A UERJ e as Políticas Afirmativas de Reserva de vagas: democratização e Acesso ao Ensino Superior (2002-2013)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gabriel Pinheiro de Siqueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14982
Resumo: A presente dissertação trata da experiência de Políticas Afirmativas, leia-se reserva de vagas, democratização e acesso ao ensino superior (2002 2013), observando o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este trabalho propõe investigar as Políticas Afirmativas e suas aplicações na UERJ, assim como os caminhos e as modalidades deste sistema, relacionando à temática racial, uma vez que tais políticas surgem com este viés. A pesquisa observa ainda tais medidas de ação afirmativa, enquanto políticas públicas compensatórias na esfera do Estado. Alguns eixos da discussão se apresentam em um histórico das políticas afirmativas, correlacionadas a temática racial brasileira e breve abordagem sobre os censos nacionais; análise das transformações e disputa pelas políticas públicas de educação no âmbito do Estado; por fim, uma observação mais profunda sobre os dados, legislação, pesquisas e avaliações do sistema de cotas, teses e dissertações produzidas por especialistas e por órgãos do Estado e da Universidade
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spelling A UERJ e as Políticas Afirmativas de Reserva de vagas: democratização e Acesso ao Ensino Superior (2002-2013)The UERJ and the Affirmative Reservation Policies for vacancies: democratization and Access to Higher Education (2002-2013).EducationRaceUERJAffirmative PoliciesEducaçãoRaçaPolíticas AfirmativasEducação e Estado Rio de JaneiroEnsino Superior Rio de JaneiroProgramas de ação afirmativa Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação trata da experiência de Políticas Afirmativas, leia-se reserva de vagas, democratização e acesso ao ensino superior (2002 2013), observando o caso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este trabalho propõe investigar as Políticas Afirmativas e suas aplicações na UERJ, assim como os caminhos e as modalidades deste sistema, relacionando à temática racial, uma vez que tais políticas surgem com este viés. A pesquisa observa ainda tais medidas de ação afirmativa, enquanto políticas públicas compensatórias na esfera do Estado. Alguns eixos da discussão se apresentam em um histórico das políticas afirmativas, correlacionadas a temática racial brasileira e breve abordagem sobre os censos nacionais; análise das transformações e disputa pelas políticas públicas de educação no âmbito do Estado; por fim, uma observação mais profunda sobre os dados, legislação, pesquisas e avaliações do sistema de cotas, teses e dissertações produzidas por especialistas e por órgãos do Estado e da UniversidadeThe present dissertation deals about the experience of Affirmative Policies, also know reservation of vacancies, democratization and access to higher education (2002 - 2013), observing the case of the Rio de Janeiro State University (UERJ). This work proposes to investigate the Affirmative Policies and their applications in UERJ, as well as the ways and the modalities of this system about the racial theme. The research also observes such measures of affirmative action as compensatory public policies in the State sphere. Some axes of the discussion are presented in the affirmative policies history, correlated with Brazilian racial themes and a brief approach on national censuses; analysis of the transformations and dispute for the public policies of education in the scope of the State; and finally, a deeper observation on the data, legislation, researches and assessments of the Brazilian Affirmative Policies, theses and dissertations produced by university specialists and state institutionsFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e HumanidadesBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação HumanaGama, Zacarias JaeggerCPF:34411240734http://lattes.cnpq.br/4100298243027510Frigotto, GaudêncioCPF:12635707049http://lattes.cnpq.br/4535332644982596Lázaro, André Luiz de FigueiredoCPF:37017306791http://lattes.cnpq.br/9067618030141723Souza, Rolf deCPF:77163096787http://lattes.cnpq.br/5069453745181745Gomes, Gabriel Pinheiro de Siqueira2021-01-07T18:18:36Z2018-09-212017-01-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Gabriel Pinheiro de Siqueira. A UERJ e as Políticas Afirmativas de Reserva de vagas: democratização e Acesso ao Ensino Superior (2002-2013). 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14982porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2023-03-09T17:05:58Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/14982Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032023-03-09T17:05:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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