curriculum Parameters, Curriculum Guide and Reference Standard of the Assessment System of Compulsory Education) and a comparison between the data from the history of the teaching of Portuguese Language and the curriculum theory, and relating the Postmodern and Modern education paradigm with pratices in classroom.O objetivo desta dissertação é verificar, de forma teórico-conceitual, como as escolhas do professor sobre o objeto da produção textual estão pautadas em documentos oficiais, tendo como base os estudos linguísticos ou a gramática normativa. Busca-se refletir sobre a abordagem que atualmente é encontrada no ensino da Língua Portuguesa, uma visão preponderantemente voltada para a interação discursiva, tendo como objetivo o estudo da textualidade e dos diferentes gêneros textuais. Como tal abordagem trabalha com o texto de forma reduzida, pois não considera o que é dito, mas atribui maior importância a estrutura do texto, o ensino acaba por não considerar o sujeito do discurso. Para entender a linha teórica escolhida pelos documentos oficiais e que acabam por refletir na prática do professor, realiza-se uma análise dos principais documentos oficiais que servem como base ao processo de ensino-aprendizagem (Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares e Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica) e uma comparação com dados da histórica do ensino de Língua Portuguesa e da teoria do currículo, buscando relacionar o paradigma de educação Moderno e o Pós-moderno com as práticas em sala de aula.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:55:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Helen Oliveira.pdf: 977486 bytes, checksum: 48e1aa4b0a4d626269534f7906250eb6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:55:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Helen Oliveira.pdf: 977486 bytes, checksum: 48e1aa4b0a4d626269534f7906250eb6 (MD5) Previous issue date: 2014-08-20application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoTextual productionSubjectTeacherCurriculumLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoLíngua portuguesa CurrículosLíngua portuguesa Formação de professoresProdução textualSujeitoProfessorCurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.Concepts of text and the correction of written production in elementary school.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_Helen Oliveira.pdfapplication/pdf977486http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10642/1/Dissertacao_Helen+Oliveira.pdf48e1aa4b0a4d626269534f7906250eb6MD511/106422024-02-27 12:43:37.469oai:www.bdtd.uerj.br:1/10642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Concepts of text and the correction of written production in elementary school. |
title |
Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. |
spellingShingle |
Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. Oliveira, Helen Vieira de Textual production Subject Teacher Curriculum Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Língua portuguesa Currículos Língua portuguesa Formação de professores Produção textual Sujeito Professor Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. |
title_full |
Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. |
title_fullStr |
Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. |
title_sort |
Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental. |
author |
Oliveira, Helen Vieira de |
author_facet |
Oliveira, Helen Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Senna, Luiz Antônio Gomes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Lopes, Paula da Silva Vidal Cid |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1675675675795459 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Castro, Paula Almeida de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7813446738576212 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1617749064186442 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Helen Vieira de |
contributor_str_mv |
Senna, Luiz Antônio Gomes Lopes, Paula da Silva Vidal Cid Castro, Paula Almeida de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textual production Subject Teacher Curriculum |
topic |
Textual production Subject Teacher Curriculum Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Língua portuguesa Currículos Língua portuguesa Formação de professores Produção textual Sujeito Professor Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino Língua portuguesa Currículos Língua portuguesa Formação de professores Produção textual Sujeito Professor Currículo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The purpose of this research is to verify, in a theoretical-conceptual way, how the teacher's choices about the student's textual production are guided by official documents, based on the linguistic studies or the normative grammar. This work discusses the approach that is currently found in the teaching of the Portuguese Language, a point of view mainly focused on discursive interaction, which has the purpose the study of textuality and different textual genres. As this approach works with a reduced text, because does not consider what is said, but gives greater importance to the structure of the text, the teaching turns out not to consider the subject of discourse. To understand the theoretical line chosen by official documents that end up reflecting on teacher practice, we make an analysis of the main official documents that serve as the basis of teaching and learning (National Curriculum Parameters, Curriculum Guide and Reference Standard of the Assessment System of Compulsory Education) and a comparison between the data from the history of the teaching of Portuguese Language and the curriculum theory, and relating the Postmodern and Modern education paradigm with pratices in classroom. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:55:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10642/1/Dissertacao_Helen+Oliveira.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48e1aa4b0a4d626269534f7906250eb6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352301048922112 |