Antropofagia como visão de mundo: um convite à leitura de Oswald de Andrade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18623 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado em Literatura Brasileira tem por objetivo ampliar a reflexão sobre a obra de Oswald de Andrade. Escritor mais conhecido pela participação na Semana de Arte Moderna – nos salões do Teatro Municipal de São Paulo – do que pela escrita sobre o Mangue – região central do Rio de Janeiro e habitada por casas de prostituição, trabalhadores informais e candomblés até meados do século XX. Embora vários momentos da vida de Oswald de Andrade sejam mencionados, o foco principal é a década de 50, que marca não somente o falecimento do modernista, em 1954, mas também uma época de literatura combativa e de revisão dos ideais apresentados na Semana de Arte moderna. A publicação de A crise da filosofia messiânica (1950), de A marcha das utopias (1953) e a versão definitiva de O santeiro do Mangue: mistério gozozo em forma de ópera (1950) atesta a vitalidade de um Oswald de Andrade iracundo, que parece insistir na utopia e no contradiscurso, mesmo em um momento mais difícil, com muitas dívidas a pagar e com a saúde debilitada. Além disso, o Diário confessional (1948-1954) também é estudado como registro importante dessa mesma época. Tecendo relações entre o século XX e este nosso século XXI, esta dissertação prova que os ideais de Oswald de Andrade são ainda úteis para pensar os dilemas da sociedade brasileira e, por isso, fonte de inspiração para novos trabalhos artísticos, como feito pela cantora Elza Soares no disco A mulher do fim do mundo (2015a). Espera-se, dessa forma, propor uma leitura mais ampla da obra de Oswald de Andrade ao incluir, como prioridade, o gesto da devoração crítica – em uma dissertação que também pode ser lida como ensaio de novas abordagens ao Modernismo, porque não se limitou a um recorte específico, querendo comer tudo do que foi produzido por Oswald de Andrade, para extrair o sumo desse grande contestador da inteligência brasileira. |
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Antropofagia como visão de mundo: um convite à leitura de Oswald de AndradeAnthropophagy as a vision of the world: an invitation to reading Oswald de AndradeModernismAnthropophagyOswald de AndradeModernismoMangueAntropofagiaAndrade, Oswald de, 1890-1954 – Crítica e interpretaçãoModernismo (Literatura) – BrasilAntropofagia na literaturaRio de Janeiro (RJ) – História – Séc. XXLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRAEsta dissertação de mestrado em Literatura Brasileira tem por objetivo ampliar a reflexão sobre a obra de Oswald de Andrade. Escritor mais conhecido pela participação na Semana de Arte Moderna – nos salões do Teatro Municipal de São Paulo – do que pela escrita sobre o Mangue – região central do Rio de Janeiro e habitada por casas de prostituição, trabalhadores informais e candomblés até meados do século XX. Embora vários momentos da vida de Oswald de Andrade sejam mencionados, o foco principal é a década de 50, que marca não somente o falecimento do modernista, em 1954, mas também uma época de literatura combativa e de revisão dos ideais apresentados na Semana de Arte moderna. A publicação de A crise da filosofia messiânica (1950), de A marcha das utopias (1953) e a versão definitiva de O santeiro do Mangue: mistério gozozo em forma de ópera (1950) atesta a vitalidade de um Oswald de Andrade iracundo, que parece insistir na utopia e no contradiscurso, mesmo em um momento mais difícil, com muitas dívidas a pagar e com a saúde debilitada. Além disso, o Diário confessional (1948-1954) também é estudado como registro importante dessa mesma época. Tecendo relações entre o século XX e este nosso século XXI, esta dissertação prova que os ideais de Oswald de Andrade são ainda úteis para pensar os dilemas da sociedade brasileira e, por isso, fonte de inspiração para novos trabalhos artísticos, como feito pela cantora Elza Soares no disco A mulher do fim do mundo (2015a). Espera-se, dessa forma, propor uma leitura mais ampla da obra de Oswald de Andrade ao incluir, como prioridade, o gesto da devoração crítica – em uma dissertação que também pode ser lida como ensaio de novas abordagens ao Modernismo, porque não se limitou a um recorte específico, querendo comer tudo do que foi produzido por Oswald de Andrade, para extrair o sumo desse grande contestador da inteligência brasileira.This master's thesis in Brazilian Literature aims to expand the reflection on the work of Oswald de Andrade. The writer is best known for his participation in Modern Art Week - in the halls of the Municipal Theater of São Paulo - than by his writings about the Mangue - central region of Rio de Janeiro and inhabited by houses of prostitution, informal workers, and candomblés until the middle of the 20th century. Although many moments of Oswald de Andrade's life are mentioned, the main focus is on the 50s, which denotes not only the death of the modernist, in 1954, but also an era of combative literature and the review of the ideals presented in the Modern Art Week. The publishing of A crise da filosofia messiânica (1950), A marcha das utopias (1953) and the definite version of O santeiro do Mangue: mistério gozozo em forma de ópera (1950) attests the vitality of an irate Oswald de Andrade, who seems to insist on utopia and counter-discourse, even in a more difficult time, with many debts to pay and with poor health. Furthermore, Diário confessional (1948 - 1954) is also studied as an important record from the same time. Weaving relations between the 20th century and our 21st century, this thesis proves that the ideals of Oswald de Andrade are still useful for thinking about the dilemmas of Brazilian society and, therefore, a source of inspiration for new artistic works, such as made by the singer Elza Soares on the album A mulher do fim do mundo (2015). It’s expected, this way, to propose a broader reading of Oswald de Andrade’s work including, as a priority, the gesture of critical devouring - in a thesis that can also be read as a rehearsal of new approaches to Modernism, because it didn’t limit itself to a specific cutting, wanting to eat everything that was produced by Oswald de Andrade, to extract the juice of this great contester of Brazilian intelligence.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em LetrasOliveira, Leonardo Davino dehttp://lattes.cnpq.br/3969213056258409Menezes, Roniere Silvahttp://lattes.cnpq.br/6078711231130970Dealtry, Giovanna Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/1611896271589422Paula, Pablo Miranda de2022-11-08T16:24:15Z2022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Pablo Miranda de. Antropofagia como visão de mundo: um convite à leitura de Oswald de Andrade. 2022. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:15:50Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/18623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:15:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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