Trabalho, educação e democracia: tendências do debate sobre democratização da política educacional brasileira nos últimos trinta anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Carlos Felipe Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20387
Resumo: O objetivo geral do estudo é realizar um balanço crítico da literatura sobre o debate referente à democratização da política de educação brasileira, do período de transição da Constituinte na década de 1980 aos dias atuais e, especificamente, identificar as tendências teórico-políticas que vem orientando as reflexões sobre a gestão educacional democrática. A análise toma como matéria-prima produções – datadas do citado período – dos principais autores de referência no trato deste tema no país. Os autores selecionados são aqueles mais referenciados no âmbito da pesquisa brasileira em pós-graduação nos últimos cinco anos, com recorte na área da educação. A tese tem como embasamento a teoria social de Karl Marx, sendo as categorias trabalho, educação e democracia constitutivas de uma unidade dialética central à investigação. Para a análise das formas como a concentração do poder político se realiza historicamente na política educacional brasileira, outros elementos teóricos adquirem relevo, tais como: questão social, consenso e coerção, hegemonia, neoliberalismo, política social, Estado e classes sociais. Considerando a ontologia do ser social, o investimento analítico perpassa principais processos socio-históricos que conformam na contemporaneidade tanto a democracia liberal-burguesa, como a educação escolarizada no país, mediadas pelo modo de produção capitalista. Este é o arcabouço geral que sustenta as reflexões realizadas sobre a noção de gestão democrática educacional e que, a partir do método dialético, possibilitou a elaboração da tese da gestão democrática radical. Os resultados do estudo revelam na bibliografia pesquisada a existência de quatro tendências caracterizadas, em um extremo, pela razão empresarial de gestão e, noutro, pelo compromisso com a ruptura contra-hegemônica na educação. A conclusão aponta para a necessidade de maior aprofundamento no que tange ao processo de solidificação de um projeto educacional antagônico, articulado com o movimento de superação da ordem capitalista.
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A análise toma como matéria-prima produções – datadas do citado período – dos principais autores de referência no trato deste tema no país. Os autores selecionados são aqueles mais referenciados no âmbito da pesquisa brasileira em pós-graduação nos últimos cinco anos, com recorte na área da educação. A tese tem como embasamento a teoria social de Karl Marx, sendo as categorias trabalho, educação e democracia constitutivas de uma unidade dialética central à investigação. Para a análise das formas como a concentração do poder político se realiza historicamente na política educacional brasileira, outros elementos teóricos adquirem relevo, tais como: questão social, consenso e coerção, hegemonia, neoliberalismo, política social, Estado e classes sociais. Considerando a ontologia do ser social, o investimento analítico perpassa principais processos socio-históricos que conformam na contemporaneidade tanto a democracia liberal-burguesa, como a educação escolarizada no país, mediadas pelo modo de produção capitalista. Este é o arcabouço geral que sustenta as reflexões realizadas sobre a noção de gestão democrática educacional e que, a partir do método dialético, possibilitou a elaboração da tese da gestão democrática radical. Os resultados do estudo revelam na bibliografia pesquisada a existência de quatro tendências caracterizadas, em um extremo, pela razão empresarial de gestão e, noutro, pelo compromisso com a ruptura contra-hegemônica na educação. A conclusão aponta para a necessidade de maior aprofundamento no que tange ao processo de solidificação de um projeto educacional antagônico, articulado com o movimento de superação da ordem capitalista.The general objective of this study is to perform a critical review of the literature on the democratization of education policy in Brazil, from the transition period of the Constituent Assembly in the 1980s to the present day. And, specifically, to identify the theoretical-political tendencies that are orienting the reflections on the educational democratic management. The productions of the main authors of this theme in the country – dating from the mentioned period – are analysed. The chosen authors are the most used in the research of the Brazilian postgraduate in the last five years, with emphasis in the education area. The basis of this thesis is Karl Marx's social theory. Being the categories work, education and democracy form a central dialectical unit to research. For the analysis of how the concentration of political power occurs historically in education policy in Brazil, other theoretical elements gain importance, such as: social question, consensus and coercion, hegemony, neoliberalism, social policy, state and social classes. Considering the ontology of social being, the study deals with the main socio-historical processes that contemporaneously conform both liberal-bourgeois democracy and school-based education in the country, mediated by the capitalist mode of production. This is the general framework that sustains the reflections on the notion of educational democratic management. And that, from the dialectical method, made possible the elaboration of the thesis of radical democratic management. The results indicate the existence of four tendencies. On the one hand is the characteristic of business management reason and, at the opposite extreme, the commitment to the counter-hegemonic rupture in education. The conclusion indicates the need for further deepening in the process of solidification of an antagonistic educational project, articulated with the movement of overcoming the capitalist order.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço SocialBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialAlmeida, Ney Luiz Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/9302011535180806Martins, Eliana Bolorino Canteirohttp://lattes.cnpq.br/2929215848523448Demier, Felipe Abrancheshttp://lattes.cnpq.br/3195163395846498Martins, Fernando Joséhttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438Frigotto, Gaudenciohttp://lattes.cnpq.br/4535332644982596Barbosa, Rosangela Nair de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/7909136036269249Moreira, Carlos Felipe Nunes2023-09-28T18:40:55Z2018-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOREIRA, C. F. N. Trabalho, educação e democracia: tendências do debate sobre democratização da política educacional brasileira nos últimos trinta anos. 2018. 316 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T16:42:42Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/20387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:42:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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