Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199539 |
Resumo: | Em tempos de hegemonia digital na vida contemporânea, a questão da escrita adquire grande importância, tanto sob o aspecto da produção de conteúdo (o que se escreve), quanto sob o aspecto operacional (como se escreve). Especificamente em relação às questões operacionais, observa-se que a letra manual pode estar ficando obsoleta. Diante do impacto das novas mídias, antigos modelos caligráficos, que apoiam a aquisição da escrita manual na escola, precisam ser revistos e estudados, buscando facilitar a conquista de uma letra pessoal legível, rápida, simples e adequada aos novos tempos. Este é o escopo da presente pesquisa: o desenvolvimento de uma família tipográfica digital para o apoio no ensino da escrita manual na escola brasileira do século XXI. Para embasar a proposta, foi empreendida ampla revisão de literatura sobre os modelos caligráficos históricos, bem como sobre os principais projetos tipográficos contemporâneos adotados para o ensino da escrita manual; foi realizado também levantamento de requisitos, a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, em diferentes contextos de ensino, na cidade de Porto Alegre, e uma análise técnica das fontes internacionais mais utilizadas, nos dias de hoje, com este fim. A partir disso, foi desenvolvida a família de tipos digitais intitulada Letra Brasileira. Testada, avaliada e chancelada por especialistas em design e educação, ela busca contribuir para o ensino da escrita manual escolar e para a acessibilidade de recursos didáticos, em sintonia com os dias atuais. |
id |
URGS_4bc962f49892957e56d0eb7f74d65cfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199539 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fetter, Sandro RobertoCattani, Airton2019-09-20T03:45:46Z2019http://hdl.handle.net/10183/199539001100467Em tempos de hegemonia digital na vida contemporânea, a questão da escrita adquire grande importância, tanto sob o aspecto da produção de conteúdo (o que se escreve), quanto sob o aspecto operacional (como se escreve). Especificamente em relação às questões operacionais, observa-se que a letra manual pode estar ficando obsoleta. Diante do impacto das novas mídias, antigos modelos caligráficos, que apoiam a aquisição da escrita manual na escola, precisam ser revistos e estudados, buscando facilitar a conquista de uma letra pessoal legível, rápida, simples e adequada aos novos tempos. Este é o escopo da presente pesquisa: o desenvolvimento de uma família tipográfica digital para o apoio no ensino da escrita manual na escola brasileira do século XXI. Para embasar a proposta, foi empreendida ampla revisão de literatura sobre os modelos caligráficos históricos, bem como sobre os principais projetos tipográficos contemporâneos adotados para o ensino da escrita manual; foi realizado também levantamento de requisitos, a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, em diferentes contextos de ensino, na cidade de Porto Alegre, e uma análise técnica das fontes internacionais mais utilizadas, nos dias de hoje, com este fim. A partir disso, foi desenvolvida a família de tipos digitais intitulada Letra Brasileira. Testada, avaliada e chancelada por especialistas em design e educação, ela busca contribuir para o ensino da escrita manual escolar e para a acessibilidade de recursos didáticos, em sintonia com os dias atuais.In times of digital hegemony in contemporary life, the question of writing becomes very important, both in terms of the production of content (what is written) and the operational aspect (how it is written). Specifically, regarding operational issues, it is noted that handwriting may be becoming obsolete. In the face of the impact of new media in personal writing, old calligraphic models, which support the acquisition of handwriting in school, need to be reviewed and studied, seeking to facilitate the achievement of a readable, quick, simple and adequate personal handwriting to new Times. This is the scope of the present research: the development of a digital type family to support the teaching of handwriting in the Brazilian school of the 21st century. To support the proposal, a broad bibliographical review was carried out on the historical calligraphic models and the main contemporary typeface projects adopted for the teaching of manual writing; it was also carried out a survey of users requirements, based on interviews with literacy teachers in different teaching contexts, in the city of Porto Alegre, and a technical analysis of the main international sources used to support the teaching of handwriting. From this, the family of digital types was developed entitled Letra Brasileira. Tested, evaluated and sanctioned by experts in type design and education, it seeks to contribute to the teaching of handwriting at school and the accessibility of didactic resources, in line with the present day.application/pdfporTipografiaEscritaEnsinoAlfabetizaçãoHandwritingLiteracyHandwriting teaching in BrazilType designLetra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manualLetra Escolar Brasileira: design of a typeface family for the teaching of handwritinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100467.pdf.txt001100467.pdf.txtExtracted Texttext/plain1075437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199539/2/001100467.pdf.txt213ffb8d0048ab647fbafd9d35536b26MD52ORIGINAL001100467.pdfTexto completoapplication/pdf22943005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199539/1/001100467.pdf7b4de665db995cf0b964e26ab88106dfMD5110183/1995392019-09-21 03:40:47.720116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-21T06:40:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Letra Escolar Brasileira: design of a typeface family for the teaching of handwriting |
title |
Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual |
spellingShingle |
Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual Fetter, Sandro Roberto Tipografia Escrita Ensino Alfabetização Handwriting Literacy Handwriting teaching in Brazil Type design |
title_short |
Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual |
title_full |
Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual |
title_fullStr |
Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual |
title_full_unstemmed |
Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual |
title_sort |
Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual |
author |
Fetter, Sandro Roberto |
author_facet |
Fetter, Sandro Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fetter, Sandro Roberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cattani, Airton |
contributor_str_mv |
Cattani, Airton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tipografia Escrita Ensino Alfabetização |
topic |
Tipografia Escrita Ensino Alfabetização Handwriting Literacy Handwriting teaching in Brazil Type design |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Handwriting Literacy Handwriting teaching in Brazil Type design |
description |
Em tempos de hegemonia digital na vida contemporânea, a questão da escrita adquire grande importância, tanto sob o aspecto da produção de conteúdo (o que se escreve), quanto sob o aspecto operacional (como se escreve). Especificamente em relação às questões operacionais, observa-se que a letra manual pode estar ficando obsoleta. Diante do impacto das novas mídias, antigos modelos caligráficos, que apoiam a aquisição da escrita manual na escola, precisam ser revistos e estudados, buscando facilitar a conquista de uma letra pessoal legível, rápida, simples e adequada aos novos tempos. Este é o escopo da presente pesquisa: o desenvolvimento de uma família tipográfica digital para o apoio no ensino da escrita manual na escola brasileira do século XXI. Para embasar a proposta, foi empreendida ampla revisão de literatura sobre os modelos caligráficos históricos, bem como sobre os principais projetos tipográficos contemporâneos adotados para o ensino da escrita manual; foi realizado também levantamento de requisitos, a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, em diferentes contextos de ensino, na cidade de Porto Alegre, e uma análise técnica das fontes internacionais mais utilizadas, nos dias de hoje, com este fim. A partir disso, foi desenvolvida a família de tipos digitais intitulada Letra Brasileira. Testada, avaliada e chancelada por especialistas em design e educação, ela busca contribuir para o ensino da escrita manual escolar e para a acessibilidade de recursos didáticos, em sintonia com os dias atuais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-20T03:45:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199539 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100467 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199539 |
identifier_str_mv |
001100467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199539/2/001100467.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199539/1/001100467.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
213ffb8d0048ab647fbafd9d35536b26 7b4de665db995cf0b964e26ab88106df |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085498761248768 |