O debate sobre a democratização da educação pública e a tese da gestão democrática radical da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186957 |
Resumo: | Ante o extenso acúmulo de interpretações sobre gestão democrática da educação no Brasil, objetiva-se aqui apresentar uma proposta teórico-metodológica de gestão que garanta a indissociabilidade analítica entre política e economia, na qual a socialização do poder constitui mediação nuclear. Tomando por base a produção intelectual de onze principais autores de referência sobre gestão democrática no país – mais utilizados por pesquisadores que se debruçaram na temática nos últimos anos – identificaram-se tendências teórico-políticas que, do período de transição da Constituinte na década de 1980 aos dias atuais, vêm norteando as reflexões a respeito do objeto. Os resultados do estudo revelam na bibliografia pesquisada a necessidade de maior aprofundamento no que tange ao processo de solidificação de um projeto educacional antagônico, articulado com o movimento de superação da ordem capitalista. A emersão de um novo modo de produção e reprodução social que possibilite a formação intelecto-cultural integral do ser humano exige, imediatamente, o acirramento da luta pela socialização do poder político-econômico. Nesse sentido, ao tomar como partida o ponto máximo alcançado nas sínteses e antíteses anteriores e por meio da exploração de suas contradições, a tese da gestão democrática radial busca fornecer mediações indispensáveis aos processos que apontem para um projeto educacional alternativo de ruptura com o capitalismo e não limitado às ideias hegemônicas de democracia burguesa. Trata-se de uma gestão que se oriente por uma dimensão política inalcançável nesta sociedade, mas que valha de referência teleológica aos processos coletivos de crítica, dilatação e superação da gestão democrática atualmente possível na ordem do capital. |
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Tomando por base a produção intelectual de onze principais autores de referência sobre gestão democrática no país – mais utilizados por pesquisadores que se debruçaram na temática nos últimos anos – identificaram-se tendências teórico-políticas que, do período de transição da Constituinte na década de 1980 aos dias atuais, vêm norteando as reflexões a respeito do objeto. Os resultados do estudo revelam na bibliografia pesquisada a necessidade de maior aprofundamento no que tange ao processo de solidificação de um projeto educacional antagônico, articulado com o movimento de superação da ordem capitalista. A emersão de um novo modo de produção e reprodução social que possibilite a formação intelecto-cultural integral do ser humano exige, imediatamente, o acirramento da luta pela socialização do poder político-econômico. Nesse sentido, ao tomar como partida o ponto máximo alcançado nas sínteses e antíteses anteriores e por meio da exploração de suas contradições, a tese da gestão democrática radial busca fornecer mediações indispensáveis aos processos que apontem para um projeto educacional alternativo de ruptura com o capitalismo e não limitado às ideias hegemônicas de democracia burguesa. Trata-se de uma gestão que se oriente por uma dimensão política inalcançável nesta sociedade, mas que valha de referência teleológica aos processos coletivos de crítica, dilatação e superação da gestão democrática atualmente possível na ordem do capital.In view of the extensive accumulation of interpretations on the democratic management of education in Brazil, the objective of this article is to present a theoretical-methodological management proposal that guarantees the analytical inseparability between politics and economics, in which the socialization of power constitutes nuclear mediation. Based on the intellectual production of 11 leading reference authors on democratic management in the country - widely used by researchers who have worked on the theme in recent years - theoretical and political trends have been identified which, from the transition period towards a new Constitution in the 1980s to the present day, they have been guiding the reflections about the object. The results of the study show in the bibliography reviewed the need for further development with regard to the solidification process of an antagonistic educational project, articulated with the movement to overcome the capitalist order. The emergence of a new mode of production and social reproduction in which the integral intellectual-cultural formation of the human being is possible demands, immediately, to intensify the struggle for the socialization of the political-economic power. In this regard, taking as a starting point the maximum reached in the previous syntheses and antitheses and through the exploration of its contradictions, the thesis of radial democratic management seeks to provide indispensable mediations to the processes that point to an alternative educational project that breaks with capitalism which is not limited to hegemonic ideas of bourgeois democracy. It is a management that is guided by an unattainable political dimension in this society, but that is worth of teleological reference to the collective processes of criticism, expansion and overcoming of the democratic management currently possible in the capitalist order.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2021-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/18695710.1590/S1678-4634202147222657Educação e Pesquisa; v. 47 (2021); e222657 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e222657 Educação e Pesquisa; Vol. 47 (2021); e222657 1678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186957/172558https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/186957/172559Copyright (c) 2021 Educação e Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Carlos Felipe Nunes 2022-01-26T14:30:57Zoai:revistas.usp.br:article/186957Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2022-01-26T14:30:57Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false |
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