Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Helen Vieira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642
Resumo: The purpose of this research is to verify, in a theoretical-conceptual way, how the teacher's choices about the student's textual production are guided by official documents, based on the linguistic studies or the normative grammar. This work discusses the approach that is currently found in the teaching of the Portuguese Language, a point of view mainly focused on discursive interaction, which has the purpose the study of textuality and different textual genres. As this approach works with a reduced text, because does not consider what is said, but gives greater importance to the structure of the text, the teaching turns out not to consider the subject of discourse. To understand the theoretical line chosen by official documents that end up reflecting on teacher practice, we make an analysis of the main official documents that serve as the basis of teaching and learning (National Curriculum Parameters, Curriculum Guide and Reference Standard of the Assessment System of Compulsory Education) and a comparison between the data from the history of the teaching of Portuguese Language and the curriculum theory, and relating the Postmodern and Modern education paradigm with pratices in classroom.
id UERJ_2db35aac8a15818be053c6bd7b8f9b2b
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10642
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Senna, Luiz Antônio Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6Lopes, Paula da Silva Vidal Cidhttp://lattes.cnpq.br/1675675675795459Castro, Paula Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212http://lattes.cnpq.br/1617749064186442Oliveira, Helen Vieira de2021-01-05T21:55:17Z2014-12-122014-08-20OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642The purpose of this research is to verify, in a theoretical-conceptual way, how the teacher's choices about the student's textual production are guided by official documents, based on the linguistic studies or the normative grammar. This work discusses the approach that is currently found in the teaching of the Portuguese Language, a point of view mainly focused on discursive interaction, which has the purpose the study of textuality and different textual genres. As this approach works with a reduced text, because does not consider what is said, but gives greater importance to the structure of the text, the teaching turns out not to consider the subject of discourse. To understand the theoretical line chosen by official documents that end up reflecting on teacher practice, we make an analysis of the main official documents that serve as the basis of teaching and learning (National Curriculum Parameters, Curriculum Guide and Reference Standard of the Assessment System of Compulsory Education) and a comparison between the data from the history of the teaching of Portuguese Language and the curriculum theory, and relating the Postmodern and Modern education paradigm with pratices in classroom.O objetivo desta dissertação é verificar, de forma teórico-conceitual, como as escolhas do professor sobre o objeto da produção textual estão pautadas em documentos oficiais, tendo como base os estudos linguísticos ou a gramática normativa. Busca-se refletir sobre a abordagem que atualmente é encontrada no ensino da Língua Portuguesa, uma visão preponderantemente voltada para a interação discursiva, tendo como objetivo o estudo da textualidade e dos diferentes gêneros textuais. Como tal abordagem trabalha com o texto de forma reduzida, pois não considera o que é dito, mas atribui maior importância a estrutura do texto, o ensino acaba por não considerar o sujeito do discurso. Para entender a linha teórica escolhida pelos documentos oficiais e que acabam por refletir na prática do professor, realiza-se uma análise dos principais documentos oficiais que servem como base ao processo de ensino-aprendizagem (Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares e Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica) e uma comparação com dados da histórica do ensino de Língua Portuguesa e da teoria do currículo, buscando relacionar o paradigma de educação Moderno e o Pós-moderno com as práticas em sala de aula.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:55:17Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Helen Oliveira.pdf: 977486 bytes, checksum: 48e1aa4b0a4d626269534f7906250eb6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:55:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Helen Oliveira.pdf: 977486 bytes, checksum: 48e1aa4b0a4d626269534f7906250eb6 (MD5) Previous issue date: 2014-08-20application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoTextual productionSubjectTeacherCurriculumLíngua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinoLíngua portuguesa CurrículosLíngua portuguesa Formação de professoresProdução textualSujeitoProfessorCurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConcepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.Concepts of text and the correction of written production in elementary school.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao_Helen Oliveira.pdfapplication/pdf977486http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10642/1/Dissertacao_Helen+Oliveira.pdf48e1aa4b0a4d626269534f7906250eb6MD511/106422024-02-27 12:43:37.469oai:www.bdtd.uerj.br:1/10642Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Concepts of text and the correction of written production in elementary school.
title Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
spellingShingle Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
Oliveira, Helen Vieira de
Textual production
Subject
Teacher
Curriculum
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Língua portuguesa Currículos
Língua portuguesa Formação de professores
Produção textual
Sujeito
Professor
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
title_full Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
title_fullStr Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
title_full_unstemmed Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
title_sort Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.
author Oliveira, Helen Vieira de
author_facet Oliveira, Helen Vieira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Luiz Antônio Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lopes, Paula da Silva Vidal Cid
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1675675675795459
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Castro, Paula Almeida de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7813446738576212
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1617749064186442
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Helen Vieira de
contributor_str_mv Senna, Luiz Antônio Gomes
Lopes, Paula da Silva Vidal Cid
Castro, Paula Almeida de
dc.subject.eng.fl_str_mv Textual production
Subject
Teacher
Curriculum
topic Textual production
Subject
Teacher
Curriculum
Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Língua portuguesa Currículos
Língua portuguesa Formação de professores
Produção textual
Sujeito
Professor
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensino
Língua portuguesa Currículos
Língua portuguesa Formação de professores
Produção textual
Sujeito
Professor
Currículo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The purpose of this research is to verify, in a theoretical-conceptual way, how the teacher's choices about the student's textual production are guided by official documents, based on the linguistic studies or the normative grammar. This work discusses the approach that is currently found in the teaching of the Portuguese Language, a point of view mainly focused on discursive interaction, which has the purpose the study of textuality and different textual genres. As this approach works with a reduced text, because does not consider what is said, but gives greater importance to the structure of the text, the teaching turns out not to consider the subject of discourse. To understand the theoretical line chosen by official documents that end up reflecting on teacher practice, we make an analysis of the main official documents that serve as the basis of teaching and learning (National Curriculum Parameters, Curriculum Guide and Reference Standard of the Assessment System of Compulsory Education) and a comparison between the data from the history of the teaching of Portuguese Language and the curriculum theory, and relating the Postmodern and Modern education paradigm with pratices in classroom.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:55:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642
identifier_str_mv OLIVEIRA, Helen Vieira de. Concepções de texto e a correção de produção escrita no ensino fundamental.. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10642/1/Dissertacao_Helen+Oliveira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 48e1aa4b0a4d626269534f7906250eb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352301048922112