O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Danielle Ferreira Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6799
Resumo: This work aims to bring, as a teaching proposal, the humor in chronic, taking as corpus specifically those of Luis Fernando Verissimo. We intend to demonstrate that chronic humorous genre is important in education as approach to language and also serves for the understanding of linguistic phenomena, semantic and pragmatic as polysemy, ambiguity, irony, metaphor, metonymy. We start from the relevance of working the literary reading in school, supported by the PCN, in order to promote literacy in all its stages. We believe this work is made available with the text, and therefore this should be explored in class in all its varieties. Studies of discourse and interaction, on the use of textual genres in school, especially of chronic and reading processes and interpretation of them corroborate our research. In a second step, we address the philosophical theories of Bergson; psychoanalytic theories of Freud; discursive theories of Possenti and cognitive theories of Salomão, as an explanation of the construction and understanding of humor and their significance mechanisms.
id UERJ_38ce8c4fe8524d9bacac82674b5c6af4
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6799
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Camara, Tania Maria Nunes de Limahttp://lattes.cnpq.br/0404290206593556Santos, Denise Salimhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700499P1Cassano, Maria da Graçahttp://lattes.cnpq.br/2737019361003880http://lattes.cnpq.br/8660542420569221Bastos, Danielle Ferreira Martins2021-01-05T15:13:57Z2015-07-082015-03-31BASTOS, Danielle Ferreira Martins. O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6799This work aims to bring, as a teaching proposal, the humor in chronic, taking as corpus specifically those of Luis Fernando Verissimo. We intend to demonstrate that chronic humorous genre is important in education as approach to language and also serves for the understanding of linguistic phenomena, semantic and pragmatic as polysemy, ambiguity, irony, metaphor, metonymy. We start from the relevance of working the literary reading in school, supported by the PCN, in order to promote literacy in all its stages. We believe this work is made available with the text, and therefore this should be explored in class in all its varieties. Studies of discourse and interaction, on the use of textual genres in school, especially of chronic and reading processes and interpretation of them corroborate our research. In a second step, we address the philosophical theories of Bergson; psychoanalytic theories of Freud; discursive theories of Possenti and cognitive theories of Salomão, as an explanation of the construction and understanding of humor and their significance mechanisms.Este trabalho tem como objetivo analisar, como proposta de ensino, o humor em crônicas, tomando como corpus especificamente as de Luis Fernando Verissimo. Pretende-se demonstrar que o gênero textual crônica humorística é relevante no ensino enquanto aproximação com a língua e serve também para o entendimento de fenômenos linguísticos, semânticos e pragmáticos como a polissemia, a ambiguidade, a ironia, a metáfora, a metonímia. Partimos da relevância de se trabalhar a leitura literária na escola, defendida pelos PCN, com o propósito de promover o letramento em todas as suas etapas. Acreditamos que esse trabalho só é possível com o texto, e, portanto, este deve ser explorado em sala de aula em todas suas variedades. Os estudos sobre discurso e interação, sobre o uso dos gêneros textuais na escola, especialmente das crônicas e dos processos de leitura e interpretação das mesmas, corroboram para a nossa pesquisa. Em um segundo momento, abordamos as teorias filosófica, de Bergson; psicanalítica, de Freud; discursiva, de Possenti e cognitiva, de Salomão, como explicação da construção e do entendimento do humor e seus mecanismos de significação.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:13:57Z No. of bitstreams: 1 Danielle Ferreira Martins Bastos_Dissertacao Biblioteca.pdf: 404155 bytes, checksum: 08f55b248f674d3fa95c6a59e5339128 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:13:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Danielle Ferreira Martins Bastos_Dissertacao Biblioteca.pdf: 404155 bytes, checksum: 08f55b248f674d3fa95c6a59e5339128 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasChronicHumorEducationCrônicaHumorEnsinoLíngua portuguesa Estudo e ensinoCrônicas brasileirasHumorismo na educaçãoLetramentoVeríssimo, Luís Fernando, 1936- - Estilo literárioAnálise do discurso literárioCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAO discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua PortuguesaThe humorous speech in chronic gender and its implications for the teaching of Portuguese Languageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDanielle Ferreira Martins Bastos_Dissertacao Biblioteca.pdfapplication/pdf404155http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6799/1/Danielle+Ferreira+Martins+Bastos_Dissertacao+Biblioteca.pdf08f55b248f674d3fa95c6a59e5339128MD511/67992024-02-27 16:16:05.488oai:www.bdtd.uerj.br:1/6799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The humorous speech in chronic gender and its implications for the teaching of Portuguese Language
title O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
spellingShingle O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
Bastos, Danielle Ferreira Martins
Chronic
Humor
Education
Crônica
Humor
Ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Crônicas brasileiras
Humorismo na educação
Letramento
Veríssimo, Luís Fernando, 1936- - Estilo literário
Análise do discurso literário
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
title_full O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
title_fullStr O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
title_full_unstemmed O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
title_sort O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa
author Bastos, Danielle Ferreira Martins
author_facet Bastos, Danielle Ferreira Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camara, Tania Maria Nunes de Lima
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0404290206593556
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Denise Salim
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700499P1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Cassano, Maria da Graça
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2737019361003880
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8660542420569221
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Danielle Ferreira Martins
contributor_str_mv Camara, Tania Maria Nunes de Lima
Santos, Denise Salim
Cassano, Maria da Graça
dc.subject.eng.fl_str_mv Chronic
Humor
Education
topic Chronic
Humor
Education
Crônica
Humor
Ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Crônicas brasileiras
Humorismo na educação
Letramento
Veríssimo, Luís Fernando, 1936- - Estilo literário
Análise do discurso literário
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Crônica
Humor
Ensino
Língua portuguesa Estudo e ensino
Crônicas brasileiras
Humorismo na educação
Letramento
Veríssimo, Luís Fernando, 1936- - Estilo literário
Análise do discurso literário
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This work aims to bring, as a teaching proposal, the humor in chronic, taking as corpus specifically those of Luis Fernando Verissimo. We intend to demonstrate that chronic humorous genre is important in education as approach to language and also serves for the understanding of linguistic phenomena, semantic and pragmatic as polysemy, ambiguity, irony, metaphor, metonymy. We start from the relevance of working the literary reading in school, supported by the PCN, in order to promote literacy in all its stages. We believe this work is made available with the text, and therefore this should be explored in class in all its varieties. Studies of discourse and interaction, on the use of textual genres in school, especially of chronic and reading processes and interpretation of them corroborate our research. In a second step, we address the philosophical theories of Bergson; psychoanalytic theories of Freud; discursive theories of Possenti and cognitive theories of Salomão, as an explanation of the construction and understanding of humor and their significance mechanisms.
publishDate 2015
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:13:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASTOS, Danielle Ferreira Martins. O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6799
identifier_str_mv BASTOS, Danielle Ferreira Martins. O discurso humorístico no gênero crônica e suas implicações no ensino de Língua Portuguesa. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6799/1/Danielle+Ferreira+Martins+Bastos_Dissertacao+Biblioteca.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 08f55b248f674d3fa95c6a59e5339128
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728623300771840