O papel do verbal e do não verbal na publicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6697 |
Resumo: | En esta disertación de postgrado se analizan anuncios publicados en una revista semanal de circulación en nivel nacional para ver si el uso de las letras, sobre todo la capital, es una transgresión de las reglas gramaticales de la lengua portuguesa. Partimos de la hipótesis de que se tratan de usos artísticos o estilísticos, cuyo objetivo es la persuasión del potencial consumidor. Hemos utilizado las directrices de la gramática normativa de la lengua, la estilística y la semiótica para responder esta hipótesis. También se consideró el uso de los colores y las formas del lenguaje visual, ya que son elementos importantes de la publicidad impresa. Fueron analizados cuarenta y cuatro anuncios publicados en los meses de octubre, noviembre y diciembre de 2012, y en marzo, abril y mayo de 2013. Se observaron valores semióticos de los signos verbales y no verbales como íconos o índices en la arquitectura visual del texto en los anuncios |
id |
UERJ_2fee32e541cd4ea273fe5565bbd5643a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/6697 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Simões, Darcilia Marindir Pintohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B78496Monteiro, Maria Cristina Guimaraes de Goeshttp://lattes.cnpq.br/0290932445672591Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556http://lattes.cnpq.br/9241638685522678Oliveira, Itamar José de2021-01-05T15:11:50Z2014-07-162014-04-02OLIVEIRA, Itamar José de. O papel do verbal e do não verbal na publicidade. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6697En esta disertación de postgrado se analizan anuncios publicados en una revista semanal de circulación en nivel nacional para ver si el uso de las letras, sobre todo la capital, es una transgresión de las reglas gramaticales de la lengua portuguesa. Partimos de la hipótesis de que se tratan de usos artísticos o estilísticos, cuyo objetivo es la persuasión del potencial consumidor. Hemos utilizado las directrices de la gramática normativa de la lengua, la estilística y la semiótica para responder esta hipótesis. También se consideró el uso de los colores y las formas del lenguaje visual, ya que son elementos importantes de la publicidad impresa. Fueron analizados cuarenta y cuatro anuncios publicados en los meses de octubre, noviembre y diciembre de 2012, y en marzo, abril y mayo de 2013. Se observaron valores semióticos de los signos verbales y no verbales como íconos o índices en la arquitectura visual del texto en los anunciosNesta dissertação analisamos peças publicitárias veiculadas em um semanário de circulação nacional, com o objetivo de constatar se o uso das letras, em especial as maiúsculas, constitui uma transgressão às normas gramaticais da língua portuguesa. Para isso, partimos da hipótese de que esse uso constitui uma questão artística ou de estilo, destinado à persuasão do consumidor potencial. Valemo-nos das orientações da gramática normativa da língua, da Estilística e da Semiótica para respondermos a essa hipótese. Foi considerado também o emprego das cores, das formas da linguagem visual, da diagramação, além do poder de persuasão das letras, elementos importantes da publicidade impressa. Foram analisadas quarenta e quatro peças publicitárias publicadas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012, e março, abril e maio de 2013. Observamos nos anúncios os valores semióticos dos signos verbais e não verbais como ícones ou índices na arquitetura visual do textoSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:11:50Z No. of bitstreams: 1 Itamar Jose de Oliveira_Dissertacao.pdf: 8717263 bytes, checksum: e3e8895373cb15882ebb305b288f06a5 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Itamar Jose de Oliveira_Dissertacao.pdf: 8717263 bytes, checksum: e3e8895373cb15882ebb305b288f06a5 (MD5) Previous issue date: 2014-04-02application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasPortuguésPublicidadLa iconicidadLas letras capitalesLíngua PortuguesaIconicidadeLetras maiúsculasLíngua portuguesa GramáticaLíngua portuguesa - EstiloLíngua portuguesa - Ortografia e soletraçãoPublicidadeIconicidade (Linguística)SemióticaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO papel do verbal e do não verbal na publicidadeLa función del verbal y el no verbal en la publicidadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALItamar Jose de Oliveira_Dissertacao.pdfapplication/pdf8717263http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6697/1/Itamar+Jose+de+Oliveira_Dissertacao.pdfe3e8895373cb15882ebb305b288f06a5MD511/66972024-02-27 16:16:55.126oai:www.bdtd.uerj.br:1/6697Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O papel do verbal e do não verbal na publicidade |
dc.title.alternative.spa.fl_str_mv |
La función del verbal y el no verbal en la publicidad |
title |
O papel do verbal e do não verbal na publicidade |
spellingShingle |
O papel do verbal e do não verbal na publicidade Oliveira, Itamar José de Portugués Publicidad La iconicidad Las letras capitales Língua Portuguesa Iconicidade Letras maiúsculas Língua portuguesa Gramática Língua portuguesa - Estilo Língua portuguesa - Ortografia e soletração Publicidade Iconicidade (Linguística) Semiótica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
O papel do verbal e do não verbal na publicidade |
title_full |
O papel do verbal e do não verbal na publicidade |
title_fullStr |
O papel do verbal e do não verbal na publicidade |
title_full_unstemmed |
O papel do verbal e do não verbal na publicidade |
title_sort |
O papel do verbal e do não verbal na publicidade |
author |
Oliveira, Itamar José de |
author_facet |
Oliveira, Itamar José de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Simões, Darcilia Marindir Pinto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=B78496 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Monteiro, Maria Cristina Guimaraes de Goes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0290932445672591 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0404290206593556 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9241638685522678 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Itamar José de |
contributor_str_mv |
Simões, Darcilia Marindir Pinto Monteiro, Maria Cristina Guimaraes de Goes Camara, Tania Maria Nunes de Lima |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Portugués Publicidad La iconicidad Las letras capitales |
topic |
Portugués Publicidad La iconicidad Las letras capitales Língua Portuguesa Iconicidade Letras maiúsculas Língua portuguesa Gramática Língua portuguesa - Estilo Língua portuguesa - Ortografia e soletração Publicidade Iconicidade (Linguística) Semiótica CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa Iconicidade Letras maiúsculas Língua portuguesa Gramática Língua portuguesa - Estilo Língua portuguesa - Ortografia e soletração Publicidade Iconicidade (Linguística) Semiótica |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
En esta disertación de postgrado se analizan anuncios publicados en una revista semanal de circulación en nivel nacional para ver si el uso de las letras, sobre todo la capital, es una transgresión de las reglas gramaticales de la lengua portuguesa. Partimos de la hipótesis de que se tratan de usos artísticos o estilísticos, cuyo objetivo es la persuasión del potencial consumidor. Hemos utilizado las directrices de la gramática normativa de la lengua, la estilística y la semiótica para responder esta hipótesis. También se consideró el uso de los colores y las formas del lenguaje visual, ya que son elementos importantes de la publicidad impresa. Fueron analizados cuarenta y cuatro anuncios publicados en los meses de octubre, noviembre y diciembre de 2012, y en marzo, abril y mayo de 2013. Se observaron valores semióticos de los signos verbales y no verbales como íconos o índices en la arquitectura visual del texto en los anuncios |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-16 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T15:11:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Itamar José de. O papel do verbal e do não verbal na publicidade. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6697 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Itamar José de. O papel do verbal e do não verbal na publicidade. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6697/1/Itamar+Jose+de+Oliveira_Dissertacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e3e8895373cb15882ebb305b288f06a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352271666774016 |