Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Vieira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10230
Resumo: A pesquisa tem por objetivo investigar, a partir da narrativa docente, de que maneiras as temáticas de gênero e sexualidade permeiam as práticas pedagógicas de quatro professoras da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu/RJ. A metodologia da pesquisa está pautada em conversas individuais e coletivas (MELO e CRUZ, 2014), e em uma perspectiva queer (LOURO 2004; OLIVEIRA, 2016). Alguns questionamentos orientaram o desenvolvimento das estratégias de pesquisa, como: De que formas as temáticas de gênero e sexualidade perpassam suas práticas cotidianas? Quais são os desafios e avanços que percebem nas escolas em que atuam? Quais são as estratégias e metodologias que constroem para inserir essas temáticas a partir do fazer pedagógico? A partir das conversas realizadas e do diálogo com autoras/es como Guacira Lopes Louro, Rogério Diniz Junqueira, Elsa Dorlin e Daniel Borrilo, é possível tecer considerações sobre a produção de uma prática baseada na construção de questionamentos, que coloquem sob suspeição as visões naturalizadas acerca de gênero e sexualidade das/os alunas/os. Por outro lado, percebemos que as estratégias são desenvolvidas mais em momentos de conflito, dificilmente se desdobrando em práticas pedagógicas planejadas e integradas com aulas e demais momentos escolares. Dessa forma, pudemos pensar sobre as estratégias que são desenvolvidas e as teias de poder que se entrelaçam na escola, transformando-a em um espaço que re-produz estigmas e violências, mas também onde se desenvolvem práticas que questionam e disputam significados.
id UERJ_2ef339d5c3265f9e70d6bce63c3d5af3
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10230
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básicaExperiences and pedagogical practices in gender and sexuality: conflicts and powers in narratives of teachers of basic educationGenderSexualityEducationPedagogical practicesGêneroSexualidadeEducaçãoPráticas pedagógicasSociologia educacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa tem por objetivo investigar, a partir da narrativa docente, de que maneiras as temáticas de gênero e sexualidade permeiam as práticas pedagógicas de quatro professoras da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu/RJ. A metodologia da pesquisa está pautada em conversas individuais e coletivas (MELO e CRUZ, 2014), e em uma perspectiva queer (LOURO 2004; OLIVEIRA, 2016). Alguns questionamentos orientaram o desenvolvimento das estratégias de pesquisa, como: De que formas as temáticas de gênero e sexualidade perpassam suas práticas cotidianas? Quais são os desafios e avanços que percebem nas escolas em que atuam? Quais são as estratégias e metodologias que constroem para inserir essas temáticas a partir do fazer pedagógico? A partir das conversas realizadas e do diálogo com autoras/es como Guacira Lopes Louro, Rogério Diniz Junqueira, Elsa Dorlin e Daniel Borrilo, é possível tecer considerações sobre a produção de uma prática baseada na construção de questionamentos, que coloquem sob suspeição as visões naturalizadas acerca de gênero e sexualidade das/os alunas/os. Por outro lado, percebemos que as estratégias são desenvolvidas mais em momentos de conflito, dificilmente se desdobrando em práticas pedagógicas planejadas e integradas com aulas e demais momentos escolares. Dessa forma, pudemos pensar sobre as estratégias que são desenvolvidas e as teias de poder que se entrelaçam na escola, transformando-a em um espaço que re-produz estigmas e violências, mas também onde se desenvolvem práticas que questionam e disputam significados.This research aims to investigate, from the teaching narrative, how themes of gender and sexuality permeate pedagogical practices of four teachers of the municipal teaching network of Nova Iguaçu / RJ. The methodology of this research is based on individual and collective conversations (MELO and CRUZ, 2014), and on a queer perspective (LOURO 2004; OLIVEIRA, 2016). Some questions guided the development of research strategies, such as: In what ways do themes of gender and sexuality permeate their daily practices? What are the challenges and advances they perceive in the schools in which they work? Which are the strategies and methodologies that they construct to insert these themes from the pedagogic they develop? Based on conversations and dialogue with authors such as Guacira Lopes Louro, Rogério Diniz Junqueira, Elsa Dorlin and Daniel Borrilo, it is possible to think about the production of a practice based on the construction of questionings, which put the students' naturalized visions under suspicion about gender and sexuality. On the other hand, we perceive that the strategies are developed more in times of conflict, but that hardly unfold in pedagogical practices planned and integrated with classes and other school moments. In this way, we could think about the strategies that are developed and the webs of power that intertwine in the school, transforming it into a space that not only re-produces stigmas and violence, but also where practices that question and dispute meanings are developed.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoAraújo, Ivanildo Amaro dehttp://lattes.cnpq.br/2133421358917061Pocahy, Fernando Altairhttp://lattes.cnpq.br/0341333007755425Oliveira, Thiago Ranniery dehttp://lattes.cnpq.br/5073249089832251Silva, Daniel Vieira da2021-01-05T21:39:27Z2017-11-082017-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Daniel Vieira da. Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T16:04:45Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
Experiences and pedagogical practices in gender and sexuality: conflicts and powers in narratives of teachers of basic education
title Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
spellingShingle Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
Silva, Daniel Vieira da
Gender
Sexuality
Education
Pedagogical practices
Gênero
Sexualidade
Educação
Práticas pedagógicas
Sociologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
title_full Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
title_fullStr Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
title_full_unstemmed Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
title_sort Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica
author Silva, Daniel Vieira da
author_facet Silva, Daniel Vieira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Ivanildo Amaro de
http://lattes.cnpq.br/2133421358917061
Pocahy, Fernando Altair
http://lattes.cnpq.br/0341333007755425
Oliveira, Thiago Ranniery de
http://lattes.cnpq.br/5073249089832251
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Gender
Sexuality
Education
Pedagogical practices
Gênero
Sexualidade
Educação
Práticas pedagógicas
Sociologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Gender
Sexuality
Education
Pedagogical practices
Gênero
Sexualidade
Educação
Práticas pedagógicas
Sociologia educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa tem por objetivo investigar, a partir da narrativa docente, de que maneiras as temáticas de gênero e sexualidade permeiam as práticas pedagógicas de quatro professoras da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu/RJ. A metodologia da pesquisa está pautada em conversas individuais e coletivas (MELO e CRUZ, 2014), e em uma perspectiva queer (LOURO 2004; OLIVEIRA, 2016). Alguns questionamentos orientaram o desenvolvimento das estratégias de pesquisa, como: De que formas as temáticas de gênero e sexualidade perpassam suas práticas cotidianas? Quais são os desafios e avanços que percebem nas escolas em que atuam? Quais são as estratégias e metodologias que constroem para inserir essas temáticas a partir do fazer pedagógico? A partir das conversas realizadas e do diálogo com autoras/es como Guacira Lopes Louro, Rogério Diniz Junqueira, Elsa Dorlin e Daniel Borrilo, é possível tecer considerações sobre a produção de uma prática baseada na construção de questionamentos, que coloquem sob suspeição as visões naturalizadas acerca de gênero e sexualidade das/os alunas/os. Por outro lado, percebemos que as estratégias são desenvolvidas mais em momentos de conflito, dificilmente se desdobrando em práticas pedagógicas planejadas e integradas com aulas e demais momentos escolares. Dessa forma, pudemos pensar sobre as estratégias que são desenvolvidas e as teias de poder que se entrelaçam na escola, transformando-a em um espaço que re-produz estigmas e violências, mas também onde se desenvolvem práticas que questionam e disputam significados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-08
2017-04-11
2021-01-05T21:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Daniel Vieira da. Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10230
identifier_str_mv SILVA, Daniel Vieira da. Experiências e práticas pedagógicas em gênero e sexualidade: conflitos e potências em narrativas de professoras da educação básica. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990616772608000