Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fetter, Sandro Roberto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199539
Resumo: Em tempos de hegemonia digital na vida contemporânea, a questão da escrita adquire grande importância, tanto sob o aspecto da produção de conteúdo (o que se escreve), quanto sob o aspecto operacional (como se escreve). Especificamente em relação às questões operacionais, observa-se que a letra manual pode estar ficando obsoleta. Diante do impacto das novas mídias, antigos modelos caligráficos, que apoiam a aquisição da escrita manual na escola, precisam ser revistos e estudados, buscando facilitar a conquista de uma letra pessoal legível, rápida, simples e adequada aos novos tempos. Este é o escopo da presente pesquisa: o desenvolvimento de uma família tipográfica digital para o apoio no ensino da escrita manual na escola brasileira do século XXI. Para embasar a proposta, foi empreendida ampla revisão de literatura sobre os modelos caligráficos históricos, bem como sobre os principais projetos tipográficos contemporâneos adotados para o ensino da escrita manual; foi realizado também levantamento de requisitos, a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, em diferentes contextos de ensino, na cidade de Porto Alegre, e uma análise técnica das fontes internacionais mais utilizadas, nos dias de hoje, com este fim. A partir disso, foi desenvolvida a família de tipos digitais intitulada Letra Brasileira. Testada, avaliada e chancelada por especialistas em design e educação, ela busca contribuir para o ensino da escrita manual escolar e para a acessibilidade de recursos didáticos, em sintonia com os dias atuais.
id URGS_4bc962f49892957e56d0eb7f74d65cfc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199539
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fetter, Sandro RobertoCattani, Airton2019-09-20T03:45:46Z2019http://hdl.handle.net/10183/199539001100467Em tempos de hegemonia digital na vida contemporânea, a questão da escrita adquire grande importância, tanto sob o aspecto da produção de conteúdo (o que se escreve), quanto sob o aspecto operacional (como se escreve). Especificamente em relação às questões operacionais, observa-se que a letra manual pode estar ficando obsoleta. Diante do impacto das novas mídias, antigos modelos caligráficos, que apoiam a aquisição da escrita manual na escola, precisam ser revistos e estudados, buscando facilitar a conquista de uma letra pessoal legível, rápida, simples e adequada aos novos tempos. Este é o escopo da presente pesquisa: o desenvolvimento de uma família tipográfica digital para o apoio no ensino da escrita manual na escola brasileira do século XXI. Para embasar a proposta, foi empreendida ampla revisão de literatura sobre os modelos caligráficos históricos, bem como sobre os principais projetos tipográficos contemporâneos adotados para o ensino da escrita manual; foi realizado também levantamento de requisitos, a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, em diferentes contextos de ensino, na cidade de Porto Alegre, e uma análise técnica das fontes internacionais mais utilizadas, nos dias de hoje, com este fim. A partir disso, foi desenvolvida a família de tipos digitais intitulada Letra Brasileira. Testada, avaliada e chancelada por especialistas em design e educação, ela busca contribuir para o ensino da escrita manual escolar e para a acessibilidade de recursos didáticos, em sintonia com os dias atuais.In times of digital hegemony in contemporary life, the question of writing becomes very important, both in terms of the production of content (what is written) and the operational aspect (how it is written). Specifically, regarding operational issues, it is noted that handwriting may be becoming obsolete. In the face of the impact of new media in personal writing, old calligraphic models, which support the acquisition of handwriting in school, need to be reviewed and studied, seeking to facilitate the achievement of a readable, quick, simple and adequate personal handwriting to new Times. This is the scope of the present research: the development of a digital type family to support the teaching of handwriting in the Brazilian school of the 21st century. To support the proposal, a broad bibliographical review was carried out on the historical calligraphic models and the main contemporary typeface projects adopted for the teaching of manual writing; it was also carried out a survey of users requirements, based on interviews with literacy teachers in different teaching contexts, in the city of Porto Alegre, and a technical analysis of the main international sources used to support the teaching of handwriting. From this, the family of digital types was developed entitled Letra Brasileira. Tested, evaluated and sanctioned by experts in type design and education, it seeks to contribute to the teaching of handwriting at school and the accessibility of didactic resources, in line with the present day.application/pdfporTipografiaEscritaEnsinoAlfabetizaçãoHandwritingLiteracyHandwriting teaching in BrazilType designLetra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manualLetra Escolar Brasileira: design of a typeface family for the teaching of handwritinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100467.pdf.txt001100467.pdf.txtExtracted Texttext/plain1075437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199539/2/001100467.pdf.txt213ffb8d0048ab647fbafd9d35536b26MD52ORIGINAL001100467.pdfTexto completoapplication/pdf22943005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199539/1/001100467.pdf7b4de665db995cf0b964e26ab88106dfMD5110183/1995392019-09-21 03:40:47.720116oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199539Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-21T06:40:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Letra Escolar Brasileira: design of a typeface family for the teaching of handwriting
title Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
spellingShingle Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
Fetter, Sandro Roberto
Tipografia
Escrita
Ensino
Alfabetização
Handwriting
Literacy
Handwriting teaching in Brazil
Type design
title_short Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
title_full Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
title_fullStr Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
title_full_unstemmed Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
title_sort Letra Escolar Brasileira : design de uma família tipográfica para o ensino da escrita manual
author Fetter, Sandro Roberto
author_facet Fetter, Sandro Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fetter, Sandro Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cattani, Airton
contributor_str_mv Cattani, Airton
dc.subject.por.fl_str_mv Tipografia
Escrita
Ensino
Alfabetização
topic Tipografia
Escrita
Ensino
Alfabetização
Handwriting
Literacy
Handwriting teaching in Brazil
Type design
dc.subject.eng.fl_str_mv Handwriting
Literacy
Handwriting teaching in Brazil
Type design
description Em tempos de hegemonia digital na vida contemporânea, a questão da escrita adquire grande importância, tanto sob o aspecto da produção de conteúdo (o que se escreve), quanto sob o aspecto operacional (como se escreve). Especificamente em relação às questões operacionais, observa-se que a letra manual pode estar ficando obsoleta. Diante do impacto das novas mídias, antigos modelos caligráficos, que apoiam a aquisição da escrita manual na escola, precisam ser revistos e estudados, buscando facilitar a conquista de uma letra pessoal legível, rápida, simples e adequada aos novos tempos. Este é o escopo da presente pesquisa: o desenvolvimento de uma família tipográfica digital para o apoio no ensino da escrita manual na escola brasileira do século XXI. Para embasar a proposta, foi empreendida ampla revisão de literatura sobre os modelos caligráficos históricos, bem como sobre os principais projetos tipográficos contemporâneos adotados para o ensino da escrita manual; foi realizado também levantamento de requisitos, a partir de entrevistas com professoras alfabetizadoras, em diferentes contextos de ensino, na cidade de Porto Alegre, e uma análise técnica das fontes internacionais mais utilizadas, nos dias de hoje, com este fim. A partir disso, foi desenvolvida a família de tipos digitais intitulada Letra Brasileira. Testada, avaliada e chancelada por especialistas em design e educação, ela busca contribuir para o ensino da escrita manual escolar e para a acessibilidade de recursos didáticos, em sintonia com os dias atuais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-20T03:45:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199539
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100467
url http://hdl.handle.net/10183/199539
identifier_str_mv 001100467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199539/2/001100467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199539/1/001100467.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 213ffb8d0048ab647fbafd9d35536b26
7b4de665db995cf0b964e26ab88106df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085498761248768