Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetter, Sandro Roberto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9094
Resumo: If the personal handwriting has to survive as individual skill against the new techniques of writing, it seems necessary to analyze the handwriting in a new perspective. Since we live in a universe governed by the technological media, in which the computer can be seen as a true extension of man, what is the place of handwriting?And yet, believing that design can help the educator, how to interfere in the acquisition of handwriting and the development of a functional and legible writing? This research project attempts to shed light on this issue from a synthesis of the main models of writing adopted in primary education in Brazil during the twentieth century. To this end, we list those models and analyze them in the search of relationships and commonalities between these models and pointing to future notes, based on the design field and, in particular, on that of typography, having the acquisition of writing as a back stage.
id UERJ_3815637bfd2fac1dbf41cb63e0ad673d
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9094
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Lima, Guilherme Silva da CunhaLIMA, G. S. C.Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunhahttp://lattes.cnpq.br/1250390991809042Campos, Jorge Lúcio dehttp://lattes.cnpq.br/8124927881037305Damazio, Vera Maria Marsicanohttp://lattes.cnpq.br/0479162431018606Monat, André Soareshttp://lattes.cnpq.br/2193192561400733http://lattes.cnpq.br/5435644593907253Fetter, Sandro Roberto2021-01-05T19:56:53Z2012-11-272012-09-08FETTER, Sandro Roberto. Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias. 2012. 260 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9094If the personal handwriting has to survive as individual skill against the new techniques of writing, it seems necessary to analyze the handwriting in a new perspective. Since we live in a universe governed by the technological media, in which the computer can be seen as a true extension of man, what is the place of handwriting?And yet, believing that design can help the educator, how to interfere in the acquisition of handwriting and the development of a functional and legible writing? This research project attempts to shed light on this issue from a synthesis of the main models of writing adopted in primary education in Brazil during the twentieth century. To this end, we list those models and analyze them in the search of relationships and commonalities between these models and pointing to future notes, based on the design field and, in particular, on that of typography, having the acquisition of writing as a back stage.Se a escrita pessoal precisa sobreviver como habilidade individual perante as novas técnicas de produção textual, parece-nos necessária uma análise da escrita manual sob uma nova perspectiva. Num universo regido pelas mídias tecnológicas, no qual o computador pode ser visto como uma verdadeira extensão do homem, qual o lugar da escrita manual na atualidade? E, ainda: acreditando que o design pode auxiliar o educador, de que forma o mesmo pode interferir na aquisição da escrita manual e na formação de uma escrita legível e funcional? O presente projeto de pesquisa procura lançar luzes sobre este tema a partir de uma síntese dos principais modelos de escrita adotados na educação fundamental no Brasil durante o século XX. Para tanto, vamos elencá-los e analisá-los buscando relações e pontos comuns entre esses modelos e apontando para uma reflexão futura, calcada no campo do design e, em especial, da tipografia, tendo a aquisição da escrita como pano de fundo.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:56:53Z No. of bitstreams: 1 sandro fetter.pdf: 6678277 bytes, checksum: 23706ad9068aba4bc08ec09d8dba7b88 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 sandro fetter.pdf: 6678277 bytes, checksum: 23706ad9068aba4bc08ec09d8dba7b88 (MD5) Previous issue date: 2012-09-08Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiroapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em DesignUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho IndustrialHandwritingCalligraphic modelsTeaching handwriting in BraziType designEscritaCaligrafia (ensino)TipografiaCaligrafiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALModelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos diasCalligraphic models in Brazilian School: a history from Renaissance to our daysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALsandro fetter.pdfapplication/pdf6678277http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9094/1/sandro+fetter.pdf23706ad9068aba4bc08ec09d8dba7b88MD511/90942024-02-27 14:40:26.297oai:www.bdtd.uerj.br:1/9094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:40:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Calligraphic models in Brazilian School: a history from Renaissance to our days
title Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias
spellingShingle Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias
Fetter, Sandro Roberto
Handwriting
Calligraphic models
Teaching handwriting in Brazi
Type design
Escrita
Caligrafia (ensino)
Tipografia
Caligrafia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
title_short Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias
title_full Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias
title_fullStr Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias
title_full_unstemmed Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias
title_sort Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias
author Fetter, Sandro Roberto
author_facet Fetter, Sandro Roberto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Guilherme Silva da Cunha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv LIMA, G. S. C.
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1250390991809042
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Campos, Jorge Lúcio de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8124927881037305
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Damazio, Vera Maria Marsicano
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0479162431018606
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Monat, André Soares
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2193192561400733
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5435644593907253
dc.contributor.author.fl_str_mv Fetter, Sandro Roberto
contributor_str_mv Lima, Guilherme Silva da Cunha
Lima, Edna Lúcia Oliveira da Cunha
Campos, Jorge Lúcio de
Damazio, Vera Maria Marsicano
Monat, André Soares
dc.subject.eng.fl_str_mv Handwriting
Calligraphic models
Teaching handwriting in Brazi
Type design
topic Handwriting
Calligraphic models
Teaching handwriting in Brazi
Type design
Escrita
Caligrafia (ensino)
Tipografia
Caligrafia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Caligrafia (ensino)
Tipografia
Caligrafia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
description If the personal handwriting has to survive as individual skill against the new techniques of writing, it seems necessary to analyze the handwriting in a new perspective. Since we live in a universe governed by the technological media, in which the computer can be seen as a true extension of man, what is the place of handwriting?And yet, believing that design can help the educator, how to interfere in the acquisition of handwriting and the development of a functional and legible writing? This research project attempts to shed light on this issue from a synthesis of the main models of writing adopted in primary education in Brazil during the twentieth century. To this end, we list those models and analyze them in the search of relationships and commonalities between these models and pointing to future notes, based on the design field and, in particular, on that of typography, having the acquisition of writing as a back stage.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-11-27
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T19:56:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FETTER, Sandro Roberto. Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias. 2012. 260 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9094
identifier_str_mv FETTER, Sandro Roberto. Modelos caligráficos na escola brasileira : uma história do Renascimento aos nossos dias. 2012. 260 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9094/1/sandro+fetter.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 23706ad9068aba4bc08ec09d8dba7b88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352290010562560